Dislexia

share on:

16/11/2018 – FIQUE POR DENTRO

Dislexia é um distúrbio de aprendizagem caracterizado pela dificuldade de leitura e escrita. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas.

Lentidão na aprendizagem, dificuldade de concentração, palavras escritas de forma estranha, dificuldade de soletrar e troca de letras com sons ou grafias parecidas são alguns sinais de dislexia. Porém, não se trata de uma doença, mas de uma característica genética configurada entre a décima sexta e a vigésima quarta semana de gestação do feto.

Segundo a Associação Brasileira de Dislexia, o problema está presente entre 5 por cento e 17 por cento da população mundial, podendo afetar a área visual e auditiva. Apesar de ser o distúrbio de maior incidência nas salas de aula, um estudo apresentado na Associação Britânica de Dislexia afirma que cerca de 70 por cento dos profissionais das áreas de saúde e educação têm pouco conhecimento sobre ele.

Fonte: minhavida.com.br

Entrevista com Adimari Sarges, psicóloga clínica, especialista em Neuropsicologia e Reabilitação Cognitiva. Confira:

 

Exposição no CCBB explora hiper-realismo e realidade virtual

Sabe aquelas pinturas e desenhos que são TÃO realistas que parecem uma fotografia? Esses trabalhos ligados ao hiper-realismo são o ponto de partida da nova exposição do Centro Cultural Banco do Brasil, o CCBB de São Paulo.

A mostra que leva o nome “50 anos de Realismo – Do Fotorrealismo à Realidade Virtual”, está em cartaz até o dia 14 de janeiro e 2019.

Ao longo de todo o espaço expositivo, o público encontra cerca de 90 obras, entre pinturas, esculturas, vídeos e instalações interativas, feita por 30 artistas de vários lugares do mundo. Um dos destaques é o trabalho hiper-realista de Giovani Caramello, conhecido como Ron Mueck brasileiro.

Tereza Arruda, curadora da exposição, sugere que os visitantes iniciem a visita pelo QUARTO andar, onde estão as obras dos primeiros pintores a se dedicarem ao foto e ao hiper-realismo.

Além do trabalho de Giovani Caramello, único brasileiro na exposição dedicado a este estilo, há esculturas do dinamarquês Peter Land, as paisagens naturais da inglesa Raphaella Spence, as representações geométricas inspiradas em fachadas de prédios modernistas do recifense Hildebrando de Castro e muitos outros.

Abençoado Sempre

A maneira como alguém encara seus problemas e obstáculos é que irá determinar o resultado final.

Uma maneira rápida de mudar sua atitude a respeito de qualquer coisa, independente das circunstâncias ao redor é esta: considere-se abençoado sempre!

Não importa onde você esteja; tampouco as circunstâncias que porventura o estejam atingindo.

Se existe alguma coisa que tem de ser feita, e que você preferiria evitar, considere-se abençoado sempre, pelo fato de ser forçado a fazê-la. Essa simples mudança no seu modo de pensar pode colocá-lo numa incrível atitude.

Se você está se defrontando com algum problema, ou alguma situação delicada, considere-se abençoado. Esta sua atitude o elevará automaticamente a uma postura muito mais eficiente.

É fácil? De modo nenhum!

É possível? Sim!

É  difícil, Muito!

Mesmo assim é melhor do que a alternativa de se entregar ao desespero. É em meio a grandes desafios que a graça de Deus  manifesta-se de uma forma rica.

E saiba: nada, absolutamente nada poderá lhe acontecer sem a permissão de Deus, sem que você possa suportar. Quando isso sai da cabeça e vai para o coração, sua vida pode sofrer uma grande e extraordinária revolução.

Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti. Isaías 26.3