Segurança no trabalho

share on:

27/11/2017 – FIQUE POR DENTRO

Todos os anos o Brasil contabiliza, em média, 700 mil acidentes de trabalho.

Automaticamente, empresas sofrem com inúmeras taxas de indenizações, tratamentos médicos ou simplesmente por afastamento desses funcionários prejudicados. A melhor forma de se evitar todo esse doloroso processo é investindo em segurança no trabalho.

Fonte: Superinteressante

Entrevista com o técnico em segurança do trabalho, Nestor Neto. Ele fala sobre segurança do trabalho. Confira:

 

Nove em cada dez municípios descumpriram meta de atender crianças nas creches

Só 10,11% dos municípios brasileiros fecharam o ano de 2016 cumprindo a meta de atender 50% das crianças de 0 a 3 anos nas creches. Na média nacional, 27,07% das crianças brasileiras dessa idade eram atendidas, quase a metade do que o previsto em lei.

O prazo e o percentual de atendimento foram definidos por lei no Plano Nacional de Educação, de junho de 2014. Já o descumprimento da meta foi constatado por um novo sistema de verificação de dados criado pelos tribunais de contas do Brasil.

O sistema on-line, lançado na semana passada, tem como base o software TC Educa, e foi produzido pelo grupo de trabalho do Instituto Rui Barbosa e da Associação dos Tribunais de Contas. Ele foi lançado durante um congresso em Goiânia.

 

O poder da esperança

Faz algum tempo que alguns amigos e eu participamos do programa “Adote uma Escola”. Uma lição que aprendi desse envolvimento é a importância da esperança. Crianças que conheceram e experimentaram pobreza e opressão extremas podem ser bem-sucedidas se lhes derem esperança.

Não falo de sentimentos como “espero que”, o que basicamente significa “faço votos que”, ou “boa sorte”. Falo da esperança verdadeira, conquistada ao ver exemplos reais de pessoas que venceram adversidades semelhantes, e também de receber metas práticas e estratégias que coloquem essas crianças no rumo de uma vida melhor.

Sentimentos de desesperança não estão restritos apenas a comunidades desfavorecidas. Um pouco de esperança também seria útil no ambiente de trabalho. Recente pesquisa do Instituto Gallup revelou que apenas 30% dos trabalhadores sentem-se entusiasmados com seu emprego, achando-os significativos e recompensadores. Você pode imaginar isso? Hoje menos de um terço dos trabalhadores abordam suas responsabilidades profissionais com entusiasmo.

Todos nós precisamos de esperança: a expectativa ou confiança de que coisas melhores nos esperam adiante e podem ser alcançadas. Provérbios 13.12 sabiamente observa: “A esperança que se retarda deixa o coração doente, mas o anseio satisfeito é árvore de vida”. Falta de esperança pode cobrar um preço físico alto, bem como em outras áreas.

Em última instância, os seguidores de Jesus Cristo encontram sua esperança em Deus, confiantes em suas promessas de cuidar de nós, prover para nós e nos guiar em cada aspecto de nossas vidas. Por exemplo: Deus nos dá esta certeza: “’Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro” (Jeremias 29.11). Por que não teríamos esperança, quando sabemos que Deus tem um plano específico para nós e está trabalhando diligentemente para cumpri-lo?

Tome ainda hoje um momento para tentar dar esperança para alguém próximo a você!

Por Rick Boxx