Doulas

share on:

22/08/2017 – FIQUE POR DENTRO

A maternidade é uma grande e desafiadora aventura. E, durante a gestação, as mães podem contar com pessoas experientes que darão suporte em todo esse período.

“Mulher que serve.” É essa a origem grega da palavra “doula”. Trata-se de uma profissional que tem experiência no acompanhamento de gestantes. A Organização Mundial da Saúde reconhece que a assistência fornecida pela doula durante a gravidez traz diversos benefícios para o parto.

Esse apoio impacta positivamente na saúde das mamães e dos recém-nascidos. Proporciona, também, vantagens psicoemocionais.


Entrevista com a doula Raquel Nantes Tavares. Ela é formada pelo Grupo de Apoio à Maternidade Ativa. É também uma das fundadoras da Casa Materna, em Santo André, na Grande São Paulo. Confira:

 


Amor e Dedicação

A Bíblia conta maravilhosas histórias de amizade, por exemplo, Davi e Jônatas. O livro de Provérbios diz que há amigos que nos são mais próximos do que um irmão. Já o Novo Testamento nos traz uma das mais belas histórias de amizade e dedicação: Lucas e Paulo. Porém, o Novo Testamento não nos revela muitos detalhes sobre a vida de Lucas, sendo que para descobrir um pouco sobre a sua história, temos que olhar para a vida e cartas do apóstolo Paulo.

Por intermédio de Paulo, sabemos que Lucas era médico. Parece que o primeiro encontro entre os dois ocorreu em Trôade, onde juntos partiram para a Macedônia. A primeira cidade macedônia em que eles pregaram o Evangelho foi Filipos. Historiadores do cristianismo concordam que Lucas pastoreou aquela igreja por seis anos, entre 51 e 57 d.C.

Um dos grandes feitos da vida de Lucas foi sua presença nos momentos mais críticos da vida do apóstolo Paulo. Lucas não era o amigo somente para as horas fáceis e tranquilas, mas o amigo das horas difíceis e sombrias. Fazemos esta afirmação por que Lucas esteve com Paulo nas quatro vezes em que o apóstolo foi encarcerado: Jerusalém, Cesareia, e duas vezes em Roma.

Mas é na última prisão de Paulo que a amizade foi realmente provada. “Somente Lucas está comigo”, disse Paulo para seu discípulo Timóteo. Neste período, Paulo está esperando sua execução, que aconteceu, provavelmente, no ano de 68 d.C., por decapitação, por ordem do imperador romano Nero. Todos os demais companheiros de Paulo o tinham deixado.

Que lição podemos aprender com Lucas? Amor e dedicação! Penso que a dedicação de Lucas à Paulo prova o quanto o amor cristão é transformador. Lucas, um médico, homem culto, abriu mão de vários anos de sua vida para acompanhar o apóstolo enquanto estava preso. Num desses períodos, na primeira prisão em Roma, Lucas redige sua obra, os livros bíblicos de Lucas e Atos. Lembrando que estes dois livros também mostram a dedicação de Lucas à outro amigo, a saber, Teófilo.

A dedicação às pessoas é fruto do amor que transformou nossas vidas. Nós temos uma fé que não pode ser vivida para nós mesmos, mas nossa fé deve se abrir para os outros. Nosso alvo é servir o nosso próximo. Deus nos escolheu para sermos um povo de boas obras.