FGTS

share on:

24/02/2017

A Caixa Econômica divulgou na terça-feira da semana passada o calendário para os saques em contas inativas do FGTS, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Uma das novidades anunciadas é que pagamentos de até 3 mil reais poderão ser sacados nas lotéricas e Correspondentes Caixa Aqui, empresas que funcionam e atuam como agências da Caixa.

O FGTS é um depósito mensal, referente a um percentual de 8% do salário do empregado, que o empregador fica obrigado a depositar em uma conta bancária no nome do empregado.

Ele foi criado em 1966, em substituição ao estatuto da estabilidade decenal no emprego. Ele determinava que o trabalhador que completasse 10 anos no emprego tornava-se estável, podendo ser demitido apenas por justa causa.

 


Com o advogado, Renato de Oliveira Ramos. Ele fala sobre o FGTS

 

 

Alemanha vai encalhar navio no gelo por um ano na maior expedição científica ao Polo Norte

Uma empreitada alemã está sendo considerada a maior expedição de pesquisa já planejada ao Ártico. Um navio de pesquisa de 120 metros de comprimento, o Polarstern, deverá encalhar e flutuar pelo mar de gelo do Polo Norte. A viagem de 2.500 quilômetros começa em 2019 e deve durar 1 ano.

Pesquisadores esperam reunir informações sobre a região aonde o clima vem mudando rapidamente. Mês passado, a extensão do gelo do Ártico foi a menor já registrada, durante a era dos satélites, para o mês de janeiro, com temperaturas vários graus acima da média de longo prazo.

A missão lembra a expedição do explorador norueguês Fridtjof Nansen que, por volta de 1890, foi o primeiro a chegar ao Polo Norte e flutuar pelo mar congelado. Uma escuna chamada Tara também atravessou o oceano de gelo, das águas da Sibéria até o Estreito de Fram, da mesma maneira, há uma década. Mas o Polarstern é uma enorme plataforma científica e sua lista de tarefas e objetivos faz os esforços anteriores na região parecerem pequenos.

 

Museu Ferroviário de Araguari

O Museu Ferroviário de Araguari foi criado em 2006, no Palácio dos Ferroviários, onde atualmente funciona a Prefeitura de Araguari. O local abriga um acervo de mais de 1000 peças que resgatam a história da Estrada de Ferro Goiás e da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro.

As peças do museu lembram o dia a dia daqueles que passaram boa parte de suas vidas nas ferrovias.

Em parceria com a Fundação Araguarina de Educação e Cultura, começou nesta quinta-feira a exposição Mulheres Ferroviárias de Araguari. A mostra resgata a história de mulheres do município que foram precursoras numa profissão dominada pelos homens.

O Museu Ferroviário de Araguari fica na Praça Gaioso Neves, 129, em Araguari, Minas Gerais. Mais informações: (34) 32-90-31-05.

 

Caminhar Solidário

À medida em que a solidão se impõe, imponho a mim mesmo um caminhar solidário e comunitário com alguns. Digo imponho, sim, pois, não raras as vezes, o desejo é me deixar vencer pela solidão.

Alguns familiares que se aproximam na leveza do amor e se tornam amigos e juntos celebram a beleza de uma história construída ao longo dos anos.

Alguns amigos que partilham a vida sem interesses, a não ser o interesse de estar junto, ao redor da mesa, celebrando a vida, sem cobranças e imposições.

Alguns queridos que chegam, como os “trabalhadores da última hora” e se dispõem a ajudar, carregando parte dos pesos que tendem a ficar cada vez mais pesados.

Nas redes sociais aparecem os invisíveis, mas, presentes, que escrevem boas e benvindas palavras e expressam gestos virtuais de generosidade que nos fazem tão bem.

É assim que tenho caminhado, me doando aos que assim vivem e deixando me acolher por aqueles que desejam me acolher.

Sem cobranças, pois, cada um, nestes tempos trabalhosos, carregam pesos que só eles mesmos sabem.

Na jornada da vida, vamos nos encontrando ou não, mas, buscando viver estes tempos solitários de um modo solidário.

Carlos Bregantim