Reflexão

share on:

15/01/2019 – FIQUE POR DENTRO

Uma empresa estava em situação muito difícil. As vendas iam mal, os empregados estavam desmotivados, os balanços há meses não saíam do vermelho. Era preciso fazer algo para reverter esta situação. Ninguém queria assumir nada. Pelo contrário: o pessoal apenas reclamava que as coisas andavam ruins e que não havia perspectiva de progresso na empresa. Eles achavam que alguém deveria tomar a iniciativa para reverter aquele processo. Um dia, quando os funcionários chegaram para trabalhar, encontraram na portaria um enorme cartaz. Estava escrito: “Faleceu ontem a pessoa que impedia o seu crescimento na empresa. Você está convidado para o velório, no pátio.” Inicialmente, os trabalhadores se entristeceram pela morte, mesmo sem saber quem era, mas depois ficaram curiosos para conhecer aquele que estava bloqueando o crescimento de todo mundo. A agitação no pátio da empresa foi tão grande que foi preciso chamar a segurança para organizar a fila do velório. Conforme as pessoas iam se aproximando do caixão, a inquietação aumentava. “Quem será que estava atrapalhando o meu progresso? Ainda bem que esse infeliz morreu!” Um a um, os funcionários se aproximavam do caixão. Ao olhar o defunto, engoliam seco, ficando no mais absoluto silêncio, como se tivessem sido atingidos no fundo da alma. O que havia no caixão? Apenas um espelho.

Muito se fala em reflexão, mas afinal o que é isso? O dicionário define a palavra como “ação ou efeito de refletir; repercussão. Ato de pensar o próprio pensamento; ato do conhecimento que se volta sobre si mesmo, tendo como objeto seu próprio ato. Observação atenta e profunda, oral ou escrita, sobre alguma coisa, resultado de intensa meditação e entendimento. Ação de pensar demorada e ponderadamente para melhor compreender as causas ou razões de um fato, evitando juízo precipitado e comportamento impulsivo”. Trocando em miúdos: refletir é pensar, pensar e repensar. A reflexão nos permite analisar, entender e a partir daí, conseguimos solucionar problemas que consideramos impossíveis. Na maioria das vezes, as pessoas agem de forma impulsiva, não pensam em seus atos e nas consequências. Se cada um refletisse antes de tomar qualquer decisão, ou seja, antes de agir, muitas coisas seriam diferentes e outras seriam evitadas.

Fonte: gestao3pontozero.com.br

Entrevista com Janus Tarso. Ele é jornalista, pastor e apresentador do Mensagem para Hoje, da Rádio Trans Mundial. Confira:

Avaliação

Momentos de reflexão são necessários durante toda nossa vida.

A avaliação é essencial e deve ser um hábito constante. Precisamos refletir a fim de manter o desempenho num ritmo adequado e eficiente.

O nosso andar – nossa vida como um todo – deve ser marcado por decisões tomadas após conhecer e avaliar cada situação. Refletir sem agir é tão perigoso quanto agir sem refletir.

Devemos estudar a Palavra de Deus para conhecer a sua vontade e uma vez inteirados do que ele espera de nós, decidido que desejamos servi-lo, precisamos fazer conforme ele ordena.

Como somos pequenos e falhamos muito, necessitamos refletir, periodicamente sobre nossas atuações.

Será que estamos praticando? Em quais áreas precisamos melhorar? Onde temos que mudar?

Se fizermos desses questionamentos um hábito, certamente estaremos caminhando dentro da vontade dele, o obteremos vitória.

“Não fosse a tua lei ter sido o meu prazer, o sofrimento já me teria destruído.” Sl 119.92.