Sono

share on:

14/05/2018

O sono é um período de repouso que temos, geralmente em intervalos diários, com mais ou menos 7 horas de duração. Quando o cansaço mental é muito, as concentrações de cortisona diminuem e as de melatonina aumentam, provocando a vontade de dormir. Nesse momento, o organismo começa a reorganizar seus sistemas para uma nova jornada de atividades. A imunidade é reforçada, células são renovadas, radicais livres são neutralizados, e a memória é consolidada.

Logo quando dormimos, passamos por um processo de profundo relaxamento. A respiração fica mais profunda e nossos ritmos cardíacos diminuem, juntamente com a temperatura. Meia hora após seu início, em uma fase denominada sono delta, o hormônio de crescimento é ativado. Esse, cuja produção ocorre predominantemente durante o sono, além de propiciar o crescimento, auxilia no vigor físico e previne a osteoporose e a flacidez muscular.

Nesta fase há, também, a liberação de cortisol, permitindo que tenhamos um sono profundo: é a fase REM, considerada a mais importante do nosso período de repouso. Ela é responsável por 20% das horas dormidas. Na fase REM, nossos olhos se movimentam de forma rápida, o relaxamento muscular atinge pico máximo, a temperatura e as frequências respiratórias e do coração aumentam de novo.

Nosso cerebelo e regiões frontais desempenham ativamente suas atividades, renovando nossa coordenação motora e capacidade de planejar e executar tarefas. É durante esse momento que sonhamos, e o que aprendemos durante o dia é processado e armazenado. Assim, nosso humor, criatividade, atenção, memória e equilíbrio estão intimamente ligados a essa fase. Mas, quando não dormimos, nossa memória fica falha, ficamos irritadiços e sentimos cansaço, dor de cabeça e indisposição.

Fonte: brasilescola.uol.com.br

 

Entrevista com o doutor Flávio Magalhães, pneumologista e especialista em sono. Confira:

 

Prazo de renovação do Fies é adiado para 25 de maio

O prazo para renovação do contrato do Fundo de Financiamento Estudantil do primeiro semestre deste ano foi adiado mais uma vez e se encerra no dia 25 de maio. Os contratos do Fies precisam ser aditados todo semestre.

O pedido é feito inicialmente pelas instituições de ensino e depois as informações devem ser validadas pelos estudantes pela internet no Sistema Informatizado do Fundo de Financiamento Estudantil, o SisFies. Neste semestre, mais de 1 milhão de contratos devem ser renovados.

No caso das renovações que tenham alguma alteração nas cláusulas do contrato, o estudante precisa levar a nova documentação ao agente financeiro – Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.

Fonte: Agência Brasil

 

Sonhando e Crendo!

Visão é o espetacular que nos inspira a seguir em frente na rotina da vida. Tudo – mas absolutamente tudo – começa no coração e mente de alguém. Toda grande e nobre realização, um dia, teve início na mente de uma pessoa. Essa pessoa ousou sonhar e crer – ainda que no impossível.

Não permita que pensamentos pequenos e negativos venham lhe desencorajar. Pense nas possibilidades que podem ser suas, da sua família.

Se no passado você teve um determinado sonho e hoje ele se encontra adormecido, é hora de acorda-lo! Tire essas cinzas e busque nelas ainda uma faísca que venha reativar esse fogo!

Sim, sonhe grandes sonhos. Lembre-se daquilo que o evangelista William Carey disse certa vez: “Permita que o tamanho dos seus alvos determine o tamanho do seu Deus.”

“Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!” (Efésios 3.20)