Liderança

share on:

29/11/2019 – FIQUE POR DENTRO

Decidir se tornar um líder é para poucos. Mas é a partir dessa decisão que se tornar líder transforma-se em um fato. Ser líder não depende de cargo. Depende de um estado de ser. Pensar como líder, falar como líder, agir como líder, ter hábitos de um líder, aprender sobre liderança e ensinar sobre o conceito.

Para se tornar líder é importante saber ser liderado e permitir que os outros liderem. Esse é um conceito de liderança completo. Em todos os momentos de nossa vida estamos alternando os papéis de liderar e ser liderado. Em casa somos líderes. Com nossas mães podemos ser liderados. Com nossos filhos, líderes. No trabalho, liderados. Mas com nosso melhor amigo somos líderes de novo. Todos sabem ser líderes. Pois liderança nasce do princípio de tomar a iniciativa pensando no bem-estar dos envolvidos.

Quando aprendemos a alternar entre esses dois aspectos, líder e liderado, em todos os ambientes nos quais fazemos parte, independente do papel que estejamos ocupando, sem nos importarmos se estamos no controle da situação ou não, então nós nos tornamos líderes natos.

O líder é aquele que não se importa se está tendo a iniciativa ou não, se foi dono da ideia ou não, se foi ele quem guiou para a vitória ou não. Na verdade, o líder não se importa com esses melindres. Ele se importa com algo maior. Ele se importa com o bem-estar dos envolvidos e em fazer com que, juntos, todos deem o seu melhor.

Todo grande líder sabe que a definição de liderança vem de liderar e ser liderado, pois esses são dois lados da mesma moeda. Um não pode existir sem o outro. Mas a maestria em saber utilizar cada uma dessas características a cada momento, em cada local e cada situação, é o que define um grande líder.

O líder aprende a observar qual a necessidade do contexto e interagir de acordo, a partir de uma fala ou do silêncio, de uma ação ou de uma inação, de uma iniciativa ou de uma receptividade, de uma orientação ou de um acolhimento, de firmeza ou gentileza. Tudo é guiado de acordo com o que o contexto pede. É um trabalho de observação.

Ou seja, o conceito de liderança vem da iniciativa e também do destemor. É um processo de desafio constante. Desafiar-se a melhorar a cada momento, aprender com cada experiência, buscar o presente oculto por trás de cada situação julgada como negativa ou trágica aos olhos comuns. Ser líder e inspirar as pessoas por meio do exemplo só pode ser feito com observação, compaixão, discernimento, bondade, generosidade, amor, atitude reta e compromisso com a verdade.

Fonte: queroevoluir.com.br

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Img_FiquePorDentro_Entrevista_680px_v1.jpg


Entrevista com Hadassa Souza, assessora da ONG IYF (International Youth Fellowship); Rafael Sih, evangelista da Missão Boa Notícia e Boda Yu, cantora soprano. Eles vão falar sobre o Congresso de Líderes Cristãos 2019, que ocorre de 6 a 8 de fevereiro, em Campinas, no interior de São Paulo. Confira:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Img_FiquePorDentro_Tecnologia_680px_v1.jpg

Encontre aplicativos espiões no celular em menos de 1 minuto

O smartphone hoje é uma verdadeira extensão da vida. Nele você guarda informações pessoais de toda ordem, seja uma foto ou a senha do banco. E isso pode interessar a muitas pessoas e empresas, não necessariamente apenas aos hackers. Existem vários aplicativos com esse viés de espionagem. Muitos deles, baixados pela internet, em lojas não-oficiais, podem ser instalados com o consentimento do próprio usuário. E acabam passando despercebidos, afinal, não ficam visíveis juntamente com os outros programas.

Para detectar um aplicativo espião e malicioso, é necessário instalar o app “Hidden Apps”, disponível na Google Play. Ao executar o aplicativo, serão carregados automaticamente quais programas estão ocultos em seu celular. Caso você descubra algum indesejado, basta tocar no aplicativo e desinstalar. A má notícia é que nem todos os programas permitem ser desinstalados pelo aplicativo. Nesse caso, será preciso restaurar as configurações de fábrica do dispositivo. Para isso, não esqueça de fazer o backup.

Após a reinstalação, baixe novamente o “Hidden Apps” e certifique-se de que o aplicativo não esteja mais na lista. Importante: nem todos os apps mostrados pelo programa fazem algum mal para o celular e alguns são bem importantes para o sistema operacional do aparelho. Antes de apagar qualquer um, vale pesquisar rapidamente na internet o que o aplicativo faz.

Fonte: UOL

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Img_FiquePorDentro_MomentoRefflexao_680px_v2.jpg

O teste de liderança: a próxima geração

Se perguntássemos a 100 executivos quais são as características de um bom líder, certamente eles dariam 100 diferentes respostas. Contudo, quando se fala em deixar uma herança duradoura, a marca dos grandes líderes é determinada por aquilo que permanece depois que eles saem de cena.

Líderes determinados e decididos a serem bem-sucedidos são capazes de “fazer as coisas acontecerem”, desejosos de transformar sua visão e sonhos em realidade. Entretanto, a melhor forma de avaliar líderes é depois que se vão: sua eficiência em liderar aqueles sob seu comando se revela pelo que permanece.

Em seu excelente livro “Empresas Feitas Para Vencer”, Jim Collins afirma que grandes líderes “desejam que suas empresas alcancem ainda mais êxito na próxima geração, despreocupados diante da ideia de que a maioria das pessoas sequer saberá que a raiz desse sucesso está em seus esforços originais”.

Collins também descreveu líderes “nem tão grandes assim”: “…Preocupados com sua própria reputação de grandeza (eles) frequentemente falham na tentativa de preparar a organização para ser bem-sucedida na próxima geração. Afinal de contas, quer testamento melhor de sua própria grandeza, do que tudo desmoronar depois que você partir?”

É interessante observar como a partida de dois ícones da liderança empresarial afetou as empresas de ponta que fundaram. Steve Jobs, cofundador da Apple morreu em outubro de 2011. Sua visão, criatividade e magnetismo pessoal construíram a Apple, levando-a a ser a mais inovadora empresa de seu tempo. Quando Jobs se afastou da Apple no final dos anos 80, a empresa cambaleou até que ele reassumiu anos mais tarde. Desde sua morte, a Apple tem enfrentado dificuldades e especialistas imaginam se ela voltará a ter a mesma estatura que desfrutou sob a direção de Jobs. Será que ela acabará sendo “ainda mais bem-sucedida na próxima geração”? Isso não tem o intuito de diminuir as realizações de Jobs, mas nem todos os líderes exercem impacto de longo alcance.

A Bíblia apresenta inúmeros exemplos da ideia de “próxima geração”. Moisés passou o cajado a Josué, e Elias literalmente passou o manto a Eliseu. O maior exemplo foi Jesus Cristo que confiou Sua missão a um pequeno número de discípulos. Hoje incontáveis milhões de pessoas se tornaram Seus fieis seguidores.

Provérbios 29.18 diz: “Onde não há revelação divina, o povo se desvia; mas como é feliz quem obedece à lei!” Jesus deu a Seus seguidores uma visão simples: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações… ensinando-os a obedecer a tudo o que Eu lhes ordenei…” (Mateus 28:19-20).