“E se um dia eu precisar…”

share on:

“E se um dia eu precisar…”

Quem já teve de ir para um imóvel menor, mudar de país, fazer uma reforma demorada ou simplesmente lidar com a falta de espaço em casa? E muitos sabem, não é fácil achar um lugar para guardar móveis ou objetos pessoais quando mais se precisa.

Para resolver esse problema, empresas oferecem no Brasil um serviço que já existe há muito tempo em países como Estados Unidos e Inglaterra. É o self storage , uma forma privativa de guardar o que não cabe em casa.

Essas companhias alugam boxes de tamanhos variados em armazéns espalhados pela cidade. Quem contrata o serviço é cadastrado para poder entrar no local e é o único que tem acesso ao seu contêiner, no qual pode guardar o que quiser. A pessoa ganha o seu próprio cadeado e pode entrar e sair do armazém a qualquer hora.

 

Com o arquiteto e responsável técnico do Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada, Jorge Eduardo Lucena Tinoco. Ele fala sobre monumentos históricos

 

 

Brasil tem maior diversidade de árvores do planeta

O Brasil é o país com a maior biodiversidade de árvores do mundo, aponta um levantamento inédito. Há 8.715 espécies de árvores no território brasileiro, 14% das 60.065 que existem no planeta. Em segundo na lista vem a Colômbia, e a Indonésia.

O estudo foi realizado pelo Jardim Botânico de Conservação Internacional, uma organização sem fins lucrativos, com base nos dados de sua rede de 500 jardins botânicos ao redor do mundo. A expectativa é que a lista, elaborada a partir de 375,5 mil registros e ao longo de 2 anos, seja usada para identificar espécies raras e ameaçadas e prevenir sua extinção.

300 espécies foram consideradas seriamente ameaçadas, por terem menos de 50 exemplares na natureza. Também foi identificado que, com exceção dos polos, onde não há árvores, a região próxima do Ártico na América do Norte tem o menor número de espécies, com menos de 1,4 mil.

 

Museu Imperial no Rio de Janeiro

O Museu Imperial possui o principal acervo do país relativo ao império brasileiro, período governado por Dom Pedro 2º.

Reúne relíquias como móveis, joias e documentos do Segundo Reinado. No salão anexo, há carruagens e a locomotiva que fazia o trajeto Rio de Janeiro-Juiz de Fora pela Estrada de Ferro Mauá. O jardim valoriza ainda mais a construção.

O acervo do museu é constituído por peças ligadas à monarquia brasileira, incluindo mobiliário, documentos, joias, obras de arte e objetos pessoais de integrantes da família imperial.

O Museu Imperial fica na Rua da Imperatriz, 220 no Centro em Petrópolis, Rio de Janeiro. Mais informações: (24) 22-45-55-50.

 

Marcas

Dia destes estava tentando lembrar se sei o nome de meu bisavô. Descobri que não faço ideia de quem foi, o que fazia, como era, etc. Fiquei chocado ao perceber que, claro, ele existiu, mas foi esquecido. E pensei: dentro de algumas poucas gerações também eu terei sido esquecido… será que só eu penso estas coisas? Será que só eu tenho vontade de fazer algo para não desaparecer da face da terra sem deixar vestígios de minha passagem?

Seguramente não. Cada ser da humanidade busca freneticamente um jeito de permanecer. O registro bíblico traz a história de um homem chamado Absalão, que ciente do alto risco de morrer jovem, decidiu fazer algo para não ser esquecido.

Quando em vida, Absalão tinha levantado um monumento para si mesmo no vale do Rei, dizendo: “Não tenho nenhum filho para preservar a minha memória”. Por isso deu à coluna o seu próprio nome. Chama-se ainda hoje Monumento de Absalão. (2 Samuel 18.18). Já ouviu falar? Parece que a ideia não funcionou. Absalão tentou conquistar um reino e passar para a história construindo uma auto-homenagem.

Se você quer investir em alguma coisa que dure para a eternidade, é bom investir em alguma coisa que seja para a eternidade: gente.

O cristianismo é uma questão de gente. Começou com o Deus Eterno se tornando gente, e sendo gente do jeito que gente deve ser. E tendo se tornado gente, morreu por amor de gente. Tem passado anos chamando gente e transformado gente.

Quer fazer algo que seja para a Eternidade? Coopere com Jesus trabalhando com gente, transformando gente para ser mais parecida com Jesus – o modelo de gente como gente deve ser.

Pessoas que passam pela vida deixando marcas nas outras, jamais serão esquecidas. Cuide de gente em nome de Jesus, e deixe marcas de amor que permanecerão para toda Eternidade.