Perfeccionismo

share on:

02/02/2017

Se você já chorou alguma vez sobre tirar uma nota 8,5 ou ficar em segundo lugar em uma competição, é bem provável que você seja um perfeccionista. De fato, os perfeccionistas muitas vezes têm alto desempenho, mas o preço desse sucesso pode ser a infelicidade e insatisfação crônicas.

Confira alguns sinais de que o perfeccionismo pode de fato estar te prejudicando: você sempre tentou agradar os outros; você sabe que a busca pelo perfeccionismo está te prejudicando, mas você acha que isso é apenas o preço que precisa pagar para ter sucesso; para você, é sempre tudo ou nada; você tem dificuldade em se abrir com outras pessoas; você leva tudo para o lado pessoal; você fica na defensiva quando é criticado; você nunca “atinge o seu objetivo” totalmente; você muitas vezes se sente culpada.

 

Entrevista com a psicóloga e empresária, Gisele Meter. Ela fala sobre perfeccionismo

 

Aos seis anos, meninas são menos propensas a acreditar que são brilhantes

Um estudo sobre estereótipos de gênero revelou que aos 6 anos de idade as meninas são menos propensas a acreditar que elas são brilhantes, e mais propensas a achar que os meninos são.

O estudo publicado na revista Science se baseou em 400 crianças com idade entre 5 e 7 anos, que receberam uma série de tarefas. Em uma delas, as crianças ouviram uma história sobre alguém que era muito inteligente sem que fosse revelado se essa pessoa era do sexo masculino ou feminino.

Aos 5 anos, tanto os meninos quanto as meninas eram igualmente propensos a escolher seu próprio gênero como muito inteligente. Mas aos 6 e sete anos, as meninas eram significativamente menos propensas do que os meninos a associar o brilhantismo com o seu próprio gênero.

As descobertas indicam que esses estereótipos podem ter implicações importantes para as carreiras que as mulheres escolhem. Lin Bian, pesquisadora da Universidade de ILLINOIS, autora principal do estudo, disse que talvez essas mulheres se afastem de campos tipicamente associados ao brilhantismo, como a física e a filosofia.

 

A Parábola Do Lápis

O fazedor de lápis falou ao lápis dizendo: “Precisas saber cinco coisas antes que eu te mande ao mundo. Lembre-as sempre e tornar-te-ás no melhor lápis que podes ser.”

1. Serás capaz de fazer grandes coisas, mas apenas se permitires ser seguro pelas mãos de alguém.

2. De tempos em tempos experimentarás cortes doloridos, mas isto é necessário para que te tornes um lápis melhor.

3. Tens a habilidade para corrigir qualquer erro que possas cometer.

4. O mais importante em ti será sempre o que está dentro.

5. Tens de continuar escrevendo em qualquer condição. Deves sempre deixar uma marca clara e legível, não importa o quão difícil seja a situação.

O lápis compreendeu, prometendo lembrar, e foi para a caixa, ciente do desejo do seu criador.

Agora substituindo o lugar do lápis por você.

Lembre- se sempre dessas recomendações e você se tornará a melhor pessoa que alguém pode ser.

Será capaz de grandes coisas, mas somente se permitir ser sustentado pelas mãos de Deus, e deixar que outros se aproximem para partilhar dos muitos dons que tens.

De tempos em tempos experimentarás sofrimentos profundos, ao enfrentar os vários problemas, mas isto será necessário para torná-lo uma pessoa mais forte.

Será capaz de corrigir erros que talvez cometa, e mesmo crescer com eles.
O mais importante será sempre o que está dentro de você.

Por onde andar, terá que deixar suas marcas. Não importa a situação, você deve continuar marcando positivamente as pessoas com quem tem contato.