Oração

share on:

02/03/2018 – FIQUE POR DENTRO

A oração é um elemento universal da espiritualidade humana, encontrada em todas as tradições religiosas. Cada uma delas segue seus próprios rituais. Conforme cada doutrina, o rito pode incluir ainda adereços especiais. No Judaísmo, por exemplo, é obrigatório o uso de kipá.

Hoje é o Dia Mundial da Oração. A data surgiu no século 19 por meio de um grupo de mulheres cristãs dos Estados Unidos e Canadá. O objetivo era conscientizar as pessoas de que o ato de orar ia além de proferir palavras ou fazer penitências. Inicialmente, a defesa das mulheres e crianças era uma das principais metas deste movimento.

Entrevista com o apresentador do Didática e Espelho na Janela, Israel Mazzacorati. Ele fala sobre a oração. Confira:

 

Maritacas são devolvidas à natureza

Maritacas que estavam recebendo tratamento no Bosque de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, foram devolvidas à natureza.

As aves estavam sendo cuidadas pelo zoológico desde janeiro e receberam alta há 4 semanas. De acordo com o Bosque, 2 delas estavam doentes e outras 11 foram abandonadas.

As maritacas foram reunidas em um recinto para formar um bando e facilitar o processo de reintrodução à natureza. A soltura ocorreu às margens do rio Turvo.

O tráfico de animais silvestres é uma maneira de comércio ilegal que cada vez mais cresce no mundo. Representa a 3° maior atividade ilícita do mundo, em termos de recursos mobilizados, perdendo apenas para o tráfico de drogas e de armas.

O crime ambiental de tráfico de animais silvestres está regulado, mais especificamente, em 2 leis e 1 decreto.

 

Sesc 24 de maio

Inaugurado em agosto de 2017, o novo Sesc 24 de Maio é mais um marco na revitalização dos espaços de convivência do centro de São Paulo.

O edifício de 13 andares já foi a sede da loja de departamentos Mesbla e começou a ser reformado em 2009, sob a coordenação do arquiteto Paulo Mendes da Rocha e do escritório MMBB Arquitetos.

Um dos marcos do modernismo brasileiro, o concreto dá personalidade ao local, que possui amplos espaços abertos.

Do alto do prédio, é possível ver pontos icônicos da cidade, como o Theatro Municipal, a Galeria do Rock e o famoso Altino Arantes, conhecido como o Edifício Banespa, localizado à beira do Vale do Anhangabaú.

Além de toda a sua estrutura arquitetônica, o Sesc 24 de Maio conta com espaços de convivência. A biblioteca, localizada no 4º andar, por exemplo, é completamente aberta a consultas. Além disso, um restaurante e um café permitem um lanchinho no meio da visita.

Mais informações pelo telefone (11) 33-50-63-00 ou através do site www.sescsp.org.br.

 

Orar: por quê e para quê?

Oração é uma prática presente em diversas religiões. Para os cristãos, a oração é comunicação com Deus, diálogo através do qual se pode louvar, confessar e pedir a ele sobre as necessidades da caminhada com Cristo.

A princípio, orar não é nenhum segredo. Todo mundo tem uma ideia sobre como orar. No entanto, quando vamos às razões pelas quais as pessoas oram e qual a finalidade da oração, as coisas começam a se complicar.

O próprio Jesus, durante o sermão do monte, fez considerações acerca da oração. Ele expôs e fez uma dura crítica à forma, motivo e finalidade da oração dos religiosos judeus do seu tempo. Triste é saber que dezenas de séculos depois desses ensinamentos de Jesus, nós continuamos a ignorar essa questão.

A motivação e a finalidade da oração é a intimidade com Deus. Através da oração se pode chegar mais próximo da vontade de Deus, dos planos do Criador do Universo, no trono de graça do Senhor para dali colher a oração que vale ser feita.

Orar segundo a vontade de Deus é um segredo valioso para quem se preocupa em ter intimidade com o Senhor. João afirma que: “se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, ele nos ouvirá”.

Como disse o Rabino Harold Kushner: “quando oramos não pedimos nada a Deus. Quando oramos pedimos por Deus. Nós convidamos Deus para dentro de nossas vidas para que nossas ações sejam guiadas pelo senso da presença de Deus”.

Infelizmente nos falta essa percepção da realidade. A oração não é instrumento de manipulação de Deus e ele não está obrigado a nos responder quando queremos, muito menos a nos dar tudo o que pedimos.

Ore por que deseja ter intimidade com Deus; ore para aprender a orar aquilo que está no coração de Deus. Deixe seus planos de lado, bem como suas ideias de necessidade. Busque a vontade de Deus através da intimidade com ele.

Por: Israel Mazzacorati