Menopausa

share on:

18/10/2017 – FIQUE POR DENTRO

Um estudo feito pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, em Campinas, constatou que as mulheres obesas sofrem calores mais severos durante a menopausa. A explicação está no impacto que o tecido adiposo tem sobre elas. Ele, que já foi considerado aliado durante a transição para o período não reprodutivo da mulher, é, sim, o vilão do processo.

Para chegar a essa conclusão, foram entrevistadas 749 mulheres entre 45 e 60 anos de idade, vindas de 19 municípios diferentes. A constatação foi reconhecida e publicada na revista norte-americana Menopause, uma das principais sobre o tema.

O hormônio responsável por evitar as ondas de calor é o estrogênio, que deixa de ser produzido pelos ovários com a chegada da menopausa. Como o tecido de gordura é produtor de estrogênio, chegou a ser visto como uma possibilidade de reposição tempos atrás, mas ele acaba se destacando mesmo como um isolante térmico prejudicial.


Entrevista com a diretora da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo, Larissa Garcia Gomes. Ela fala sobre a menopausa. Confira:

 


A diferença de C.P.M.I e C.P.I

Ontem o programa explicou o que é C.P.M.I, que é um grupo formado por representantes do Senado Federal e Câmara dos Deputados com o objetivo de investigar supostas irregularidades no setor público.

Porém, muitas pessoas confundem as funções da C.P.M.I com a C.P.I. Mas, a principal diferença entre as siglas está no modo como essas comissões de inquérito são formadas.

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, que leva a sigla CMPI é constituída no âmbito do Congresso Nacional. Já as Comissões Parlamentares de Inquérito, a CPI são formadas no âmbito de apenas uma das Casas legislativas, ou seja, na Câmara dos Deputados ou no Senado Federal.


Excesso de açúcar ela risco cardiovascular

Segundo um novo estudo, até mesmo pessoas saudáveis que consomem açúcar em excesso correm um risco maior de desenvolverem doença cardiovascular. Isso acontece porque a ingestão de um alto teor da substância altera o metabolismo da gordura, o que aumenta a probabilidade de problemas cardíacos.

A pesquisa foi desenvolvida por uma Universidade no Reino Unido. Pesquisadores acompanharam 11 homens com doenças hepáticas gordurosas, e outros 14 homens saudáveis. Durante 24 semanas, todos os participantes passaram por 2 tipos de dieta: uma rica em açúcar, na qual a substância equivalia a 26%, e outra com baixo nível, onde o açúcar correspondia a apenas 6% do total.


Mulher: o azar do homem

Deus adora contar piadas! Ele gosta de dar boas risadas com seus amigos! Aliás, espero que meus leitores também gostem de piadas porque estou mexendo em vespeiro! Com o título, despertei a fúria das feministas de carteirinha e, com esta história de Deus contar piada, desperto a fúria dos religiosos, especialmente, dos “teólogos”.

E, todo mundo sabe que é melhor encontrar uma ursa roubada de seus filhotes do que um teólogo irado. Com bem disse, Daniel Rops: Lutero odiava Erasmo com o ódio que só um teólogo é capaz! Com relação a Lutero, não sei se ele está certo, já quanto aos “teólogos” assino embaixo.
Bem gente, calma… isto é só brincadeira. Bem, voltando à questão (mulher: o azar do homem), uso o verbo azar pensando no hebraico, em que o verbo ‘azar significa ajudar, socorrer, auxiliar. Deste verbo vieram os substantivos ajuda, socorro, auxilio (‘ezer em hebraico). A palavra idônea, que qualifica a mulher em Gênesis 2:18, é exatamente esta.

Ser idônea significa auxiliadora, ajudadora, prestadora de socorro. Quem conhece a Bíblia deve se lembrar de Ebenézer (Eben significa pedra e ezer, auxílio). Foi o que Samuel bradou: esta pedra será um memorial de que Deus é nosso auxilio, ajuda e socorro. Creio que a esta altura, as mulheres já podem guardar as pedras, pois começam a perceber o privilégio que Deus concede à mulher: ser representante de Deus na vida do homem.

Para mim, isto só pode ser uma piada do Eterno. A mulher, que tem sido massacrada pela cultura machista, a tal ponto, de gerar a bobagem do feminismo, é colocada no papel, que Deus não se envergonha de desempenhar na vida da humanidade, e, principalmente, na vida de Israel: papel de auxiliador. Quantas vezes o salmista gritou (orou): o SENHOR é a minha pedra de auxilio (Ebenezer). Deus faz do “sexo frágil” a tábua de salvação para “sexo forte”.

Se isto não é piada, não sei o que é! Obviamente, devemos nos lembrar de que Deus não conta piada de “baixo calão”! Ele só conta piadas inteligentes, seu humor é muito fino! Parábola é piada! Forma literária de dizer grandes verdades com humor! Oportunidades de boas risadas. É preciso ser treinado na Escola do Espírito para se rir com os sábios, inteligentes (especialmente com Deus). Em meio a risos e choro de alegria, só posso exclamar: glória a Deus! Halelû-Yah (louvai ao SENHOR)!

Por:
Israel Sifoleli