Humor

share on:

28/06/2017 – FIQUE POR DENTRO

Sabe aqueles dias em que você acorda com o outro pé, fica bravo com o filho porque ele derramou uma gota de leite na toalha da mesa e responde “bom dia por quê?” quando alguém simplesmente o cumprimentou? Você provavelmente despertou com o famoso mau humor. Que infelizmente está cada vez mais comum na vida das pessoas.

Embora para muitos possa parecer algo banal, sem repercussões além da própria cara feia e do incômodo sentido por quem está por perto, esse estado traz muito mais prejuízos à saúde e à vida em geral do que se imaginava. Um crescente campo de pesquisas está revelando que episódios de mau humor causam no organismo danos importantes.

Uma amostra do impacto pode ser observada nos resultados de uma pesquisa realizada pela Instituição Prevenção e Tratamento de Stress. De acordo com o trabalho, 85% dos indivíduos mal-humorados apresentam bruxismo ou rangem os dentes, 12% são hipertensos, 42% não têm boa qualidade de sono e 68% apresentam dificuldade de concentração.

Entrevista com o psicólogo, Carlos ‘Catito’ Grzybowski. Ele fala sobre o bom humor. Confira:

 

Governo amplia vacinação contra HPV

O Ministério da Saúde anunciou na última terça-feira, dia 20 de junho a ampliação do público alvo para a vacina contra HPV para meninos entre 11 e 15 anos. A medida tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal nos adolescentes do sexo masculino, após estudos comprovarem a eficácia da imunização em homens, e reduzir o desperdício da vacina.

Além dessa mudança, homens e mulheres que se submeteram a transplantes ou tratamentos oncológicos com uso de quimioterapia e radioterapia, terão direito à vacina.

A vacinação contra o HPV foi incorporada ao SUS em 2014, e inicialmente tinha como foco apenas a imunização de meninas. Mas, desde janeiro deste ano, a imunização passou a ser ofertada para meninos de 12 e 13 anos e crianças e jovens de 9 a 26 anos vivendo com o HIV.

Apesar dos benefícios associados à vacinação, o governo ressaltou que o principal motivo da ampliação é a redução da perda do medicamento. Atualmente, existem cerca de 467 mil doses próximas do vencimento.

Fundo Brasil-China poderá financiar CEM por cento de projetos no país

O Fundo Brasil-China de Cooperação para Expansão da Capacidade Produtiva entrou em operação na última segunda-feira, dia 26 de junho. O acordo visa financiar até 100% de projetos na área de infraestrutura, manufatura, tecnologia e agronegócio.

O Fundo Brasil-China foi anunciado durante a realização do Fórum de Investimentos Brasil 2017. A conferência aconteceu no dia 30 de maio e contou com a presença do Ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, dos Secretários Executivos do governo federal, bem como o Embaixador da China no Brasil.

O Bom Humor

Acaso nãos nos renovarás a vida, a fim de que o teu povo se alegre em ti? Mostra-nos o teu amor, ó Senhor, e concede-nos a tua salvação! Eu ouvirei o que Deus, o Senhor, disse; ele promete paz ao seu povo, aos seus fiéis! (Salmos 85.6-8).

O bom humor é aquela boa e alegre disposição afetiva que procede da mente, do coração e do espírito. O humor de uma pessoa pode ser expresso entre polos extremos da mágoa e da alegria. Por isso é que chamamos de bem humoradas as pessoas receptivas, alegres e que olham a vida por uma perspectiva diferente das demais pessoas. Dizem que elas vivem mais e conseguem fazer coisas além do que se pode esperar delas. O bom humor não é passageiro porque faz parte da personalidade da pessoa.

Já o mau humor é um terrível estado de aborrecimento interior que paralisa, amargura e torce a visão, a ponto da pessoa mal humorada tornar-se pessimista. A pessoa mal humorada sempre enxerga o lado ruim e incompleto. Enxerga Deus com o mesmo ânimo que possui.

A pessoa bem humorada tem uma visão coerente da vida, enxergando e perdoando os fracassos daqueles que a cercam. Reconhece os limites da natureza humana e não enxerga Deus limitado.

O bom humor não depende do dinheiro, sucesso, amor, nem de uma boa profissão ou de uma situação economicamente estável. Ele é resultado de uma forte e determinada segurança interior. A respeito Deus diz: “Mas quem me ouvir terá segurança, viverá tranquilo e não terá motivo para ter medo de nada” (Provérbios 1.33).

Se você ouvir Deus e obedecê-lo, terá todas as condições favoráveis para ser uma pessoa bem humorada. Quem ouve e obedece a Palavra de Deus, tem condições para um sono seguro, para a paz interior e para uma boa disposição ao amanhecer.

Quando nos colocamos inteiramente sob a segurança de Deus, o bom humor nasce como a luz da manhã, naturalmente! Uma pessoa que viveu na segurança de Deus disse: “Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança” (Salmos 4.8).