Dia Mundial do Braille

share on:

04/01/2018 – FIQUE POR DENTRO

Os pontos em relevo, atualmente tão comuns em embalagens de medicamentos, cosméticos e alimentos, em cartões de visita e em cardápios, representam uma das grandes invenções humanas, o sistema braile.

O sistema braile foi criado em 1825 pelo jovem francês Louis Braille, nascido em 4 de janeiro de 1809. É um código universal que permite às pessoas cegas beneficiar-se da escrita e da leitura, dando-lhes acesso ao conhecimento, favorecendo sua inclusão na sociedade e o pleno exercício da cidadania.

O jovem cego José Álvares de Azevedo, nascido em 8 de abril de 1834, trouxe o sistema para o Brasil, primeiro país da América Latina a adotá-lo, em 1850.

Para conhecer mais do sistema braile acesse: WWW.ADEVA.ORG.BR.


Entrevista com a coordenadora de revisão braille da Fundação Dorina, Regina Oliveira. Ela fala sobre o sistema Braille. Confira:

 


Descobertas científicas que deram o que falar em 2017

Nesse começo de ano vale relembrar alguns acontecimentos científicos que marcaram 2017 seja por sua relevância, seja pelas reações controversas que provocaram no meio acadêmico.

Dentre as descobertas que mais deram o que falar este ano estão “erros” aleatórios no DNA que são responsáveis por DOIS TERÇOS dos casos de câncer, a detecção de ondas gravitacionais a partir de estrelas de nêutron, novas aplicações de técnicas de edição genética, um novo continente e até um sistema planetário com três planetas potencialmente habitáveis.

Além disso, 2017 marcou o fim da missão Cassini, uma das mais importantes das últimas décadas, que ajudou a explorar Saturno, suas luas e seus anéis.


Vida dura

Imagine por um momento que um ente muito querido está prestes a enfrentar uma difícil cirurgia ou esteja numa condição de vida ou de morte terrível. Imagine que um incêndio devastador esteja destruindo a sua casa e solapando todos os seus bens.

Se neste momento você disser: “A vida é muito dura” certamente que encontraria justificativa para tal afirmação.

Quantas vezes você se vê afirmando “a vida é dura” mesmo quando as coisas não vão necessariamente da maneira que planejou ou dentro de um dia difícil? Quando está exausto ou diante de algo menor?

A realidade é que apesar de parecer mesmo que a vida é muito dura, o fato é que existem pessoas maravilhosas na sua vida que jamais deveriam ser ignoradas e esquecidas em tempos de estresse emocional.

Hoje, ao invés de sentir-se desencorajado em função de como vai sua vida, tome a decisão de dizer a si mesmo: “Não importa quão ruim estejam as circunstâncias ao meu redor, eu vou manter uma atitude de fé em relação a minha vida.”

Deus usou o profeta Habacuque maravilhosamente: “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação”. Habacuque, capítulo TRÊS, versos 17 e 18.