Poesia

share on:

13/09/2018 – FIQUE POR DENTRO

A poesia como uma forma de arte é anterior à escrita. Os primeiros poemas, datados de antes de Cristo, apenas foram compostos em forma poética para que sua memorização fosse facilitada, assim como sua preservação, isso porque a transmissão oral nem sempre era tão eficiente.

A poesia está entre os primeiros registros de grande parte das culturas letradas, o que comprova que desde sempre o homem se interessa pela linguagem voltada para fins estéticos. É na poesia que a palavra se desvincula de seus significados habituais e alcança diferentes acepções.

A poesia pode estar em todas as coisas, até mesmo nos mais corriqueiros dos gestos, nas mais despretensiosas atitudes. A poesia reside também nas diferentes manifestações artísticas, e não apenas na literatura: há poesia nas artes plásticas, na fotografia, na música, no teatro e em tudo aquilo onde se deposita a vontade de provocar no leitor ou no espectador uma experiência sensorial.

Percebê-la é uma questão íntima e individual, pois o que soa poético para mim pode não representar nada para o outro. A poesia só existe quando é plenamente compreendida.

Poesia e música. Acompanhe o Fique por Dentro de hoje que está muito especial.

Fonte: mundoeducacao.bol.uol.com.br


Entrevista com poeta, cantor, arranjador e compositor Silvestre Kuhlmann. Confira:

 


Brasil forma menos em Ciências e Tecnologia

O Brasil está entre os países com menor percentual de graduados nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. É o que revela um estudo internacional sobre educação. Para especialistas, atrair bons e mais estudantes para essa área é um dos caminhos para reforçar a economia de um país.

O relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico analisou os 35 países-membros, que são os mais ricos do mundo, e outros 11 considerados parceiros, em que se inclui o Brasil. Entre os graduados brasileiros, apenas 17% são dos cursos das áreas de Ciências e Tecnologia. Apenas Argentina e Costa Rica têm percentuais menores, ambos com 14%. A média dos países ricos é de 24%. Os dados são referentes a 2015.

No Brasil, o campo mais popular para os graduados é o de Administração e Direito, com 36% do total. Seguido pela área da Educação, com 20% dos formados.

“O que enriquece um país é a boa engenharia, a boa ciência. Só assim se consegue ter produtos competitivos, pensar em soluções inovadoras, que vão fortalecer a economia de um país. Ainda não temos essa cultura no Brasil e outros países já entenderam isso a muito tempo”, diz Leandro Tessler, especialista em ensino superior pela Unicamp.

Ele ressalta que, além dessas áreas estarem pouco fortalecidas e não terem incentivo, há ainda o entrave da má qualidade da educação básica, que afasta os estudantes dessas graduações.

Fonte: Agência Estado


Harmonia no Relacionamento

Uma verdadeira harmonia nos relacionamentos só é possível quando cada uma das partes esteja comprometida em resolver a discórdia.

Quando surgem dificuldades em seus relacionamentos mais íntimos, será que você é capaz de lidar com elas com zelo e cuidado? Ou sob o impacto da ira você reage rapidamente, tentando se distanciar do conflito?

Conflitos em relacionamentos se resolvem em torno de três palavras-chaves: conscientização, aceitação e ação.

Primeiro, conscientize-se do que realmente você quer ou necessita.

A seguir ouça o outro e procure descobrir o que ele ou ela deseja ou precisa.

Depois aja. Tome uma atitude para restaurar a harmonia.

Um relacionamento quebrado traz consigo sérias e devastadoras consequências. Busque a Deus, sua perspectiva e coração para a solução desse conflito, sem esquecer a harmonia.

Algo que fora tão sonhado pode se transformar numa acalentadora realidade.

“Do mesmo modo vocês, maridos, usem de consideração no convívio com a esposa, e tratem-na com honra, como parte mais frágil e coerdeira do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações.” 1Pedro 3.7