Importância da água

share on:

12/12/2016

A água corresponde a um imenso recurso natural do qual as sociedades humanas necessitam para sobreviver. Em várias partes do mundo, o acesso à água é diferenciado, mas por motivos diferentes: enquanto em alguns países existe uma abundância desse recurso, em outros a escassez leva milhões de pessoas a sobreviverem em condições sub-humanas.

De toda a água existente em nosso planeta, cerca de 97,5 por cento é salgada e apenas 2,5 por cento é de água doce. É justamente desse pequeno percentual, encontrado em rios e lagos, que toda a população mundial depende para sobreviver.

Por essa razão, a escassez de água é um problema que já afeta quase todos os continentes. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, em 2025, cerca de 1,8 bilhão de pessoas estarão vivendo em países ou regiões com escassez de água absoluta.

Img_FiquePorDentro_MomentoRefflexao_680px_v2

Faltou alguém no cenário

Chegou à época de montar os tradicionais presépios natalinos. Gosto muito de observar as personagens que estão envolvidas no nascimento de Jesus Cristo.

O elenco é grande, temos: um carpinteiro, uma jovem mãe, alguns magos, pastores, um rei e anjos. É interessante observar que não temos nenhum relato sobre a presença de um fariseu, um escriba ou mestre da Lei no nascimento de Jesus.

Esses, eram os homens que sabiam tudo sobre o messias, zelavam pela lei de Deus e aguardavam a vinda do Cristo. Todavia, o menino nasceu e eles nem passaram perto de saber dessa grande notícia. Sabiam tudo da lei, eram os referenciais da fé em Israel, entretanto, não perceberam a chegada do messias.

Isso me faz concluir que estar envolvido com a religião nem sempre significa estar envolvido com Cristo. Podemos saber tudo sobre ele e, mesmo assim, não ter experimentado o seu nascimento em nossos corações. Saber é diferente de experimentar e o perigo da vida é viver sabendo sobre Cristo, mas não experimentá-lo.

Pr. Calebe Ribeiro – Igreja Batista do Recreio – Rio de Janeiro

Img_FiquePorDentro_Educacao_680px_v1

Câmara aprova texto-base da reforma do ensino médio

 O plenário da Câmara dos Deputados aprovou o texto-base da reforma do ensino médio, mas deixou para a semana que vem a apreciação de destaques. O placar, na última quarta-feira, foi de 263 a 106, além de 3 abstenções.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia afirmou que a votação das sugestões deverá ocorrer na manhã desta terça-feira. Serão apresentadas emendas como a da obrigatoriedade de filosofia e sociologia durante os 3 anos do ensino médio.

Presidente da comissão mista que analisou a matéria, o deputado Izalci Lucas do PSDB disse que a reforma não era “perfeita”, mas “um passo importante para reverter os baixos índices de desempenho educacional do País”.