Sotaque

share on:

26/04/2018

Eu não tenho sotaque! Quem nunca disse essa frase ao ser questionado sobre seu jeito de falar, normalmente por pessoas de outras regiões do Brasil? Nós não conseguimos identificar nosso sotaque da mesma forma como o notamos em pessoas de outros Estados. Mas que nós também temos, ah isso temos!

Para descobrir as origens de um determinado sotaque é preciso estudar tanto a história da população nativa da região, quanto das pessoas que migraram para lá. Isso ajuda a entender por que, no Brasil, encontram-se tantas formas diferentes de falar o mesmo idioma.

O fato é que o Brasil é um país rico em sotaques, cada qual com sua história, identidade e cultura bem peculiar. Os paulistas com seu tom anasalado, o jeito malandro de falar do carioca, a calma na voz dos goianos, a fala arretada dos nordestinos e as expressões quase cantadas do povo do Sul.

 

Entrevista com a doutora em linguística Ediene Pena Ferreira. Ela fala sobre sotaques. Confira:

 

Transplante de células-tronco é eficiente contra diabete tipo 1

Um estudo relacionado ao transplante de células-tronco para o tratamento de diabete tipo 1 mostra melhora da qualidade de vida dos pacientes, deixando boa parte deles livres de insulina.

O trabalho também aponta redução do risco de sequelas quando comparados com pacientes submetidos ao tratamento tradicional.

Os dados pertencem a uma pesquisa realizada por especialistas do Centro de Terapia Celular e a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, Universidade Federal do Ceará e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

A diabete tipo 1 é uma doença autoimune que acomete mais comumente crianças e adolescentes. Os pacientes precisam de várias injeções diárias de insulina para sobreviver, com medição de glicose.

A Federação Internacional de Diabete aponta que o Brasil é o terceiro colocado no mundo em número de pessoas com diabete tipo 1, cerca de 100 mil crianças e adolescentes.

Segundo o médico endocrinologista Carlos Eduardo Barra Couri, o transplante de células-tronco para a diabete tipo 1 possibilita um reset imunológico. Após o procedimento, o sistema imunológico para de agredir as células produtoras de insulina localizadas no pâncreas.

Os pesquisadores seguem recrutando pacientes para pesquisas com células-tronco na área. Os critérios iniciais de inclusão são idade entre 18 e 35 anos e ter diabete tipo 1 há menos de 6 semanas.

Os interessados devem entrar em contato com Carlos Eduardo Barra Couri pelo e-mail: ce.couri@yahoo.com.br ou pelo site http://transplantardai.com.br

Fontes: https://jornal.usp.br

 

A natureza fala

Para falar, a natureza não utiliza nossos idiomas humanos, mas expressando-se de maneira clara. A Palavra declara: “Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos” (Salmos 19.1)

O apóstolo Paulo diz que “…o que de Deus se pode conhecer é manifesto… pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina tem sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas”. Romanos 1.19 e 20

Portanto a natureza fala, dando testemunho de que foi criada para a glória de Deus, e é tão eloqüente que o apóstolo diz que os homens são indesculpáveis, pois a existência de Deus se comprova por suas obras.

Por outro lado, temos visto furacões em quantidade e gravidade incomuns, terremotos, maremotos, estiagens e inundações. O apóstolo Paulo coloca mais uma vez a expressão da natureza, agora num contexto diferente: A natureza criada aguarda, com grande expectativa…toda a natureza criada geme até agora… Romanos 8.19-22

Ao ser criado, o homem recebeu a missão de zelar pela Terra. Decidiu, no entanto, voltar às costas ao Criador e construir a civilização à completa revelia dele. Em vez de cuidar, passou a explorar irresponsavelmente. Tudo tem deteriorado rapidamente. A Bíblia deixa claro que a grande causa deste desastre ecológico não é outra coisa senão o pecado!

Uma pessoa cuja relação com Deus foi restabelecida, e a isto chamamos de salvação deve viver de maneira digna de uma vida de comunhão como Criador; isto inclui zelar pela Terra e seus semelhantes.

Um cristão é, portanto, uma pessoa responsável em relação ao seu ambiente que necessariamente inclui pessoas!