Tabaco

share on:

04/09/2018 – FIQUE POR DENTRO

O tabaco mata 3 milhões de pessoas todos os anos só por doença cardiovascular. É o que alerta a Organização Mundial da Saúde. As doenças cardiovasculares incluem uma série de condições associadas à circulação do sangue e não só aquelas que afetam diretamente o coração. Eventos como o Acidente Vascular Cerebral (o derrame) estão nesse grupo.

A OMS lembra também que o uso do tabaco diminuiu de forma significativa nos últimos anos, principalmente após a adoção de leis antifumo: 27% da população mundial fumava em 2000, número que caiu para 20% em 2016. Essa queda deve ser analisada com cuidado, diz a entidade, porque há vários fatores a serem considerados quando se sai do panorama global: um deles é que o número de fumantes cresce em países de baixa renda.

Outro ponto é que o número de tabagistas permanece igual, apesar das menores taxas de prevalência. Eram 1 bilhão e 100 milhões de fumantes em 2000, quantidade que se mantém nos dias atuais. A OMS explica esse dado pelo crescimento populacional.

O relatório aponta que o tabaco contribui para muitas mortes — 7 milhões anuais por variadas causas — sendo o principal fator de risco para doenças cardiovasculares. O alerta da OMS destaca ainda que as evidências apontam para uma séria falta de conhecimento dos múltiplos riscos à saúde associados ao tabaco. A maioria das pessoas lembra apenas o câncer de pulmão. Na China, mais de 60% da população não sabe que fumar pode causar infartos. Na Índia e na Indonésia, mais da metade dos adultos desconhece o fato de que fumar pode causar AVC.

Países-membros da OMS têm o compromisso de redução de 30% do consumo de tabaco até 2025 em pessoas com 15 anos ou mais. A entidade afirma, contudo, que apenas um em cada oito membros atingirá a meta de redução. Em todo o mundo, 24 milhões de crianças entre 13 e 15 anos fumam cigarros. Cerca de 4% usam produtos de tabaco sem fumaça, como o cigarro eletrônico e narguilé.

Fonte:G1


Entrevista com o médico Clóvis Eduardo Santos Galvão. Ele é membro do Departamento Científico de Alérgenos da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia:


Isenção da taxa de inscrição do Enem 2018 já pode ser solicitada

Os candidatos que têm direito à isenção na taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio 2018 já podem fazer o pedido. O processo deve ser realizado pelo site www.enem.inep.gov.br.

O prazo vai até o dia ONZE de abril e as provas serão aplicadas nos dias QUATRO e ONZE de novembro. Vale lembrar que, neste ano, os inscritos no ENEM para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja 2017 que atingiram a nota mínima para a certificação também vão poder pedir o benefício.

Além desse público, a gratuidade valerá para outros TRÊS tipos de candidatos: estudantes que estão cursando a última série do Ensino Médio, em 2018, em escola da rede pública; concorrentes que cursaram todo o ensino médio em escola da rede privada, mas como bolsista e interessados em situação de vulnerabilidade socioeconômica.


Árvore da Vida

Esta é uma história de um homem que contratou um carpinteiro para ajudá-lo a arrumar algumas coisas em sua fazenda. O primeiro dia do carpinteiro foi bem difícil. O pneu de seu carro furou e ele deixou de ganhar uma hora de trabalho. A sua serra quebrou, ele cortou o dedo, e finalmente, seu carro não funcionou no final do dia, na hora que iria embora.

O homem que contratou o carpinteiro ofereceu-lhe uma carona para casa e durante o caminho o carpinteiro não falou nada. Quando chegaram a sua casa, o carpinteiro convidou o homem para entrar e conhecer a sua família. Quando os dois homens se encaminhavam para a porta da frente, o carpinteiro parou junto a uma pequena árvore e gentilmente tocou as pontas dos galhos com suas mãos. Depois de abrir a porta de casa, o carpinteiro transformou-se! Os traços tensos de seu rosto transformaram-se em um grande sorriso. Ele abraçou seus filhos e beijou sua esposa afetuosamente. Um pouco mais tarde o carpinteiro acompanhou sua visita até o carro. Assim que eles passaram pela árvore o homem perguntou por que ele havia tocado na planta antes de entrar em casa.

“Ah”, respondeu o carpinteiro, “esta é minha árvore dos problemas. Como eu sei que não posso evitar ter problemas no meu trabalho e, também sei, que não posso trazê-los para meus filhos e esposa, então eu resolvi que toda a noite eu deixaria os meus problemas nesta árvore e os pegaria na manhã seguinte.” “E funcionou?”, perguntou o homem já chegando no seu carro. “Sim, melhor do que eu esperava. Todas as manhãs quando eu volto para pegar meus problemas, eles não são nem metade do que eu me lembro de ter deixado na noite anterior…”

Nós temos algo melhor do que uma simples árvore. É verdade que todas as noites, quando chegamos à em casa e encontramos a nossa família, estamos exatamente como o carpinteiro, totalmente exaustos devido aos embates do dia. No momento em que nos ajoelhamos e clamamos com fé e sinceridade, o Senhor Jesus toma sobre si todo o fardo que esta em nós.

Jesus é a árvore da vida, onde podemos depositar todos os nossos problemas, angústias, sofrimentos … é só tocar !!!

Lembre-se que … “o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” Salmos 30.5