Meio ambiente e o cristão

share on:

23/03/2018

“A defesa do meio ambiente para nós, cristãos, não é uma questão política, ou utilitária; é uma ordenança divina”. A citação é de Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente.

A Bíblia nos apresenta várias passagens nas quais encontramos Deus se reportando à questão do cuidado com a natureza. Uma delas está em Gênesis 2.15: “Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no Jardim do Éden para o cultivar e guardar”. Nesse mesmo versículo, o Senhor acrescenta: “… para o cultivar e guardar”. Guardar, no sentido de cuidado, de zelo.

O papel social da igreja é enorme, e hoje em dia ela tem um alcance amplo. A prática da educação ambiental pode ser um caminho para a transformação dos cristãos na sua relação e envolvimento com o meio ambiente. A base está na teologia cristã e aí está o diferencial e a oportunidade da igreja.

 

Entrevista com o diretor executivo do A Rocha, Marcos Custódio. Ele fala sobre o meio ambiente e o cristão.Confira:

 

Fórum Amazônia abordará oportunidades na região Norte

Promovido pela revista mensal Exame, no próximo dia 21 de março, acontecerá o Exame Fórum Amazônia. O evento acontecerá em Porto Velho, terá o tema “Mais riqueza e sustentabilidade – como deve ser o próximo salto competitivo da Amazônia”. Nele, autoridades, empresários, consultores e economistas vão discutir as oportunidades de negócios na região.

O Fórum vai debater o agronegócio e a exploração sustentável da floresta, assim como os entraves que precisam ser solucionados na região. O objetivo do encontro é justamente tratar o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico desejável e a sustentabilidade.

 

Delícias da fazenda invadem o Parque da Água Branca

O Parque da Água Branca promove a Festa da Fazenda nos próximos dias 24 e 25 de março, das 9 da manhã às 7 da noite. O espaço, que já tem ar de fazendinha com galinhas correndo pelos jardins, terá pratos típicos do interior, artesanato e brincadeiras. A festa tem entrada gratuita.

Os quitutes serão vendidos a partir de R$ 5,00 reais e, entre os pratos regionais, vão rolar galinhada, feijão tropeiro e baião de dois. Além das opções salgadas, haverá um pavilhão exclusivo só para os doces tradicionais, no melhor estilo “casa de vó”. Doce de abóbora, de leite, cocada, queijadinha e pamonha estão garantidas!

Para animar ainda mais a festa a programação fica completa com o touro mecânico e o passeio a cavalo, além de outros brinquedos. O Parque da Água Branca está localizado na Avenida Francisco Matarazzo, número 455, próximo ao metrô Palmeiras-Barra Funda. Para outras informações sobre estacionamento, entrar em contato pelo telefone (11) 3865-4130.

 

Ecologia

“No princípio, Deus criou os céus e a terra” (Gênesis 1.1).

Nos últimos anos o interesse pela natureza tem crescido tremendamente. Pessoas das mais diversas religiões, organizações, instituições de todo o mundo estão discutindo e falando sobre a destruição que muitas pessoas e principalmente indústrias privadas e do governo estão causando ao nosso planeta.

Nós deveríamos ter uma participação muito mais ativa na preservação da natureza, pois não foi Deus o criador de todas as coisas? E não proclamamos nós que amamos a esse Deus criador?

As escrituras nos ensinam que depois de haver criado os céus e a terra, ele viu que tudo o que tinha feito era muito bom. A gente pode perguntar: “Como é que Deus vê nos dias hoje aquilo que ele criou com tanto amor e carinho?”

Se Deus considera a sua criação como algo bom, qual deve ser então a nossa atitude com respeito a natureza? Naturalmente que devemos ter a mesma atitude de Deus. É impressionante verificar a quantidade de lixo que encontramos nos parques, nas áreas lazer e ruas das nossas cidades.

Existe uma falta de respeito que é decorrente de um má educação e formação nos lares. Naturalmente que um dia nós seremos punidos pelo nosso desmazelo.

Como é que você tem se portado quanto às coisas criadas por Deus? Jogue o lixo no lixo, plante um árvore, conserve energia, evite desperdícios, não abuse dos animais.

Tome hoje um atitude positiva e determinada em ser uma pessoa preservadora da natureza. Com isso você estará mostrando ser um bom cristão, que valoriza aquilo que Deus fez e ao mesmo tempo estará sendo um exemplo para aqueles não têm a mesma atitude.