Mercado imobiliário

share on:

17/01/2016

Ano novo, casa nova. Ou, quem sabe, a realização do sonho da compra do primeiro imóvel. Após um 2016 marcado pelo aprofundamento da crise econômica, os consumidores deverão encontrar em 2017 um ano um pouco melhor. Inclusive para a aquisição de um bem durável, como um apartamento.

Em decorrência de uma demanda reprimida, os preços de imóveis deverão registrar, pelo terceiro ano consecutivo, queda real ou seja, descontada a inflação. A expectativa por si só é positiva para quem deseja fazer a aquisição com o preço em baixa.

No entanto, é importante ficar atento às sinalizações de recuperação que o mercado imobiliário pode apresentar ainda em 2017.

Construindo Casas Financeiras

Durante o furacão Rita, em 2005, Warren e Pan Adams perderam sua casa de praia na Costa do Golfo em Gilchrist, no Texas. Como amavam a praia, decidiram reconstruir. Preocupados com a dolorosa lição aprendida, construíram com alicerce mais resistente a tempestades, com colunas de suporte da estrutura muito mais fortes e altas. A casa foi construída num padrão para resistir a furacão categoria 5 e o piso inferior ficou a quase quatro metros acima do nível do mar.

Três anos mais tarde o furacão Ike rugiu passando pela pequena comunidade litorânea. Quando a tormenta cessou, tinham levado o posto do Corpo de Bombeiros, o Correio e a maioria das 200 casas de Gilchrist. A nova casa dos Adams, porém, permanecia de pé. Os cépticos perguntaram: “Como pôde esta única casa permanecer, quando nenhuma outra do lado da cidade que dava para a Costa do Golfo resistiu?” Ela sobreviveu porque fora planejada para resistir à força do furacão e às vagas causadas por tempestades.

Deveríamos prestar atenção a esta lição ao considerarmos nosso futuro financeiro. Não sabemos que tempestades virão nem quando, mas elas eventualmente ocorrem. Se formos sábios, construiremos nossas casas financeiras sobre alicerces fortes, para que estejam de pé quando o pior tiver passado.

Jesus nos ensinou como construir uma vida: “Portanto, quem ouve estas Minhas palavras e as pratica é como o homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas Minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda” (Mateus 7.24-27).

Ele falou, em termos gerais, sobre como seguir Seus ensinamentos na vida diária. Isto inclui mordomia – a forma como administramos nossos recursos financeiros. Quantas casas financeiras não têm caído “com grande queda”, por terem sido construídas na areia do pensamento humano? Durante anos tenho dito que o erro número um que muitas pessoas cometem é ignorar os alicerces dos princípios bíblicos quando administram seu dinheiro, preferindo conselhos seculares. Já que um novo ano apenas começou, gostaria de encorajar você a:

Rever a força de seu alicerce financeiro. Dê atenção especial ao seu plano de se manter livre de dívidas, formar um fundo para emergências e alinhar seus riscos nos investimentos de forma a melhor refletir seu temperamento e estágio de vida. Renove seu compromisso de seguir os princípios protetores de Deus em todas as áreas de sua vida financeira.

Por Austin Pryor

Noruega é 1° país a parar com transmissões de rádio em FM

Sob os olhares de outras nações, a Noruega se tornou o primeiro país do mundo a tirar do ar o sinal FM. O desligamento começou na semana passada, na cidade de Bodø e teve cobertura ao vivo da televisão norueguesa.

Segundo o governo, hoje, a Noruega tem 22 estações nacionais de rádio digital. No entanto, só restam 5 estações nacionais de rádio FM neste país de 5 milhões de habitantes.

A digitalização das emissoras nacionais de rádio gerará uma economia anual de cerca de 25 milhões de dólares, aproximadamente 80 milhões de reais. A economia se deve principalmente ao menor consumo de energia da transmissão digital.

A iniciativa na Noruega servirá de teste para a indústria global de rádio.

Tribunal de Contas

 O Tribunal de Contas designa as cortes especializadas na análise de contas públicas dos três entes da federação. União, estados e municípios. No Brasil existem: o Tribunal de Contas da União, os Tribunais de Contas dos Estados, o Tribunal de Contas do Distrito Federal e os Tribunais de Contas dos Municípios.

Alguns estados da federação apenas o tribunal de contas do estado, que é responsável pela análise das contas estaduais e municipais. Em outros, existem o tribunal de contas do estado e o tribunal de contas dos municípios. As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, são exceções, e tem suas as contas analisadas por tribunais próprios.

O Distrito Federal, também tem um tribunal especifico que faz a analise de suas contas.