Educação dos bebês

share on:

Educação dos bebês

Nos últimos anos, as descobertas da ciência mudaram nosso entendimento sobre os bebês: eles são muito mais inteligentes do que se supunha, e capazes de aprender e se comunicar desde muito cedo.

O entendimento acerca dos saberes das crianças de até 18 meses mostra que elas são cientistas em potencial: adquirem conceitos cotidianos da física ao observarem como os objetos se movem, ou da biologia, através da observação dos seres vivos, por exemplo. Na escola, a socialização entre si e com outros adultos que não seus pais demonstra a capacidade de linguagem.

Como define o pedagogo Paulo Fochi, especialista nessa faixa etária, “os bebês são pop”. “Talvez eles nunca tenham aparecido tanto quanto agora. Isso é bom porque estamos tornando-os visíveis, tirando-os da invisibilidade”, define Paulo.

 


Com a pesquisadora, Maria Carmem Barbosa. Ela fala sobre a educação dos bebês

 

 


Canadense é eleita a melhor professora do mundo

 A canadense Maggie MacDonnell foi anunciada semana passada a vencedora do Global Teacher Prize, competição que escolhe o melhor professor do mundo. A canadense falou sobre a sua experiência como professora no Salluit, uma comunidade de esquimós no ártico canadense. Ela testemunhou o enterro de 10 alunos no período de 6 anos em que trabalha por lá.

Maggie trabalha em uma comunidade que possui apenas 1.300 habitantes e aonde a temperatura no inverno chega a menos 25 graus Celsius. As escolas da região sofrem com a desistência de professores, a instituição onde Maggie atua está sem diretor, por exemplo. Por lá, a docente desenvolveu vários projetos para incentivar a permanência escolar, como um programa de nutrição, em que os estudantes preparam lanches para os colegas, e a criação de um centro esportivo para as crianças e adolescentes das escolas e a comunidade em geral.

O Brasil concorria ao prêmio com capixaba Wemerson da Silva Nogueira, que se tornou nacionalmente conhecido no ano passado, ao levar o prêmio Educador Nota 10 por um projeto sobre a contaminação do Rio Doce após o rompimento da barragem de Mariana, em Minas Gerais.

 

Mistura Crucial

Os verdadeiros campeões do mundo dos esportes sabem que não existem atalhos capazes de levá-los até o topo. Eles escalam a montanha um passo de cada vez.

O esforço é um recurso essencial para que as coisas aconteçam, enquanto a paciência é o canal para a sua realização. Ambos são cruciais em direção à conquista do sucesso.

Sem paciência, os retrocessos e desapontamentos podem anular o mais perseverante dos esforços. Por sua vez, sem esforço, a paciência por si só irá realizar muito pouco.

Quando você produz equilíbrio entre esforço e paciência, passa a ter uma mistura realmente sábia. Com esforço suficiente é capaz de realizar muitas coisas, sem esperar que seja rapidamente. A maneira mais eficiente de agir é entregar-se ao esforço contínuo, somente tornado possível mediante uma persistente paciência.

Apesar de aparentemente contraditórios, esforço e paciência na realidade trabalham de mãos dadas, e produzem resultados excelentes. Seja sábio e equilibre esses dois elementos: esforço e paciência.

Autor Desconhecido