Sarampo

share on:

26/07/2018 – FIQUE POR DENTRO

Os casos de sarampo aumentaram 45% no Brasil em 15 dias. Até 19 de julho, data da mais recente compilação do Ministério da Saúde, seiscentas e setenta e sete pessoas tiveram a doença. Seis unidades da Federação registraram casos: Amazonas, Roraima, Rondônia, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O número de doentes pode ser ainda maior do que o monitorado até agora. Mais de 2 mil e 700 casos suspeitos são investigados.

O Ministério da Saúde admite dois surtos no Brasil. Amazonas e Roraima centralizam os casos. Três pessoas morreram e um outro óbito é investigado. As autoridades sanitárias concluíram que o adoecimento está relacionado à migração. Segundo o governo, “isso ficou comprovado pelo genótipo do vírus que foi identificado, que é o mesmo que circula na Venezuela”. São Paulo, Rio Grande do Sul e Rondônia registraram um caso cada um, mas de pessoas que se infectaram em outros locais.

O número crescente de casos de sarampo é um revés para a saúde brasileira. Há dois anos, o país recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde o certificado de eliminação da circulação do vírus. Entre 2013 e 2015, ocorreram surtos decorrentes de pacientes vindos de outros países, sendo registrados neste período mil 310 casos da doença. Pernambuco e Ceará têm o maior número de ocorrências. Este ano, os primeiros casos de sarampo foram registrados em fevereiro, em Pacaraima, na fronteira de Roraima com a Venezuela. Manaus está em situação de emergência por conta da doença. Lá, 700 militares do Exército ajudam na imunização.

Dados preliminares mostram que a cobertura vacinal contra o vírus no Brasil é de 85,21% na primeira dose e de 69,95% na segunda dose. A meta de vacinação contra o sarampo é de 95%. Crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade têm que receber uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses (tetra viral). A campanha nacional de vacinação será realizada entre 6 e 31 de agosto. Em 18 de agosto, um sábado, postos de saúde em todo o Brasil estarão abertos para imunizar quem não recebeu doses da vacina.

Fonte: Correio Braziliense

Entrevista com a médica Ana Karolina Barreto Marinho, coordenadora do Departamento Científico de Imunizações da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI). Confira:

 

Evidências da presença de água líquida em Marte são descobertas por pesquisadores com uso de radar

Pesquisadores italianos anunciaram que há indícios de presença de água líquida em Marte. Segundo dados coletados por um radar da Agência Especial Europeia, existe um “reservatório” que repousa abaixo de camadas de gelo e poeira na região polar sul do planeta. A descoberta levanta a possibilidade de que se encontre vida em Marte, já que a água é essencial para a existência de organismos vivos.

A confirmação científica sobre como deve ser esse líquido – doce ou salgado – deverá demorar, de acordo com o doutor em astronomia pela USP, Douglas Galante. Ele diz que para conseguir isso, é preciso perfurar o solo do planeta em uma profundidade que ainda não estamos preparados. As próximas missões até o planeta vermelho, como a Mars 2020, deverão fazer perfurações, mas não conseguirão chegar a esse novo reservatório descoberto – os instrumentos conseguem se aprofundar apenas alguns metros, e seria necessário chegar um mais fundo.

Fonte: G1



A Salvação Vem Pela Fé

As pessoas pensam que precisam fazer grandes sacrifícios físicos e espirituais para serem salvas.

A Bíblia nos afirma que Jesus é o Salvador de todos e que Deus aceita os que confiam nele.

Deus aceita as pessoas por meio da fé que elas tem em Jesus.

Isto é graça. É presente.

Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus, mas pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Jesus.

Deus ofereceu Cristo como sacrifício para que, pela sua morte na cruz, Cristo fosse o meio pelo qual as pessoas recebem o perdão dos seus pecados.

Com isso, Deus mostrou que é justo.

No passado, Deus foi paciente e não castigou as pessoas por causa dos seus pecados; mas agora, pelo sacrifício de Cristo, Deus mostra que é o justo. Você crê em Jesus?