Dia do Pão

share on:

16/10/2017 – FIQUE POR DENTRO

Salgado ou doce, com recheio ou sem, na chapa, torrado e de tantas outras formas, o famoso pãozinho é um dos alimentos mais tradicionais no mundo e, especialmente, no dia a dia dos brasileiros. Em homenagem a essa iguaria, hoje é comemorado o Dia do Pão. A data foi determinada pela União dos Padeiros e Confeiteiros em Nova Iorque no ano de 2000.

Com o passar do tempo, a receita original que leva farinha, água, sal e fermento, foi ganhando novas versões. O pão, também consumido em diversas partes do mundo, é famoso no Brasil por fazer parte de um típico café da manhã. Muitas famílias mantém o costume de ir até a padaria comprar o pão fresquinho e levar para casa. Em diversos casos, isso é feito todos os dias pela manhã, tornando-se parte de uma cultura.

A história indica o Egito como berço do pão moderno, que surgiu há cerca de 4 mil anos antes de Cristo. Naquela época o produto servia como moeda de troca, inclusive para pagamento de salário aos trabalhadores. Foi no século 17 que a França se consolidou como centro de fabricação de pães. O famoso rei francês, Luís 16, tornou a produção de pães mais organizada no país, dando origem a primeira padaria. Já no Brasil, a panificação foi trazida com os imigrantes italianos, primeiramente em Minas Gerais e logo se espalhando aos grandes centros.


Entrevista com o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados, Cláudio Zanão. Ele fala sobre o Dia do Pão. Confira:

 


MEC lança nova página de certificação de entidades

O Ministério da Educação lançou no último dia NOVE, a nova página de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Educação. O espaço foi reformulado para garantir maior transparência ao processo de certificação e bolsas de estudos oferecidas por meio de instituições de ensino.

O conteúdo foi atualizado e aprimorado e conta com novas ferramentas. Para as entidades, por exemplo, a página passa a oferecer a calculadora de bolsas. O objetivo é proporcionar aos gestores das entidades maior facilidade de cálculo automático da gratuidade a ser concedida.

Além dessas funções, a página permite localizar geograficamente as instituições de ensino que ofertam bolsas. Para o público em geral, a página divulga os números da certificação e permite a visualização de sua distribuição pelo território nacional.


Paideia (Paidéia)

Paideia é um vocábulo grego que deu origem a nossa palavra “pedagogia” e outras derivadas. Seu sentido original é muito amplo, mas numa tradução abrangente, podemos dizer que paideia significa a formação integral de uma pessoa, envolvendo disciplina, ensino, aprendizagem, e muito mais.

Essa é a palavra que o apóstolo Paulo utilizou na carta a Tito, capítulo 2, versículos 11 e 12, pra falar sobre a atuação da graça de Deus na vida daqueles que foram salvos por ela. O texto diz assim: “Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente…”

Em outras palavras, Paulo está dizendo que uma vez que fomos salvos por obra da graça de Deus, entramos numa escola para recebermos uma nova educação. Isso porque a educação de antes já não serve mais.

A nova educação é um processo em que a graça divina está tirando de nós a velha educação vinda da vida de pecado, a fim de introduzir uma nova educação, com novos valores, os valores do Reino de Deus.

Por isso, a nova vida com Deus deve ser vista como uma contínua aprendizagem; um longo processo de formação. Sabendo que nesse processo educacional Deus é quem nos ensina por meio de sua maravilhosa graça.

Esse conhecimento da obra de Deus nos faz ver que ser discípulo ou discípula de Jesus não é uma prática religiosa, mecânica, que se move nos parâmetros de certo e errado, mas sim a construção de uma nova vida, com novos valores, expectativas e esperanças.

Por:
Israel Mazzacorati