Distúrbios do sono

share on:

21/03/2018

As empresas do Vale do Silício, região onde estão situadas várias empresas de alta tecnologia dos Estados Unidos, já influenciaram a forma como as pessoas se alimentam, se locomovem nas grandes cidades e assistem às suas séries favoritas. Uma das próximas fronteiras parece ser o ato de dormir. Muitos produtos estão sendo criados para combater os distúrbios do sono.

A insônia, um dos mais graves, afeta 35 por cento da população mundial e já é classificada como um problema de saúde pública. Durante décadas, diversos estudos demonstraram que o sono ruim prejudica o sistema imunológico, o aprendizado e a memória e contribui para a depressão e outros problemas da mente, além de causar obesidade e diabetes.

Com foco nessa mudança de comportamento, uma lista crescente de aplicativos, sensores e chips com diversos métodos promete melhorar a qualidade do sono. Trata-se de um mercado que movimentou mais de 30 bilhões de dólares em 2016. (Fonte: Pequenas Empresas, Grandes Negócios).

 

Entrevista com a fonoaudióloga, Esther Mandelbaum Gonçalves Bianchini. Ela fala sobre os distúrbios do sono. Confira:

 

Novo método faz com que o câncer de mama agressivo responda a tratamento convencional

Cientistas de uma universidade na Suécia encontraram uma maneira de fazer com que cânceres de mama mais agressivos respondam ao tratamento convencional. A estratégia, em fase inicial, foi publicada em uma revista de saúde e teve como primeiro autor o pesquisador Kristian Pietras.

O câncer de mama é geralmente tratado com terapia hormonal que busca limitar a ação dos hormônios femininos. Quase 70% dos tumores crescem na presença do estrogênio, hormônio que controla tamanho dos seios, ovulação e até o brilho da pele, mas que também possui o papel de “alimentar” tumores de mama. Contudo, os cientistas desenvolveram essa estratégia capaz de melhorar o prognóstico de 15% dos cânceres mais difíceis de tratar.

 

Na prática, quais são as funções dos partidos?

De modo geral, os partidos políticos são associações que representam diferentes convicções e organizam um plano de governo de acordo com as ideias que defendem. Podemos apontar as características básicas de ação que definem um partido como: o caráter de formação de um grupo, já que se trata da união de pessoas com ideias em comum.

A segunda: uma organização dessas ideias em um plano de conquista de cargos governamentais, e a terceira que é a administração de um município, estado ou país baseada nas propostas de campanha aliada às correntes de pensamento político que atendem às demandas da população.

Por isso, as principais funções desses partidos são: lançar candidaturas, mas não é permitido o lançamento de candidaturas avulsas. A elaboração de agendas políticas que determinam a prioridade de alguns assuntos e ações no governo. E o incentivo ao debate público, ou seja, é função do partido elucidar suas ideias para a sociedade com o objetivo de conquistar adeptos para suas propostas fomentar de acordo com a sua ideologia.

 

Descansar

Pode parecer estranho começar a semana falando sobre descanso. Acontece que o descanso é fundamental para que o nosso trabalho seja produtivo e relevante.

O trabalho constitui algo de grande mérito, tanto em termos sociais como em relação ao fortalecimento do próprio espírito humano. Todos os grandes homens mantiveram-se afastados da preguiça, e na Bíblia o apóstolo Paulo exalta o trabalho da mesma forma que o sábio Salomão. A atividade produtiva é vinculada ao direito de ter bens e até mesmo ao acesso aos alimentos.

Deus trabalhou, desde o início da criação, mas convém observar que, logo a seguir, ele descansou. Surge então uma nova condição: a do descanso que é justo e necessário. Tão importante que a própria lei divina o leva em conta.

O adequado descanso exige, entretanto, condições que nem sempre estão disponíveis às pessoas. Não só no aspecto físico, mas emocional e principalmente espiritual.

Nestes campos, obter o descanso não é fácil, pois, ao longo do tempo, existe a tendência de acumular sobre nossas vidas verdadeiros “fardos” de frustrações, incertezas, medo, tristeza, derivados de pecados, enganos e conflitos.

Medicamentos muitas vezes não oferecem a resposta para tais situações. Então, o que fazer? A resposta de Deus, que conhece todas as nossas dificuldades e limitações, está na afirmativa de Jesus que nos convida à troca de nosso “fardo” pesado por sua suave e leve “mochila”, e na orientação e direcionamento para um caminho onde os embaraços são retirados.

Se você tem se sentido cansado, pressionado pelo dia a dia, sobrecarregado pelos embates do mundo atual, que a ninguém oferece guarida, é o momento ideal para aceitar tal convite. Faça como milhares de pessoas que, parando de lutar sozinhas, ou de fazer tudo por conta própria, deixaram que Deus lhes desse o descanso e a paz que somente Jesus Cristo tem para oferecer.