Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez

share on:

10/11/2016 

No dia 10 de novembro é comemorado, no Brasil, o Dia de Prevenção e Combate à Surdez.

Segundo a Organização Mundial da Saúde cerca de 400 milhões de pessoas no mundo sofrem de perda auditiva. Dessas, quase 38% o estão acima de 65  anos e 8% são crianças e adolescentes que tem até 15 anos de idade.

No Brasil, a perda auditiva, que pode ser popularmente chamada de surdez, é uma das deficiências mais comuns. Estima-se que o número de brasileiros que possuem algum tipo de deficiência auditiva chegue a 10 milhões e a cada mil recém-nascidos, 3 já nascem com perda auditiva.

Img_FiquePorDentro_Entrevista_680px_v1

Com a intérprete de libras, Rafaella Sessenta. Ela fala sobre libras, a Língua Brasileira de Sinais

Img_FiquePorDentro_MomentoRefflexao_680px_v2

Impossível é possível se você não desistir

Quantas vezes você já ouviu alguém fazer esta declaração: “Não dá para fazer: é impossível!”?

Gary Highfield, escreveu um livro excelente intitulado, “Quando Quero Se Torna Preciso!”, que conta sua formidável história de superação de obstáculos para se tornar um bem-sucedido líder empresarial. Ele não conheceu o pai biológico e teve uma infância bastante turbulenta, testemunhando uma tragédia que devastou sua família quando ainda era menino. Enfrentando esses reveses, além das dificuldades financeiras com que se deparou como jovem marido e pai, Gary firmemente pôs em prática uma estratégia para mudar radicalmente as circunstâncias.

Ele descobriu princípios úteis durante esse processo, como este: “O impossível é possível, se você não desistir”. Muitos disseram a Gary o que ele não poderia fazer, como se tornar um vendedor altamente produtivo, líder em seu mercado, empreendedor, dono de pequeno negócio e intermediador de empréstimos.  Contudo, ele obteve êxito em atingir esses objetivos, ao recusar-se a crer que o que queria fazer era impossível.

Existem outros exemplos de pessoas que ignoraram as vozes negativas e reconheceram que o que se dizia ser impossível era na verdade possível, a menos que  desistissem de tentar. Michelangelo teve detratores quando se propôs pintar o teto da Capela Sistina. Tomas Edison fez múltiplas tentativas até obter sucesso e inventar a lâmpada incandescente. Ele se recusou a desistir de tentar.

A Bíblia aborda diretamente essa questão: fé em Deus pode fazer o impossível se tornar realidade! Não podemos fazer isso sozinhos. Muitos de nossos sonhos são inatingíveis em nossa própria força. Não são impossíveis, mas exigem mais do que o poder que podemos reunir dentro de nós: precisamos do poder de DEUS. “Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação” (Filipenses 4.13).

Podemos – mas somente com Deus. Se você tem um sonho do tamanho do sonho de Deus, alcançá-lo exige disposição de se voltar para Quem lhe deu o sonho. Jesus disse a Seus seguidores: “Para o homem é impossível, mas para Deus não;  todas as coisas são possíveis para Deus” (Marcos 10.27).

É preciso motivação correta. Faz sentido perguntar a nós mesmos de vez em quando: “Por que estou fazendo isto? Por que realizar isto é tão importante para mim?”  Se nossa inspiração não é a autogratificação, mas honrar e agradar a Deus, podemos contar com Sua divina assistência e direção. “Deleite-se no Senhor, e Ele atenderá aos desejos do seu coração” (Salmos 37.4).

Por Robert Tamasy

Img_FiquePorDentro_Ciencia_680px_v2

Como se preparar para a maior Superlua em quase 70 anos

Daqui a alguns dias, a lua estará mais perto de nós do que o comum. Na véspera do próximo dia 14, será possível observar a maior Superlua em quase 60 anos. E quem perder essa chance, só poderá ter a oportunidade de ver novamente uma lua com o mesmo tamanho e brilho no ano de 2034.

A lua estará em seu momento em que fica mais próxima à Terra. Por conta do movimento oval de sua órbita, ela se aproxima 48 mil quilômetros de nós. Por isso, o satélite natural do nosso planeta ficará 14 por cento maior e 30% mais brilhante visto daqui. O momento é definido como um dos eventos astronômicos mais esperados deste século.

Luas cheias e luas novas ocorrem quando a Terra, o Sol e a Lua formam uma linha. Quando a lua está no lado oposto ao da Terra em relação ao Sol, ela aparece cheia. E quando esse alinhamento celeste em particular também coincide, temos uma lua excepcionalmente grande, o que também é conhecido Superlua.