Poluição

share on:

03/10/2017 – FIQUE POR DENTRO

A poluição do ar é responsável por, em média, 8 milhões de mortes por ano. Esses dados são de um recente estudo da OMS, a Organização Mundial da Saúde, que ainda traz outros dados alarmantes: NOVENTA E DOIS por cento das pessoas no mundo inteiro não estão respirando um ar saudável e estão expostas a níveis de poluição considerados nocivos à saúde.

A pesquisa mostrou que pelo menos 3,7 milhões dessas mortes estão relacionadas com a poluição do ar causada pela queima de combustíveis em veículos, indústrias e usinas termelétricas.

Entre as principais doenças causadas ou potencializadas pela poluição do ar aqui no Brasil, podemos citar: asma, rinite, bronquite e câncer de pulmão.


Entrevista com a diretora presidente do Instituto Saúde e Sustentabilidade, Evangelina Vormittag. Ela fala sobre o impacto da poluição na saúde. Confira:

 

Facebook cria postagem especial para oferecer e solicitar doações de sangue

O Facebook conta com inúmeras opções de publicações para demonstrar opiniões e posições de seus usuários, como eventos marcantes ao longo da vida e declaração de doação de órgãos. Para incentivar a doação de sangue, a rede social passa a permitir que seus usuários publiquem em suas timelines se declarando doadores, e até mesmo solicitando doações de outras pessoas.

A plataforma disponibilizará um tipo de publicação especial, sendo possível solicitar um tipo de sangue específico e também incluir o local onde são feitas as coletas. O objetivo aqui é bem claro: facilitar a vida de quem precisa de doações e tornar essa mensagem comum e amplamente divulgada.

Você pode se cadastrar como doador e prestar informações detalhadas, como seu tipo sanguíneo. Além disso, a informação é postada de forma privada dentro da rede social, inicialmente disponível apenas para o usuário. Depois, é possível alterar a visibilidade para que outros participantes do Facebook possam conferi-la.

Apesar de excelente, a iniciativa estará disponível apenas na Índia a partir de 1 de outubro. O Facebook não esclarece se o objetivo é levar esse tipo de publicação para outras localidades, mas é bem provável que isso aconteça em algum momento.


O que é a Secom?

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência, a Secom, coordena as ações de comunicação governamental, que obedecem aos critérios de sobriedade e transparência, eficiência e racionalidade da aplicação dos recursos, além de supervisionar a adequação das mensagens aos públicos.

Com a reforma ministerial promovida pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2007, a Secom incorporou a Secretaria de Imprensa e Porta-voz, que é responsável pelas relações entre o governo e a mídia.


Minha linda herança

O dia estava lindo! Aproveitei para fazer uma caminhada pela praia ensolarada! Sem perceber, deparei-me admirando as belas casas da orla (como pedreiro, aprendi a reconhecer um trabalho bem feito). Entretanto, meu êxtase estético foi lançado à deriva por uma onda gigante de auto-piedade. Pensava: tenho servido à Igreja como missionário e pastor, mas não tenho nem um terreno para morar quanto mais uma bela casa. Em outras circunstâncias, teria ficado impressionado com a mudança repentina de meu humor bem ao sabor das mudanças climáticas.

Naquele momento, porém, meus pensamentos afetivos me golpeavam implacavelmente que só conseguia respirar um misto de humilhação e revolta. Felizmente, da mesma forma que as tempestades formam do nada, assim também, vem a bonança. Repentinamente, ouvi o Espírito comunicando ao meu coração: “Eu sou tua herança”. Aquela palavra surgiu mais intensa que os raios de sol naquele dia de verão! Que mudança! A auto-piedade foi espantada pelos raios de contentamento e paz. Não podia conter as grossas lágrimas de alegria.

Esta “revelação” foi uma iluminação do mandamento/promessa referente aos sacerdotes, conforme o livro de Números 18:20. Muito antes de mim, Davi, no Salmo 16, já se apropriava desta promessa ao sustentar que o Senhor era sua herança “mui linda”.   Assim, ele antecipa o Novo Testamento: Cristo é o sacerdote e, nele, todos somos sacerdotes, logo, Deus é nossa herança!

O provável contexto para este salmo é I Samuel 26:19 em que Davi reclama de homens malditos que lhe haviam expulsado e amaldiçoado dizendo que ele não tinha parte na herança do Senhor. Se for esta experiência que inspirou o salmo 16, então, estamos diante de uma declaração muito ousada, pois brota dos lábios de alguém que foi banido de sua herança. O salmista teria muitos motivos para se entregar a auto-piedade e, provavelmente, por breve tempo, tenha alimentado este sentimento. Entretanto, bastou que o Espírito lhe comunicasse: “O Senhor é tua herança” para que experimentasse uma mudança impensada. Obviamente, o fato de o Senhor ser nossa herança não impede de sermos abençoados materialmente, tampouco de nos esforçar para adquirirmos nossa casinha. Davi se tornou rei e recebeu de Deus o melhor da terra. Mesmo assim, ele sabia qual era a sua herança de fato!

Por: Pr. Israel Sifoleli