10/01/2018 – FIQUE POR DENTRO
O glúten entrou para os assuntos de discussão em muitos meios de comunicação, e isso fez com que as empresas fossem obrigadas a incluir em suas embalagens a descrição: Sem Glúten. Cada vez mais pessoas preocupadas com a saúde, aderem à dieta sem glúten, ou buscam diminuir o consumo dos alimentos que contém glúten. Além disso, diversas pessoas sofrem com algum tipo de alergia ao glúten.
O glúten é uma proteína encontrada nos cereais como trigo, centeio e cevada. A ingestão de alimentos com esses cereais faz mal para quem tem intolerância ao glúten, como os doentes celíacos.
Entrevista com a presidente da Fenacelbra, Lucélia Costa. Ela fala sobre doença celíaca. Confira:
Dieta com tomate pode restaurar pulmão de ex-fumantes
Uma dieta equilibrada e rica em tomates pode salvar vidas. É o que sugere um estudo realizado pela Escola Pública de Saúde, em Baltimore, nos Estados Unidos. Pesquisadores descobriram que, em um período de 10 anos, foi possível desacelerar a perda progressiva de função pulmonar entre ex-fumantes que seguiram uma dieta rica em frutas, como o tomate, além do consumo frequente de maçã.
A pesquisa comprovou que certos componentes presentes nesses alimentos podem ajudar a restaurar os estragos causados pelo cigarro no pulmão. Os pesquisadores descobriram que adultos que comiam, em média, mais de 2 tomates e mais de 3 porções de frutas por dia tiveram menor declínio nas funções do órgão respiratório, em comparação com pessoas que comeram, diariamente, quantidades inferiores desses alimentos.
O estudo mostrou que o maior consumo de tomate resultou em melhora no órgão de todos os adultos analisados, inclusive nos que nunca fumaram.
Um levantamento elaborado pela consultoria de orçamento do Senado, mostra que, nos últimos 8 anos, o governo federal gastou 3,5 bilhões de reais com auxílio-moradia para servidores do Executivo, Legislativo, Judiciário e, também, do Ministério Público e da Defensoria Pública.
Auxílio-moradia é o reembolso das despesas com estada ou moradia. Os políticos que não ocupam um dos imóveis funcionais da Câmara têm direito a este auxílio e devem comprovar suas despesas por meio de notas fiscais ou recibos.
Os milagres e a normalidade da vida
Entendo que o Evangelho nos convida pra normalidade da vida, pois, todos os milagres que Jesus de Nazaré fez, devolveu à vida dos abençoados por Ele a volta ao normal.
Quem não enxergava, enxergou.
Quem não ouvia, ouviu.
Quem não falava, falou.
Quem não andava, andou.
Quem tinha uma das mãos encolhidas, recebeu a mão igual a outra, sã.
Quem só chorava, sorriu.
Que só sorria, chorou.
Quem andava encurvado, endireitou-se.
Quem era excluído porque era leproso, ficou limpo e incluído na vida.
Quem estava faminto, fartou-se.
Quem estava com sede, saciou-se.
Quem estava só, socializou-se.
Quem era sovina, mesquinho, ladrão, tornou-se generoso.
Quem era desumano, humanizou-se.
Quem era descrente, creu.
Enfim, todos os milagres devolveram as pessoas ao curso normal de suas vidas, e estes, incluíram a fé, a esperança, o amor, o perdão, o trabalho, o partilhar, a gratidão, o fazer o bem no seu dia a dia.
Passaram a viver com estas implicações que o Reino lhes trouxe.
Voltaram para seus afazeres e se tornaram melhores como seres humanos, claro, tornando melhor o que eram e o que faziam.
Pra mim isto é viver o curso da vida de maneira natural segundo o que o Evangelho nos devolveu de naturalidade em Cristo.
Por: Carlos Bregantim