Vacinação

share on:

16/08/2017 – FIQUE POR DENTRO

O Brasil é referência mundial quando o assunto é vacinação. As vacinas permitem o controle de inúmeras doenças infecciosas que, tempos atrás, mataram milhões de pessoas em todo o mundo.

O Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, foi criado em 1973, para organizar a política de vacinação e promover o controle das doenças preveníveis por imunização.

No país, a febre amarela urbana, a varíola e a poliomielite, por exemplo, foram erradicadas por meio da vacinação.


Com a presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Isabella Ballalai. Ela fala sobre vacinação. Confira:

 


Série Reforma Política – Sistema Proporcional

O Sistema Eleitoral Brasileiro é a designação do conjunto de sistemas eleitorais utilizados no país para eleger representantes e governantes. O atual sistema é definido pela Constituição de 1988 e pelo Código Eleitoral, além de ser regulado pelo Tribunal Superior Eleitoral no que lhe for delegado pela lei.

Hoje em dia o Sistema Proporcional é o previsto na Constituição e é o que está em vigência no país. Deputados federais, estaduais e vereadores são eleitos no modelo proporcional com a lista aberta.

São somados os votos válidos nos candidatos e nos partidos ou coligações, o total é dividido pelo número de vagas em disputa para o deputado federal e estadual em cada estado, ou para o vereador em cada município. O resultado da divisão é o chamado quociente eleitoral, que determinará o número de votos necessários para eleger cada parlamentar.

Exame de sangue poderá detectar metástase do câncer de mama

A possibilidade de um simples exame de sangue é capaz de identificar em pacientes com câncer de mama o maior risco de desenvolver metástases cerebrais. Pesquisadores de um hospital norte americano conseguiram identificar células tumorais circulantes, uma espécie de ‘assinatura genética’ das células tumorais, especifica em pacientes portadoras de câncer de mama com metástase no cérebro.

Segundo os autores, estudos clínicos anteriores mostraram que entre 20% e 40% das pacientes com câncer de mama desenvolverão metástases cerebrais ao longo da vida. O problema é que, atualmente, o exame mais aceito no diagnóstico da metástase cerebral é a ressonância magnética, que por sua vez, só identifica a massa metastática quando o tumor já está em um estado tratável.

No entanto, o novo exame seria capaz de identificar ‘micro metástases’ de um tumor de mama que ainda não estão visíveis em exames de imagem. Ainda de acordo com o estudo, o teste seria capaz de monitorar em tempo real a progressão da doença e sua resposta ao tratamento.

Nosso repouso está em Deus

No ano 354 nascia Aurélio Agostinho, que teve uma grande influência na igreja. Seus pais eram muito ricos e nada deixavam faltar nada.

Ao crescer, o jovem se orientou mais pelo exemplo pagão do pai do que pelo exemplo cristão da mãe. Teve vida agitada. Experimentou de tudo o que o mundo podia oferecer de curioso, belo, atraente e prazeroso: luxo, festas, vida noturna, viagens, comidas finas, bebidas caras, filosofias e superstições.

Tudo ele queria conhecer e aproveitar.
Foi no ano de 387, quando tinha 33 anos, que tudo mudou em sua vida: resolveu dar tudo que possuía aos pobres, pediu para ser batizado, tornou-se sacerdote e, mais tarde, líder da igreja.

Como pode acontecer uma mudança tão radical?

Talvez uma frase do próprio Agostinho, que ele pronunciou depois da grande mudança, nos dê a resposta: “ Meu coração, Senhor, está inquieto, até encontrar repouso em ti”.

O jovem que antes procurara encher a sua vida de todos os prazeres que o mundo pode oferecer, que procurara construir sua vida em cima de toda sorte de superstições, filosofias e crendices, percebia que, na verdade, a sua vida continuava vazia e sem fundamento sólido.

O seu íntimo gritava sempre, agitado e inquieto, por um conteúdo maior, por uma base mais firme.

Percebeu que se agarrara desesperadamente a qualquer coisa sem valor e de falso conteúdo e por isso clamou mais uma vez: “ Meu coração, Senhor, está inquieto, até encontrar repouso em Ti.”

“Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará.” Salmo 37.4e5