Gratidão

share on:

03/04/2018

Para muitos, ouvir e dizer um “muito obrigado” é comum e corriqueiro. Mas sabe aquele “muito obrigado” que vem do fundo do coração e torna a frase quase que palpável? É a gratidão.

A gratidão é um sentimento nobre. Além disso, ela tem um enorme valor terapêutico. A pessoa que cultiva o hábito de agradecer a Deus é uma pessoa mais saudável, mais disposta, mais dinâmica e mais aceita. A gratidão leva ao louvor e pode transformar prosa em verso.

Fonte: Ultimato

 

Entrevista com o especialista em relacionamento humano, Ivan Maia. Ele fala sobre a gratidão. Confira:

 

Projeto de lei na Malásia punirá com rigor responsáveis por fake news

O governo da Malásia propôs uma lei que pune a disseminação de fake news. Os responsáveis podem ser obrigados a pagar cerca de 130 mil dólares.

A notícia foi divulgada pelo Wall Street Journal. Segundo o texto da lei, entram no domínio de notícias falsas quaisquer tipos de mensagens integral ou parcialmente falsas que manipulem dados, relatórios ou informações sobre algum acontecimento.

O texto considera também os formatos por meio dos quais as mensagens são transmitidas. Independentemente do recurso utilizado, seja ele gráfico, por meio de imagens ou gravação de áudio, todos serão considerados infração à lei.

Antes de entrar em vigor, o projeto precisa ser aprovado pela casa parlamentar local. Segundo o mesmo texto do Wall Street Journal, a expectativa é de que a lei seja aprovada antes das próximas eleições nacionais, quando a propagação de fake news atinge os níveis mais altos.

Eleita como palavra do ano em 2017, no Brasil a repercussão de fake news já ganhou um movimento virtual recente que busca eliminá-las.

 

O que pode ser feito em uma pré-candidatura

Antes de qualquer pessoa ser candidata é necessário que a mesma cumpra algumas medidas. Confira hoje no Entendendo a Política o que pode ser feito numa pré-candidatura:

É permitido a pré-candidatos declararem publicamente sua suposta candidatura a determinado cargo. Segundo a lei: “Não configura propaganda eleitoral antecipada, desde que não envolva pedido explícito de voto, a menção à pretensa candidatura”.

Além disso, a reforma política também possibilitou aos pré-candidatos serem convidados por estações de rádio, emissoras de televisão para participarem de encontros, de debates e de entrevistas. Segundo a Lei das Eleições, o pré-candidato também pode, nesses meios de comunicação, expor sua plataforma política esclarecendo pontos sobre a saúde, educação, lazer e políticas sobre segurança da mulher e outras pautas.

Falar sobre responsabilidade, honestidade e capacidade de mudar determinados problemas de governo é uma prática ainda comum em tempo de campanha eleitoral. Porém, tratando-se de pré-campanha, essa prática até 2015 era proibida. Com as mudanças causadas pela reforma, a prática foi legalizada. Desse modo, o pré-candidato tem o direito de falar sobre suas qualidades, virtude e caráter.

 

Pausa para Gratidão

Vale a pena fazer uma pausa para gratidão pelas alegrias do ano que está em andamento. Mesmo quando enfrentamos sérias lutas, problemas de saúde, dificuldades financeiras, desafios e incertezas profissionais, sempre temos motivos para sermos gratos.

Infelizmente, demonstrações de gratidão não são muito comuns no ambiente profissional ou familiar, às vezes até, inexistentes. Na agitação para negociar um novo contrato, fechar uma venda ou cumprir um prazo fatal, na correria do dia a dia, frequentemente esquecemos de nos reunir e celebrar as últimas conquistas.

Esta foi a observação de Ronnie Lott, ex-atleta profissional. Quando lhe perguntaram sobre as semelhanças e diferenças entre o esporte profissional e os negócios, ele respondeu: “A principal similaridade é que todos têm que contribuir. Você tem uma equipe e tira vantagem de suas forças e fraquezas. Não são somente as estrelas que o levam à grandeza. A diferença está na celebração. As pessoas nos negócios não celebram suas vitórias de forma a que todos sintam que fizeram enorme diferença”.

Lott parece estar certo. Talvez o meio empresarial e profissional devesse também estabelecer um dia para demonstrações de gratidão para todos que ajudaram a tornar possível cada realização. Considere o que a Bíblia tem a dizer sobre o assunto, como um time esportivo de sucesso, cada membro da equipe dá a sua importante e valiosa contribuição para a missão coletiva. O papel desempenhado por cada um precisa ser reconhecido. “E consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras. Procuremos encorajar-nos uns aos outros” (Hebreus 10.24 e 25).

“Sejamos gratos mesmo na adversidade. Podemos ser gratos nas dificuldades e lutas no trabalho ou na vida de modo geral e aprender com as situações difíceis. Elas podem construir e fortalecer nosso caráter, ajudando-nos a valorizar ainda mais os aspectos positivos da vida. “Deem graças em todas as circunstâncias” (1 Tessalonicenses 5.18).

Sejamos gratos a Deus por sua fidelidade. Todos os dias pessoas no trabalho ― até mesmo amigos e companheiros ― falham para conosco. As Escrituras nos asseguram que Deus jamais nos desamparará ou deixará de manter suas promessas. “Darei graças ao Senhor por Sua justiça; ao nome do Senhor Altíssimo cantarei louvores” (Salmos 7.17).

Por: Robert J. Tamasy