Próstata

share on:

02/10/2018 – FIQUE POR DENTRO

As doenças relacionadas à próstata podem aparecer em qualquer fase da vida. Na medida que o homem envelhece, sua próstata começa a crescer. Esse processo é chamado de hiperplasia prostática benigna e a condição não está relacionada ao câncer de próstata. Entretanto, é muito importante o acompanhamento médico, pois os sintomas podem ser bastante incômodos e levar a complicações, como infecção urinária e insuficiência renal.

Embora na maioria dos casos o crescimento da próstata não provoque sintomas, em outros essa glândula pode comprimir a uretra e causar problemas para urinar, que incluem: fluxo de urina fraco ou em gotas; urgência para urinar, podendo haver vazamentos; sensação de que a bexiga não foi totalmente esvaziada e vontade mais frequente de urinar, principalmente à noite.

Existem outras condições que afetam a próstata e que podem provocar sintomas urinários semelhantes. A prostatite é o inchaço e a inflamação da próstata. Além de dor e dificuldade para urinar, os sintomas também incluem febre, dor na virilha, na área pélvica, no pênis ou nos testículos. Pode surgir gradualmente ou de repente e, ao contrário da hiperplasia prostática benigna, é mais comum em homens com menos de 50 anos. O tratamento, que é estabelecido pelo médico, varia de acordo com a causa do problema.

O câncer de próstata é o segundo tumor maligno mais comum no homem. Para descobrir a doença em estágio inicial, antes de os sintomas aparecerem, é preciso realizar o exame da próstata pelo toque retal a partir dos 50 anos ou antes, em caso de histórico da doença na família.

Fonte:pfizer.com.br


Entrevista com o médico Francisco Cesar Carnevale. Confira:

 


Enem 2018 terá cinco vezes mais detectores de pontos eletrônicos

O Ministério da Educação autorizou a distribuição dos 11 milhões de cadernos de provas do Exame Nacional do Ensino Médio pelos Correios. Há 5 milhões e quinhentas mil inscrições confirmadas. Os 70 mil malotes das provas saíram na última quinta-feira (27/09) por meio de um caminhão lacrado e carros do Exército do Quarto Batalhão de Osasco, na Grande São Paulo.

De acordo com o Inep, todos os malotes são fechados por um lacre eletrônico e a segurança foi ampliada em cinco vezes esse ano. As provas já serão encaminhadas aos municípios por via terrestre e aérea. Elas ficam armazenadas nas instalações dos Correios de várias parte do Brasil e depois seguem para os pontos de aplicação.

Este ano, uma das novidades é o processo para solicitação de reaplicação do Enem, que agora poderá ser feito por meio da página do participante. Até 2017, o pedido era realizado por telefone. Em caso excepcional devidamente comprovado, o participante que teve prejuízo no momento da prova, terá cinco dias a partir de 11 de novembro, para solicitar a reaplicação, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de dezembro. Somente a última nota é considerada, e não a melhor.

O Enem 2018 vai ocorrer em dois domingos, nos dias 4 e 11 de novembro. O horário de verão começa à zero hora do dia 4. Por isso, o MEC solicitou ao governo federal o adiamento do início do horário de verão para depois da aplicação dos dois dias de prova, mas ainda não houve resposta.

Fonte: G1


Deixando o velho homem

O velho homem está morto? O velho homem é a antiga natureza do cristão, o que nós éramos antes de conhecer a Cristo: pecadores.

O Senhor Jesus é o nosso eterno modelo, o Mestre para as lições da vida, onde não há variação ou mudança, e onde tudo se encerra.

Se definitivamente não nos desligarmos do velho homem, da nossa antiga natureza – maneira como víamos e julgávamos todas as coisas –, será tudo em vão!

Somos exortados a tomar tal decisão dia a dia, bem como moldar e conformar nossa vida exterior ao exemplo de Cristo, mas isso pode se transformar numa bela “casca”.

Se Cristo, pessoalmente, não estiver reinando sozinho no nosso interior, haverá pouco dele em nosso exterior.

Se todos nós abrirmos mão do velho homem pela evidência de Cristo em nós, o mundo saberá o quanto ele é maravilhoso. Não basta crer, acreditando que apenas esse é o nosso papel; temos que procurar agradar ao nosso Pai, mostrando-nos diariamente mais e mais comprometidos, chegando mais perto da semelhança a Jesus .

“(…) vos despojeis, quanto ao procedimento anterior, o velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito da vossa mente, e vos revistais do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justiça e santidade.” Efésios 4.22