Engasgo

share on:

05/01/2016

Todo mundo sabe que engasgo é coisa séria e pode ser até letal. Tanto que o que não faltam por aí são vídeos e tutoriais de como salvar uma pessoa que esteja se engasgando.

Um das preocupações dos pais de bebês recém-nascido é engasgar durante. Após a mamada, a mãe deve cuidar para que o bebê arrote e só depois disso pode colocá-lo para dormir. Sempre de barriga para cima, com a cabeça de lado.

Nos adultos, a dificuldade de engolir não é comum. Quando começa a se manifestar com frequência pode ser indicador de algum problema. Nos idosos, pode acontecer com certa frequência por causa da fraqueza natural da idade das estruturas musculares envolvidas na deglutição.

Jesus e as nossas doenças

“E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus”. (João 9.2, 3)

As doenças sempre foram um mal da humanidade. A deterioração do corpo humano, seja pela velhice ou pela doença, é consequência do pecado que atingiu a todos nós.

Não podemos dizer que todos os doentes tem seu estado de saúde debilitado, provocado pelo pecado familiar. Quando os discípulos se depararam com este pobre cego, imediatamente perguntaram ao Senhor Jesus: “Quem pecou, este ou seus pais?” A pergunta dos judeus era acerca do pecado do pai que trazia consequências sobre as gerações futuras. A resposta de Jesus desmonta essa equivocada ideia dos judeus. Ele afirmou que a doença daquele homem serviria para mostrar a obra de Deus.

Naquele caso, a cegueira era o mal que estava fora do alcance de cura por meios humanos. Quando Jesus o curou, mostrou que Deus se compadecia dos doentes e que o poder de tirar o mal das pessoas estava em suas mãos. Jesus Cristo operou muitos milagres durante o tempo em que ele exerceu seu ministério. Ele causou espanto naquele tempo justamente por causa da quantidade de milagres que realizou.

Mas o milagre, como as curas, por exemplo, não definiam o seu ministério. Eles serviam para atestar que Jesus havia sido enviado da parte de Deus. Os milagres de Jesus eram manifestações da graça do Pai. Jesus Cristo tem poder e pode curar todas as doenças, se essa for a vontade do Pai.

Veja as missões e eventos espaciais em 2017

O ano de 2016 foi cheio de missões e eventos espaciais. E este novo ano também deve ser movimentado. Confira os principais eventos que estão no calendário astronômico de 2017.

Quase 20 anos no espaço, a sonda Cassini deve encerrar sua missão e “mergulhar” na órbita de Saturno em setembro, de acordo com a NASA. A agência espacial está a 12 anos estudando os anéis e luas do planeta com a espaçonave lançada em 1997.

Em 7 de abril o planeta terá sua maior aproximação da Terra, também estará “de frente” para o Sol. De qualquer forma, ele poderá ser visto nas noites de março até maio. Vênus também será observado com mais destaque nos meses de janeiro e fevereiro.

Com uma duração de 2 minutos e 40 segundos, de acordo com a NASA, um eclipse deverá ser visto parcialmente na América do Sul em agosto. A escuridão total ficará por conta dos moradores dos Estados Unidos.