Vitiligo e psoríase

share on:

13/11/2017 – FIQUE POR DENTRO

Apesar de décadas de negligência e pouca pesquisa sobre tratamentos de doenças de pele como vitiligo e psoríase, as perspectivas dessa área vêm melhorando nos últimos anos, com o desenvolvimento de medicamentos que atacam diretamente os fatores que desencadeiam as doenças e provocam menos efeitos colaterais.

A psoríase é uma doença crônica inflamatória dermatológica e não contagiosa. Vitiligo, doença autoimune, causa manchas de despigmentação na pele.

Os tratamentos atuais, com medicamentos biológicos têm levado em conta novas descobertas sobre os genes e mutações que estão no cerne da doença, e atacam áreas específicas que causam as enfermidades.


Entrevista com a dermatologista, Kaliandra Cainelli. Ela fala sobre psoríase. Confira:

 


Fatecs abrem inscrição para o vestibular nas regiões de Sorocaba e Jundiaí

As inscrições para o processo seletivo das Faculdades de Tecnologia, as Fatecs na região de Sorocaba e Jundiaí começaram na semana passada. O cadastro deve ser feito exclusivamente pelo site até 7 de dezembro. A prova para a seleção dos alunos será no dia 14 de janeiro.

Neste ano, o vestibular oferece mais de 14 mil vagas, distribuídas em 63 cursos gratuitos de graduação tecnológica em todo o estado. Para concorrer a uma das vagas é necessário preencher a ficha de inscrição e o questionário socioeconômico, imprimir o boleto e pagar a taxa de inscrição.

No momento da inscrição, o candidato pode escolher os cursos de primeira e segunda opção. Todos os interessados devem ter concluído ou estarem cursando o Ensino Médio, o que deve ser comprovado com a apresentação de documentos.


Descomplicando a Vida

“A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices.” Salmo 19.7.

A igreja primitiva começou com padrão de vida simples conforme Atos 2.42 a 47 e Atos 4.32 a 37. Muitos tentaram imitar, mas não conseguiram. Por quê? A tecnologia nos abençoou com muitos recursos para economizarmos tempo. Porém, não tornou nossa vida mais simples, talvez tenha até complicado.

Agora passamos nosso tempo fazendo mais coisas para não fazermos outras. O forno micro-ondas e a cafeteira elétrica são exemplos. Obtemos resultados com muita rapidez, economizamos tempo para gastá-lo em outras coisas, no caminho para o trabalho, por exemplo.

Richard Foster disse que “simplicidade é liberdade, duplicidade é servidão.” Por que trabalhamos tanto? Por que temos tantas contas para pagar? Por que a vida é tão complicada?

Em julho de 1974, dois mil cristãos de 151 nações se reuniram em Lausanne, na Suíça, no Congresso Internacional sobre Evangelismo Mundial. Eles assinaram um pacto que incluía um chamado à simplificação das nossas vidas. Um compromisso de uma vida mais simples de modo a contribuir com mais generosidade para as operações e organizações de ajuda e de evangelização em todo o mundo. Em uma das reuniões, na discussão do assunto, Ronald J. Sider autor de “Cristãos ricos em tempo de fome”, como orador, não conseguiu conter as lágrimas em sua fala. Sua manifestação em tom de culpa e cheia de emoções deixou impressões profundas. Ele falava de exageros dos países ricos: casas, veículos, férias, tecnologias, sofisticações da vida moderna…

Para termos ideia, um por cento da população mundial detém oitenta por cento do dinheiro do mundo. Um irmão participante da reunião, morador na Índia, (país hoje com mais de um bilhão de habitantes – a maioria sem casa e sem comida, achou estranha a melancolia e sugeriu: “Se vocês se sentem culpados por terem dinheiro demais, podem nos dar, nós não temos este problema. Faremos bom uso dele”.

Ficou claro que ter ou não ter dinheiro não é a questão. O estilo de vida simples tem a ver como você o gasta. Nota-se aí que viver de modo simples tem significados diferentes para cada pessoa.

Um estilo de vida simples não pode ser assinado com o mesmo compromisso por pessoas, países e culturas diferentes. Pergunta-se: O que é uma vida simples? Simples significa singular, na biologia dizemos que um organismo é simples quando tem apenas uma célula e complexo quando tem muitas células. Simplicidade é unicidade, isto é, ter somente um propósito ou ter o coração e a mente voltados para apenas um objetivo.
Jesus disse: “Se os teus olhos forem bons (simples no grego), todo o teu corpo será luminoso;” Disse também: “Ninguém pode servir a dois senhores;…”

Se os olhos veem com clareza e fidelidade a Cristo, o coração terá uma lealdade definida, bem nítida. Bom cidadão na terra, bom cidadão no céu.
A opção pela simplicidade é simplificar as prioridades. Ser simples significa ser sincero. Simplicidade significa não ter nenhuma segunda intenção, nenhum objetivo oculto. Ser simples significa ser generoso. ”o que contribui, contribua com liberalidade;…”Aquele que distribui seus bens, que o faça com simplicidade. Romanos 12.8.

O estilo de vida simples começa com o nosso relacionamento com Deus, lealdade única, que vai resultar em nossos relacionamentos com pessoas e termina com o relacionamento com nossas posses. Não somos donos, somos administradores, somos mordomos. “O Senhor guarda os simples…” Salmo 116.6.

Pr Paulo Cirelli