Ritmos brasileiros

share on:

05/04/2018

O Brasil é conhecido mundialmente pela diversidade cultural. E os ritmos musicais fazem parte desta pluralidade. Um fato curioso é que alguns estilos são tão representativos que podem ser relacionados diretamente a uma determinada região.

Frevo, maracatu, axé, forró e todas as demais variáveis. O Nordeste tem uma variedade de estilos em sua cultura musical. Na Região Norte, o carimbó está muito presente. Teve origem em Belém, no Pará.

Com a miscigenação, o Centro-Oeste é marcado pelos ritmos cururu, polca de carão, catira e sertanejo, que é o mais popular.

Pagode, samba e bossa-nova são os três principais estilos do Sudeste brasileiro. Talvez, os mais conhecidos internacionalmente.
E apesar de pouco comentado, o milonga e o fandango são tradicionais no Sul.

 

Entrevista Especial com a dupla Wesley e Marlene. Confira:

 

Estranho fenômeno da neve laranja intriga países do leste europeu

Imagens de paisagens banhadas com um colorido inusitado têm circulado em redes sociais na Rússia, Bulgária, Ucrânia, Romênia e Moldávia. Nelas, é possível ver como a neve em partes desses países ganhou um aspecto alaranjado.

Meteorologistas dizem que o fenômeno, porém, não é novo: ele ocorre uma vez a cada 5 anos e é causado pela mistura de areia oriunda de tempestades do deserto do Saara, na África, com neve e chuva.

Em decorrência dele, concentrações de areia são maiores que o normal nesse período e levam as pessoas a se queixarem, inclusive, da presença dela em suas bocas. Esquiadores e snowboarders de resorts próximos à cidade russa de Sochi enviaram imagens dos cenários inusitados com a neve laranja.

 

Louvar a Deus

“Louvarei o teu nome para todo o sempre” (Sl 145.2).

O propósito da existência da igreja é glorificar a Trindade (Deus Pai, Filho e Espírito Santo) através do louvor do povo de Deus, na comunhão dos fiéis, na proclamação da Palavra e no serviço a humanidade. Louvar a Deus envolve dois momentos em nossas vidas.

O louvor acontece primeiro em nossas vidas no decorrer da semana. Ele é demonstrado através da nossa missão no mundo e do nosso compromisso de vida com o reino de Deus. “Em tudo dai graças”, é o mandamento bíblico e deve fazer parte do nosso dia a dia. Devemos dar graças por tudo e todas as circunstâncias.

Quando o povo de Deus, não está reunido no templo, mas disperso pela cidade, pelas ruas, deve caminhar louvando a Deus com as suas ações, cumprindo a sua missão de glorificar o Filho de Deus.

O segundo momento do louvor a Deus acontece quando nos reunimos como corpo de Cristo, para a celebração coletiva. Cada um de nós trará as suas experiências, lutas, derrotas e vitórias para compartilhar com os outros. O culto passa então a ter um sentido de celebração. Celebramos um Deus vivo atuante em nós e no mundo. Celebramos porque Deus cuida de nós.

Louvor é a expressão total do nosso ser a Deus. É viver, cantar, caminhar e agir. É demonstrar que Deus é Senhor absoluto de tudo em nós. Louvor é uma atitude de permanente gratidão a Deus não importando as circunstâncias que se está vivendo. Louvor liberta das amarguras e principalmente da depressão e angústia da alma.
Louvor faz bem ao coração e ao espírito.