Hipocondria

share on:

27/09/2017 – FIQUE POR DENTRO

Segundo o Manual de Transtornos Mentais, publicado pela Associação de Psiquiatria dos Estados Unidos, a hipocondria trata-se de uma condição que leva as pessoas a acreditarem que estão com uma doença grave.

Ou seja, o paciente considera que sintomas normais do corpo, como cansaço, falta de sono ou dores musculares, significam problemas de saúde de maior gravidade.

Essas pessoas saudáveis procuram médicos e hospitais dizendo que têm uma doença grave. Como não recebem o diagnóstico que esperam, duvidam de exames e laudos médicos que não apontam qualquer problema de saúde, o que leva essas pessoas a recorrem a outros profissionais. Quando a pessoa entra nesse ciclo, a doença real que aparece é a hipocondria.


Entrevista com o clínico geral, Haniel Eller. Ele fala sobre hipocondria. Confira:

 


Planejamento prevê retomada dos concursos públicos a partir de 2019
Suspensos desde 2016 devido ao agravamento da crise econômica, novos concursos públicos para vagas no executivo federal devem voltar a ser autorizados somente a partir de 2019.

De acordo com o assessor especial do Ministério do Planejamento, Arnaldo Lima Junior, esses concursos serão necessários para preencher vagas que serão abertas com a aposentadoria de servidores.

Números do governo mostram que, até 2027, quase 40% dos servidores públicos do Executivo Federal devem se aposentar.

O objetivo é manter a força de trabalho em um quantitativo próximo do ano atual. Por isso, segundo o próprio assessor não há dúvida na decisão tomada pelo governo.


Ministério da Saúde anuncia investimento para tratamento de vítimas do zika vírus

O ministério da saúde anunciou na última terça-feira a liberação de recursos para reforçar a rede de cuidados às crianças afetadas com o zika vírus. Segundo o ministério, 27 milhões de reais serão liberados para ampliar e qualificar os serviços na atenção básica, por meio dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família.

O anúncio foi feito em Recife, durante a abertura do “Encontro Regional: Fortalecimento da Atenção Básica na Articulação das Redes de Atenção à Saúde”, que reuniu gestores e técnicos dos 9estados do nordeste, além de especialistas.

No total, 15 milhões de reais serão aplicados na aquisição de novos kits fisioterápicos e outros 11 milhões para ações de diagnósticos.


Medo da Morte?

São muitas as pessoas que, por pavor da morte, estão deixando de realmente viver.

O medo da morte pode fazer com que deixemos de aproveitar certas oportunidades que surgem. Muitos tem medo de dirigir; medo de viajar de avião; medo da solidão; medo de sair à noite; medo de dizer sim; medo de dizer não…

Quando deixamos de viver em função do medo da morte, passamos a morrer até mesmo antes de havermos morrido.

Qual é a parte da vida que hoje você está deixando de viver em função do medo da morte?

Será que está realmente vivendo, quando se abstém das pessoas ou das experiências que acredita que vão feri-lo, machucá-lo, ou tirar-lhe a vida?

Existe uma maneira de escapar do medo da morte.
Tenha em mente dois fatos inquestionáveis: Primeiro considere que você começou a morrer no momento em que você nasceu. Segundo e mais importante é que a vida e a morte estão nas mãos de Deus.

“Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1 Coríntios 15.55)