Voluntariado

share on:

05/12/2017 – FIQUE POR DENTRO

Uma pesquisa divulgada recentemente pela Fundação Itaú Social aponta que, embora apenas 11% da população brasileira seja de voluntários atuantes, quase 60% está disposta a atuar como voluntária.

Por que tanta gente está disposta, mas não coloca a mão na massa? O estudo, feito pelo Instituto Datafolha com mais de DOIS mil brasileiros de 135 municípios, tem a resposta: 40% alegam falta de tempo e 30% alegam simplesmente nunca terem sido convidados.

Vale ressaltar que a pesquisa fala de atividade formal não remunerada; ali não estão sendo consideradas atividades que fazemos pelos outros em nosso dia-a-dia, como cuidar dos filhos de um parente que precisou sair, fazer um mutirão para ajudar na pintura da casa de um amigo e outras atividades pelo bem do próximo, mas que não consideramos como voluntariado formal.


Entrevista com o pastor Vilson Machado. Ele fala sobre o voluntariado. Confira:

 


China cria primeiro parque temático de realidade virtual

A China criou seu primeiro parque temático de realidade virtual, aproveitando a moda e a demanda. O parque de 143 hectares, localizado nas proximidades de Guiyang, capital da província de Guishou, uma das mais pobres do país.

Ao todo serão 35 atrações de realidade virtual, como: jogos de mira, montanhas-russas e passeios com alienígenas.

A demanda por entretenimento virtual deve levar o mercado de realidade virtual a crescer 10 vezes no país e atingir quase 8 bilhões de dólares até 2020.


Casa da Moeda

A Casa da Moeda é responsável por produzir o meio circulante brasileiro, ou seja, a soma de moedas e cédulas em circulação no país. Mas não é só isso!

Ela fabrica também outros produtos, como medalhas, por exemplo: das Olimpíadas no Rio de Janeiro, selos fiscais, selos postais, certidões, comendas, distintivos, diplomas e certificados. Sabe os passaportes? Pois é, eles também. Toda produção fundamenta-se no ideal de garantir a máxima segurança contra a falsificação.

Com relação aos passaportes, por exemplo, a Casa da Moeda tem capacidade de produzir 13 mil unidades por dia, em um processo que envolve mais de 60 funcionários. A Casa da Moeda produz o passaporte, mas a matéria-prima utilizada, como o papel, é fabricada por empresas especialistas em documentos de segurança.


Dez Voluntários

Em certo conflito um general deteve-se diante de uma companhia de fuzileiros, e exclamou:

– Desejo que se apresentem dez homens para o desempenho de uma missão perigosa, mas muito necessária para a paz, cujo cumprimento, aliás, poderá custar as suas vidas. Espero que os voluntários deem um passo à frente!”

Não somente os dez soldados, mas os cem integrantes da companhia deram, simultaneamente, um passo à frente, em resposta ao apelo de seu comandante.

Quantos cristãos nos dias atuais se apresentariam, sem restrições, para servir ao seu Senhor, como Josué e Calebe e os soldados deste pelotão?

“Servireis ao Senhor vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e tirará do vosso meio as enfermidades”. Êxodo 23.25