Silêncio

share on:

14/02/2018 – FIQUE POR DENTRO

Poucas coisas são tão benéficas para a saúde mental como a prática do silêncio. Mas num mundo tão barulhento, agitado, com tantas coisas para fazer e pensar e distrações para todos os lados, o silêncio tornou-se uma joia rara.

Segundo uma pesquisa realizada na Alemanha pelo Centro de Pesquisa de Terapias Regenerativas, existem processos cerebrais que só podem ser realizados em silêncio.

Até pouco tempo atrás, pensava-se que os neurônios eram incapazes de se regenerar. Contudo, com o desenvolvimento da neurogênese ficou comprovado que isto é um erro. Ainda não está muito claro o que exatamente promove a regeneração neurológica e cerebral, mas já existem pistas valiosas a respeito, e uma delas é o silêncio.


Entrevista com a apresentadora do Entre Amigas, Dora Bomilcar. Ela fala sobre o silêncio. Confira:

 


Projeto propõe reembolso de gastos com remédios que faltam nos postos

Em São Paulo, um projeto de lei propõe que o governo reembolse os gastos dos pacientes na compra de remédios que faltam nos postos de distribuição gratuita.

E para forçar o poder público a garantir esses medicamentos à população, surgem algumas propostas. No estado de São Paulo, a Assembleia Legislativa aprovou um projeto de lei que cria a nota fiscal da saúde. A ideia é que o estado reembolse os pacientes que não conseguem o remédio de graça e precisam compra-lo. A compensação para o bolso do paciente seria com créditos fiscais.

O projeto ainda precisa ser sancionado pelo governo do estado, e, uma possibilidade é que o reembolso seja feito em uma conta vinculada ao CPF do comprador.


Monarquia Constitucional

As monarquias que sobrevivem ao tempo são monarquias constitucionais, em que o rei não mais detém todo o poder político. Os reis e rainhas modernos pouco têm a ver com aquela imagem de tiranos que vemos em muitos filmes. O rei continua como chefe de estado, mas seu poder político foi reduzido significativamente, passando a ter uma importância simbólica. O rei representa a unidade nacional.

Geralmente, as monarquias constitucionais são parlamentaristas, em que as funções de governo são repassadas a um primeiro-ministro, junto com um gabinete e o povo escolhe seus representantes no parlamento. Apesar de não ter maiores poderes políticos, os monarcas desse tipo de sistema continuam a gozar de hereditariedade do cargo.


Na Hora do Silêncio

Quando te encontrares em dificuldade emocional, recorda o silêncio como instrumento divino de construção e paz.

Confuso, ele te ajudará a encontrar soluções.

Indeciso, ele te ajudará a fortalecer o equilíbrio.

Desacreditado, ele te ajudará a acreditares em ti mesmo.

Perseguido, ele te ajudará a compreender os perseguidores.

Injuriado, ele te ajudará a continuar apesar dos espinhos.

Vencido, ele te ajudará no refazimento de tuas forças.

Revoltado, ele te ajudará a entender o valor da resignação no processo de auto-aperfeiçoamento.

Ressentido, ele te ajudará a lutar contra o melindre.

Injustiçado, ele te ajudará a perceber que o perdão rompe a cadeia do mal.

Incompreendido, ele te ajudará a sustentar a paciência.

Quando te sentires em dificuldades emocionais, pensa antes de qualquer atitude impetuosa, que, diante de Pilatos, o silêncio de Jesus representou, a vitória do bem imperecível sobre a incompreensão transitória.

“Mas Jesus não respondeu nada, e Pilatos ficou impressionado”. (Marcos 15.5).