Fake news (Notícias falsas)

share on:

09/03/2018 – FIQUE POR DENTRO

Quem tem acesso à internet e às redes sociais provavelmente já se deparou com notícias falsas, mesmo que não tenha se dado conta disso. No ambiente virtual, as chamadas ‘fake news’ são rapidamente compartilhadas e espalhadas, com a ajuda de robôs.

Segundo a Universidade de Oxford, mais da metade do tráfego da internet é feita por bots ,programas que simulam ações humanas repetidas vezes e de maneira padrão. São capazes de fazer um tema se transformar em tendência, atacar uma figura pública, espalhar um boato e, inclusive, ser importante arma política.

 

Entrevista com o criador do site e-farsas, Gilmar Lopes. Ele fala sobre notícias falsas na internet. Confira:

Roma vai banir carros a diesel do centro histórico em 2024

Seguindo uma tendência crescente na Europa, a prefeitura de Roma decidiu banir o trânsito de carros a diesel no centro da cidade. A medida visa reduzir a poluição atmosférica causada pela queima desse combustível.

Há anos, a região sofre com picos de má qualidade do ar, que prejudicam a saúde da população e as centenas de monumentos históricos que adornam a cidade. O anúncio foi feito nesta semana pela prefeita Virginia Raggi, e publicado em sua página no Facebook.

O anúncio romano vem na estreia da decisão da justiça da Alemanha de delegar a cada cidade a decisão de proibir a circulação de veículos poluentes. Assim como em outros lugares da Europa, várias cidades alemãs sofrem com a poluição do ar.

Em dias em que os níveis de poluentes superam limites considerados seguros, as autoridades costumam reduzir os preços dos transportes públicos a fim de estimular a população a deixar o carro em casa.

Outros países estudam medidas duras para combater a poluição. Reino Unido e França, por exemplo, resolveram que proibirão a venda de carros a diesel e a gasolina a partir de 2040.

 

Festival Path

Já imaginou a união entre 500 palestrantes, mais de 20 shows, mostra de filmes, 4 workshops, feira de startups, exposições de arte, food trucks e até uma mostra de games? Isso é possível e está marcado para o mês de maio em Pinheiros, São Paulo.

A 5º edição do Festival Path vai ocorrer entre os dias 19 e 20 de maio, a fim de promover, além de palestras e workshops pagos, uma explosão de música brasileira, maratona de filmes e gastronomia ao ar livre.

Todas as atividades acontecem simultaneamente na região de Pinheiros, assim todo mundo pode curtir o evento a pé! Para mais informações acesse festivalpath.com.br.

 

Vivendo de Acordo Com Nossos Valores

Tudo que fazemos é influenciado pelos nossos valores. Mesmo que nunca tenha feito uma lista das coisas que são importantes para você, suas ações são fortemente determinadas pelos valores que lhe são caros e importantes. Toda vez que você toma uma decisão, está confiando em seus valores para lhe dizer o que fazer.

Infelizmente alguns dos valores através dos quais operamos podem ser contraproducentes e impedir nosso sucesso e senso de satisfação e de realização. Muitos desses valores estão em nosso subconsciente; nós não os escolhemos. Eles nos foram impostos por pais, amigos, colegas e pela cultura à nossa volta. Estudos têm demonstrado que a programação da televisão e do conteúdo da Internet se tornaram os principais formadores de valores em nossa sociedade. Como resultado, se não formos cuidadosos, podemos nos descobrir agindo de acordo com informações e valores incorretos que não se sustentam sob pressão.

Assim como as velas determinam a direção de um barco, nossos valores orientam e até mesmo ditam o curso de nossa vida. Se isto é verdade, devemos, de modo intencional e frequente, fazer perguntas como: “Em que direção meus valores estão me conduzindo? Eles produzirão o que espero ou me desapontarão?”

Outro fato sobre valores é que eles podem produzir muito estresse. Ocorre quando aquilo que declaramos crer e o que de fato cremos não estão alinhados. Por exemplo: quando dizemos: “Minha família é importante para mim”, mas estamos sempre ocupados ou cansados demais para desfrutar de sua companhia. Dizemos: “Dou valor à minha saúde”, mas trabalhamos em excesso, comemos demais e de forma errada, e raramente nos exercitamos. Dizemos: “Não sou materialista”, mas ficamos tão endividados, que nos preocupamos o tempo todo com dinheiro.

Como podemos resolver esse conflito de valores? Identificando o que realmente é importante. Lembre-se: sucesso é o que sinto quando vivo de acordo com meus valores. Não é um objetivo. Você pode ser bem-sucedido em qualquer área da vida, tendo por base seus próprios valores e metas pessoais. Comece por uma lista das coisas que mais valoriza. Pergunte a si mesmo: O que é mais importante? O que vai ser duradouro? “…Devemos escolher seguir o que é direito, mas primeiro devemos definir o que é bom”(Jó 34.3-4).

Por: Rick Warren