Vacinação

share on:

28/06/2018

Os municípios que ainda tiverem vacinas contra a gripe disponíveis podem estender a vacinação também a crianças de cinco a nove anos e adultos de 50 a 59 anos. A orientação do Ministério da Saúde ocorre após o término da Campanha Nacional de Vacinação para públicos prioritários, que teve início em 23 de abril. Até a semana passada, 83% do público-alvo havia se vacinado nos postos de saúde do país. O governo reforça a importância da proteção com a chegada do inverno, período de maior circulação dos vírus da gripe.

A escolha dos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe segue recomendação da Organização Mundial de Saúde. Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Até a última quinta-feira, dia 21 de junho, o grupo das crianças de seis meses a cinco anos registrava a menor cobertura vacinal, com 67%. As gestantes tiveram cobertura de 71%. Já o público com maior cobertura da vacina contra a gripe é o de professores, com 98%, seguido pelas puérperas (96,2%), idosos (91%) e indígenas (90,5%). Entre os trabalhadores de saúde, a cobertura de vacinação está em 88,6%.

Fontes: http://portalms.saude.gov.br

 

Entrevista com o infectologista Renato Kfouri. Ele é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, a SBIm. Confira:

O enigma da lâmpada que funciona desde 1901

Ela é uma lâmpada tão famosa que tem a própria página na internet, um perfil no Facebook e até uma câmera exclusiva que a filma dia e noite. É a Lâmpada Centenária, que, segundo o Livro Guinness dos Recórdes, é o foco de luz elétrica que há mais tempo está aceso em toda a história.

A lâmpada fica em uma unidade dos bombeiros na cidade de Livermore, na Califórnia, nos Estados Unidos. Ainda no século passado, em 1901, os bombeiros queriam manter iluminados seus alojamentos dia e noite para poderem responder com prontidão quando necessário. Decidiram, então, instalar uma lâmpada. Ela foi doada por um empresário local e fabricada à mão por uma empresa pioneira no setor.

Décadas se passaram e, exceto breves cortes de energia e duas mudanças, a lâmpada continuou iluminando o ambiente. Em 2001, quando completou um século, ganhou oficialmente o título de Lâmpada Centenária. E, no dia 18 de junho deste ano, completou 117 anos com mais de 1 milhão de horas de uso. E continua funcionando.
A lâmpada mede oito centímetros e tem uma forma mais arredondada que as modernas. Acredita-se que, originalmente, era uma lâmpada de 30 watts. Com o tempo, contudo, enfraqueceu. Atualmente emite uma luz tênue, de aproximadamente 4 watts. Esse pode ser um dos segredos que ainda a fazem brilhar.

Fonte: UOL

 

Seus Cuidados

Será que temos que lidar com aflições, tribulações e tentações da vida sozinhos, ou Deus está conosco? Jesus Cristo nos disse o que devemos fazer sobre a preocupação.

A Bíblia nos ensina a lançar sobre Cristo nossas preocupações do passado, presente e futuro. Nossa culpa do passado, nosso presente ansioso e o futuro desconhecido devem ser lançados sobre Cristo. Todo peso e toda ansiedade estão nessas três palavras: passado, presente e futuro.

Para a culpa do passado, Deus disse: “Eu te remi”; “Com amor eterno te amei”; “O sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado”.

Para o presente Cristo diz: “Estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos”. Se aquele que carrega o fardo está conosco, então, por que devemos estar oprimidos por nossos fardos?

‘Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã…’ é o que é dito sobre o futuro: O tédio, a inquietação e a ansiedade se perdem na surpreendente maravilha de sua graça. ‘Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos? Buscai primeiro o reino de Deus.