Incêndio

share on:

14/02/2017

Durante a pior onda de incêndios florestais da história do Chile, o repórter Gustavo Ramirez viralizou nas redes sociais após pedir para que seu câmera não filmasse pessoas em lágrimas perante as suas casas destruídas. “Não filme a dor delas”, disse o jovem ao câmera, mudando o ângulo das imagens.

As chamas destruíram uma cidade chilena inteira: Santa Olga, que fica no Centro-Sul do país. A região tem agora mais de 70 focos de incêndio. Quase 5 mil homens foram mobilizados para o combate às chamas, mas o trabalho é dificultado pelo vento forte e a temperatura alta. Em alguns lugares, os termômetros marcam 40 graus.

Ao menos 10 pessoas morreram e milhares de casas já foram destruídas. A presidente Michelle Bachelet descreveu a situação como a maior catástrofe da história do país provocada por incêndios.

 

Entrevista com a arquiteta e especialista em segurança contra incêndio, Rosária Ono. Ela fala sobre prevenção contra incêndio.

 

Estudantes da Paraíba criam projeto de chupeta que monitora saúde do bebê

Um grupo de estudantes do curso de Engenharia Elétrica do Instituto Federal da Paraíba elaborou uma proposta para desenvolver uma chupeta eletrônica. Ela será de baixo custo que, por meio de microcontrolador e sensores, é capaz de verificar a temperatura e umidade corporal da criança.

Com o projeto, a equipe foi uma das 20 selecionadas para a fase final da HackBrazil, competição que faz parte das atividades da Brazil Conference Harvard.

Os dados coletados pela chupeta seriam transferidos, via conexão sem fio, para dispositivos móveis, como smartphones ou tablets, para informar e alertar se a criança está com alguma enfermidade. Com o monitoramento desses sinais, de forma constante e em tempo real, seria possível contribuir para o acompanhamento da saúde da criança e, numa escala maior, para a redução dos índices de mortalidade infantil.

 

Oposição

Podemos definir a Oposição como a união de pessoas ou grupos que objetivam fins contrastantes com fins visados pelo grupo ou grupos detentores do poder econômico ou político.

Estes são institucionalmente reconhecidos como autoridades políticas, econômicas e sociais. Para resistir aos grupos de oposição, se valem de métodos e meios constitucionais e legais, ou de métodos e meios de outros tipos, mesmo ilegais e violentos.

Hoje, o tipo mais comum de Oposição é a política ou parlamentar, comum em um regime liberal democrático.

 

Lições da Arca

A “arca de Noé”, era um barco que, segundo a Bíblia, foi construída ao longo de 120 anos e serviu para proteger Noé, sua família e casais de todas as espécies de animais, do dilúvio que cobriu a terra. Esse relato contém lições valiosas. Vamos a elas:

Não perca o barco. Algumas oportunidades se apresentam em raras ocasiões – uma só vez na vida! Quando surgem, precisamos estar prontos para elas, mesmo sem ter certeza dos resultados.

Lembre-se que estamos todos no mesmo barco. Quando enfrentamos desafios difíceis, diferenças triviais deixam de ser tão importantes quanto pensávamos que fossem. Combine os recursos e trabalhe com outras pessoas para alcançar êxito.

Planeje com antecipação. Não estava chovendo quando Noé construiu a arca. Alguns esperam até que ocorra uma crise para então, determinar como responder a ela. Planejamento, antecipando problemas potenciais e adoção de medidas para vencê-los são atitudes sábias.

Esteja em forma. Quando você tiver 60 anos de idade, pode ser que lhe peçam para fazer algo realmente grande. Às vezes, falamos sobre alguém que já não está na “flor da mocidade”. Na maioria dos casos, experiência e habilidade não conhecem limitações. Assim, esteja preparado para responder quando for necessário.

Não dê ouvidos aos críticos. Prossiga com o trabalho que precisa ser feito. Sempre que adotar uma ação fora das normas, irá se confrontar com os desanimadores. Continue, apesar da oposição.

Construa. Vivemos em um mundo em que demolir e destruir parecem estar na moda. Os melhores líderes são os que constroem, criam e realizam melhoramentos o aperfeiçoamento de todos.

Em nome da segurança, viaje aos pares. Existe perigo em ser uma pessoa solitária. É melhor juntar-se e formar equipe com outras pessoas.

Rapidez nem sempre é vantagem. As cobras estão a bordo juntamente com os leopardos. Se você não dispõe de tempo bastante para fazer algo de forma correta da primeira vez, por que acha que vai haver tempo suficiente para fazer tudo de novo?

Quando estiver estressado, boie durante algum tempo. Quando os desafios se acumulam, muitas vezes somos tentados a fazer algo, qualquer coisa, mesmo que seja errado. Às vezes, porém, o melhor a fazer é estar quieto e esperar.

A arca foi construída por amadores e o Titanic por profissionais. Credenciais que impressionam não garantem o sucesso de um empreendimento. Trabalho árduo e bom senso podem realizar maravilhas.

Crédito: Robert J. Tamasy (texto adaptado)