Sertão

share on:

10/08/2018 – FIQUE POR DENTRO

Todos os dias muita gente tem a possibilidade de beber água tratada e gelada, tomar um banho quente, fazer no mínimo três refeições por dia e várias outras coisas que parecem ser comuns. Porém, para outros brasileiros, a realidade é bem diferente. Pense no sertão nordestino!

Muitos fecham os olhos, mas o sofrimento e a desigualdade enfrentada por esses sertanejos são diários. Enquanto uns têm tudo e dizem que não, outros lidam todos os dias com a miséria e a pobreza. Mesmo com toda luta, esses sertanejos buscam ter sempre um sorriso no rosto e levar uma vida tranquila.

O sertão é a sub-região que apresenta o menor índice pluviométrico de todo o país. A escassez e a distribuição irregular das chuvas nessa área devem-se, sobretudo, à dinâmica das massas de ar e, também à influência do relevo. As chuvas geralmente ocorrem entre os meses de dezembro e abril. Porém em certos anos, não ocorrem precipitações nesse período e a estiagem pode se prolongar dando origem às secas.

O semiárido brasileiro abrange mil 133 municípios. Segundo o IBGE, 89,5% ficam na região Nordeste e 10,5% em Minas Gerais. Todos os estados nordestinos, com exceção do Maranhão, possuem cidades no semiárido.

Apesar dos problemas, a região Nordeste possui uma imensa diversidade cultural. O nordestino conserva a sua raiz, seu costume e tradição. Entre as diversas formas de manifestações artísticas estão os artesanatos, a musicalidade, as danças e a culinária. Com muita habilidade, os profissionais nordestinos confeccionam verdadeiras obras primas que são vendidas para pessoas do mundo todo.

Além disso, a comida do Nordeste é especial, e pode ser apreciada por conta do seu sabor único. Uma mistura de vários temperos naturais que tem como base frutos do mar, mocotó, buchada de bode, carne seca e outras iguarias típicas e maravilhosas da região.

Mesmo diante de uma seca que atinge boa parte do território nordestino e enfrentando sérias dificuldades, o povo persiste na luta e transborda alegria. Durante o ano todo, milhões de turistas escolhem a região como destino de suas férias, e são acolhidos pelos nordestinos com carisma e simplicidade.

Fontes: IBGE e Instituto Água Viva


Entrevista com Elaine Barcelos. Ela é líder do Ministério de Mulheres da Primeira Igreja Batista de Santo André, no ABC. Recentemente, a Conexão Primeira promoveu uma viagem missionária ao sertão nordestino. Confira:

 


Alfred Hitchcock é tema de mostra no MIS

A obra do cineasta britânico Alfred Hitchcock é tema de uma exposição no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo. Chamada de “Hitchcock – Bastidores do suspense”, a exposição tem como foco o “por trás das câmeras” e o modo de fazer cinema do diretor, além de curiosidades e detalhes do longo período de sua produção.

A mostra promete explorar o suspense característico dos filmes de Hitchcock com surpresas para os visitantes. Uma grande coleção pessoal de fotos e manuscritos do diretor, doados pela única filha do cineasta, Patrícia Hitchcock, e por sua neta, integram a exposição. As 20 áreas do MIS ocupadas pela mostra também receberam itens originais de instituições internacionais. Há exibição de filmes do diretor que vão desde a fase do cinema mudo aos grandes sucessos de público, como “Psicose”, de 1960.


Terra dos sonhos

Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”. 1 Coríntios 2.9

Alguém mencionou a esperança do céu a um jovem médico. Ele respondeu: “Eu não quero que Jesus venha e me leve para o céu; não ainda. Tenho que viver muito. Desejo fazer do trabalho de minha vida um sucesso. Quero viajar e admirar as belezas do mundo. Quero adquirir um carro novo e ter uma bela casa.” Ele estava absorto nas coisas da terra e precisava daquele conselho sem prazo de validade.

Nenhum ser humano pode compreender totalmente o pleno significado da cruz. Ninguém, na vida presente, pode assimilar completamente a ideia de como será o céu. Aquilo que Deus preparou para os que o amam está além de nossas mais caras esperanças ou mais ousados sonhos, “Mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito”.

Pense por um momento na descrição de Deus sobre o mundo maravilhoso que preparou para nós. No céu, mergulharemos em pensamentos e atos criativos. Experimentaremos um estilo de vida vibrante e saudável (Isaías 33.24).

A vida será tão satisfatória que as lágrimas humanas jamais cairão. A fria mão da morte não reclamará vítimas, as pessoas nunca falarão palavras amargas, a elasticidade da juventude permanecerá para sempre e o sofrimento humano será desconhecido.

O melhor de tudo é que Jesus ministrará pessoalmente aos redimidos nessa terra de sonhos do amanhã. Pense em sentar-se face a face com Jesus! Ver nosso Salvador e andar com ele será uma experiência de comovedor encanto. Eu quero estar lá. E você?

“Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar- lhes lugar”. ( João 14.2).