Liderança

share on:

26/01/2018 – FIQUE POR DENTRO

O termo liderança nunca esteve tão em alta como nos últimos anos. Segundo o dicionário a palavra liderança significa “relativo a líder. Comando, direção, hegemonia”. Geralmente, o líder é automaticamente associado com o chefe, mas existe uma grande diferença entre as 2 funções que, no final das contas, acaba impactando diretamente no bom andamento de um grupo.

O chefe é aquela pessoa que dá ordens sem guiar sua equipe. Ele está mais preocupado com suas funções e seu benefício, com isso, acaba sendo autoritário e pensando unicamente em resultados e lucros. Já o líder é uma pessoa que inspira e guia a sua equipe. Ele diz “nós vamos” ao invés de “você vai” e pensa no processo das atividades, pois para ele, a responsabilidade deve ser dividida entre todos, inclusive ele mesmo.

Fonte:
Portal IBC


Entrevista com o escritor e palestrante, Diego Andreasi. Ele fala sobre liderança. Confira:

 


Energias renováveis podem ficar mais baratas que fósseis até 2020

Segundo relatório da Agência Internacional de Energia Renovável, os dados de projetos e leilões sugerem que todas as tecnologias de geração de energia renovável terão cada vez mais vantagens, e, além disso, poderão até se tornar mais baratas que os combustíveis fósseis até 2020.

O custo de geração de energia eólica terrestre caiu cerca de 25% desde 2010 e os custos de energia solar caíram 73%. E não para por aí. Os custos da energia solar deverão diminuir ainda mais, caindo pela metade até 2020.

O relatório prevê que, nos próximos 2 anos, os projetos de energia solar e eólica terrestre poderão fornecer o quilowatt-hora a 3 centavos de dólar ou menos, significativamente abaixo do custo atual da energia proveniente de combustíveis fósseis.


Museu Sacaca

O Museu Sacaca é uma instituição cultural e científica localizada na cidade de Macapá, capital do estado brasileiro do Amapá. É subordinado ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá, órgão público responsável por fomentar e divulgar a produção científica e tecnológica local. Está sediado em uma extensa área de aproximadamente 21 mil metros quadros, no bairro do Trem.

Inaugurado em 1997, o museu tem por objetivo promover ações museológicas de pesquisa, preservação e comunicação, abrangendo o saber científico e o saber popular dos povos amazônicos. Além disso, o local é responsável por divulgar as pesquisas realizadas pelo Instituto, por meio de exposições e atividades didáticas.

O acervo do museu é bastante diversificado, reúne peças de interesse científico, abrangendo zoologia, botânica e microbiologia, artefatos históricos, etnográficos, arqueológicos e artísticos.


Construindo Casas Financeiras

Durante o furacão Rita, em 2005, Warren e Pan Adams perderam sua casa de praia na Costa do Golfo em Gilchrist, no Texas. Como amavam a praia, decidiram reconstruir. Preocupados com a dolorosa lição aprendida, construíram com alicerce mais resistente a tempestades, com colunas de suporte da estrutura muito mais fortes e altas. A casa foi construída num padrão para resistir a furacão categoria 5 e o piso inferior ficou a quase quatro metros acima do nível do mar.

Três anos mais tarde o furacão Ike rugiu passando pela pequena comunidade litorânea. Quando a tormenta cessou, tinham levado o posto do Corpo de Bombeiros, o Correio e a maioria das 200 casas de Gilchrist. A nova casa dos Adams, porém, permanecia de pé. Os cépticos perguntaram: “Como pôde esta única casa permanecer, quando nenhuma outra do lado da cidade que dava para a Costa do Golfo resistiu?” Ela sobreviveu porque fora planejada para resistir à força do furacão e às vagas causadas por tempestades.

Deveríamos prestar atenção a esta lição ao considerarmos nosso futuro financeiro. Não sabemos que tempestades virão nem quando, mas elas eventualmente ocorrem. Se formos sábios, construiremos nossas casas financeiras sobre alicerces fortes, para que estejam de pé quando o pior tiver passado.

Jesus nos ensinou como construir uma vida: “Portanto, quem ouve estas Minhas palavras e as pratica é como o homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas Minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda” (Mateus 7.24-27).