Glúten

share on:

10/01/2018 – FIQUE POR DENTRO

O glúten entrou para os assuntos de discussão em muitos meios de comunicação, e isso fez com que as empresas fossem obrigadas a incluir em suas embalagens a descrição: Sem Glúten. Cada vez mais pessoas preocupadas com a saúde, aderem à dieta sem glúten, ou buscam diminuir o consumo dos alimentos que contém glúten. Além disso, diversas pessoas sofrem com algum tipo de alergia ao glúten.

O glúten é uma proteína encontrada nos cereais como trigo, centeio e cevada. A ingestão de alimentos com esses cereais faz mal para quem tem intolerância ao glúten, como os doentes celíacos.


Entrevista com a presidente da Fenacelbra, Lucélia Costa. Ela fala sobre doença celíaca. Confira:

 


Dieta com tomate pode restaurar pulmão de ex-fumantes

Uma dieta equilibrada e rica em tomates pode salvar vidas. É o que sugere um estudo realizado pela Escola Pública de Saúde, em Baltimore, nos Estados Unidos. Pesquisadores descobriram que, em um período de 10 anos, foi possível desacelerar a perda progressiva de função pulmonar entre ex-fumantes que seguiram uma dieta rica em frutas, como o tomate, além do consumo frequente de maçã.

A pesquisa comprovou que certos componentes presentes nesses alimentos podem ajudar a restaurar os estragos causados pelo cigarro no pulmão. Os pesquisadores descobriram que adultos que comiam, em média, mais de 2 tomates e mais de 3 porções de frutas por dia tiveram menor declínio nas funções do órgão respiratório, em comparação com pessoas que comeram, diariamente, quantidades inferiores desses alimentos.

O estudo mostrou que o maior consumo de tomate resultou em melhora no órgão de todos os adultos analisados, inclusive nos que nunca fumaram.


Auxílio-moradia

Um levantamento elaborado pela consultoria de orçamento do Senado, mostra que, nos últimos 8 anos, o governo federal gastou 3,5 bilhões de reais com auxílio-moradia para servidores do Executivo, Legislativo, Judiciário e, também, do Ministério Público e da Defensoria Pública.

Auxílio-moradia é o reembolso das despesas com estada ou moradia. Os políticos que não ocupam um dos imóveis funcionais da Câmara têm direito a este auxílio e devem comprovar suas despesas por meio de notas fiscais ou recibos.


Os milagres e a normalidade da vida

Entendo que o Evangelho nos convida pra normalidade da vida, pois, todos os milagres que Jesus de Nazaré fez, devolveu à vida dos abençoados por Ele a volta ao normal.

Quem não enxergava, enxergou.
Quem não ouvia, ouviu.
Quem não falava, falou.
Quem não andava, andou.
Quem tinha uma das mãos encolhidas, recebeu a mão igual a outra, sã.
Quem só chorava, sorriu.
Que só sorria, chorou.
Quem andava encurvado, endireitou-se.
Quem era excluído porque era leproso, ficou limpo e incluído na vida.
Quem estava faminto, fartou-se.
Quem estava com sede, saciou-se.
Quem estava só, socializou-se.
Quem era sovina, mesquinho, ladrão, tornou-se generoso.
Quem era desumano, humanizou-se.
Quem era descrente, creu.

Enfim, todos os milagres devolveram as pessoas ao curso normal de suas vidas, e estes, incluíram a fé, a esperança, o amor, o perdão, o trabalho, o partilhar, a gratidão, o fazer o bem no seu dia a dia.

Passaram a viver com estas implicações que o Reino lhes trouxe.

Voltaram para seus afazeres e se tornaram melhores como seres humanos, claro, tornando melhor o que eram e o que faziam.

Pra mim isto é viver o curso da vida de maneira natural segundo o que o Evangelho nos devolveu de naturalidade em Cristo.

Por: Carlos Bregantim