Personagens da História do Brasil

share on:

21/04/2017 – FIQUE POR DENTRO

Personagens da história do Brasil

A revista “Aventuras na História” realizou uma pesquisa para definir quem foram os 10 personagens fundamentais para a trajetória do país. A proposta era descobrir os nomes que fizeram História e que moldaram o país em que vivemos hoje. Participaram quase 5 mil leitores e foram convidados 10 especialistas. Confira o resultado:

1- Getúlio Vargas – Ex-presidente e líder civil da Revolução de 1930.
2- Dom Pedro II – Segundo e último Imperador do Brasil
3- Dom Pedro I – Principal responsável pela Independência do Brasil
4- José Bonifácio – Cientista e intelectual que moldou a Independência do Brasil
5- Juscelino Kubitschek – Ex-presidente que construiu a nova capital do Brasil, Brasília.
6- Joaquim Nabuco – Abolicionista e fundador Academia Brasileira de Letras
7- Machado de Assis – Considerado como o maior nome da literatura brasileira
8- Oscar Niemeyer – Grande nome da arquitetura e planejou Brasília
9- Zumbi dos Palmares – Símbolo da resistência negra contra a escravidão
10- Monteiro Lobato – Um dos mais influentes escritores brasileiros

Com o professor de história, Marcito Castro, que fala sobre a Inconfidência Mineira. O que foi, causas e sobre a participação de Tiradentes.

 

Países emergentes cobram que nações desenvolvidas cumpram promessas de financiamento climático

O Brasil, China, índia e a África do sul cobraram dos países industrializados, que honrem os compromissos financeiros feitos em Paris em 2015. Após a reunião em Pequim, ministros do meio ambiente das 4 principais economias, também expressaram um ‘compromisso firme’ com os esforços globais.

O financiamento climático foi o principal motivo de discórdia durante as negociações. A China e outros países em desenvolvimento enfatizaram que a maior parte da contribuição deve recair sobre nações desenvolvidas e industrializadas, como os Estados Unidos.

Como parte do acordo de Paris, países desenvolvidos concordaram em disponibilizar mais verbas para o Fundo Verde do Clima, que devem ser usadas por países pobres e vulneráveis às mudanças climáticas.

O debate retornou após uma ação do presidente norte americano, Donald Trump, que questionou a base científica do aquecimento global, e propôs no mês passado por fim nos pagamentos para o Fundo.

Centro Cultural da Bíblia faz réplica da prensa de Gutemberg

A nova atração da Sociedade Bíblica do Brasil, a SBB será apresentada no dia 28 de abril, durante uma cerimônia. A atração integrará o acervo do Centro Cultural da Bíblia, no Rio de Janeiro, região sudeste.

Além da prensa, a cerimônia contará também com uma palestra sobre ‘A Bíblia na Reforma’, a ser ministrada pelo secretário de Comunicação, Ação Social e Arrecadação da SBB, Emí Walter Seibert.

A réplica da prensa de Gutemberg foi doada pela Igreja Cristã Nova Vida de Paciência. O objeto lembra a importância desta invenção que mudou a história da leitura. A partir de uma técnica revolucionária, criada pelo alemão Johann Gutemberg, no século 15, teve a Bíblia como o 1 livro impresso por meio da prensa.


Vigie!

“O que lhes digo, digo a todos: Vigiem” (Marcos 13.37).

Vigiar é tomar conta, ficar de sentinela, de guarda, para cuidar e proteger aquilo que é valioso. Como cristão, a responsabilidade de vigiar, cuidar de você e da fé que Deus lhe deu é sua.

Mesmo que você seja habitação do Espírito Santo de Deus, o aviso ainda exige sua atenção. A Bíblia avisa: “Não sobreveio tentação a vocês que não fosse comum aos homens… quem julga estar firme, cuide-se para que não caia.”

Não se fixe em movimentos religiosos que anunciam e prometem crescimentos financeiros, bons casamentos, ausência de enfermidades e vida boa. Não amolde a sua fé aos interesses da moda, do bem estar e de um suposto cristianismo cômodo e fácil.

A Bíblia diz mais sobre a vigilância: “Tudo o que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável, é de boa fama… seja isso o que ocupe o vosso pensamento.”

Sendo assim, vigie a sua mente! Lembre-se: são os seus pensamentos que irão estabelecer o seu estilo de vida.
Vigie seus olhos.
Vigie o seu relacionamento com o sexo oposto.
Vigie o seu coração, ele é mais enganoso do que você imagina.
Vigie os seus desejos para não se tornar escravo de paixões.

É preciso viver de maneira digna do Senhor Jesus.