Dia Mundial da Atividade Física

share on:

06/04/2017

Hoje é comemorado o Dia Mundial da Atividade Física. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, a inatividade física é o 4º principal fator de risco de morte no mundo e aproximadamente 3,2 milhões de pessoas morrem a cada ano em decorrência disso.

O Diagnóstico Nacional do Esporte, pesquisa encomendada pelo Ministério do Esporte em 2015, revela outros dados preocupantes. Quase metade da população entre 14 e 65 anos, 45,9% , não pratica nenhum tipo de atividade física.

Movimentar o corpo é fundamental para o físico e para a mente. Além de prevenir doenças, principalmente ligadas ao excesso de peso, como a hipertensão e a diabetes, o exercício regular desencadeia uma série de adaptações fisiológicas, psíquicas e sociais que proporcionam efeitos benéficos à saúde.

 

Com o preparador físico, Felipe Rabelo. Ele fala sobre atividade física

 

Partes de pirâmide são descobertas por arqueólogos no Egito

Uma missão de arqueólogos do Egito descobriu partes da estrutura de uma pirâmide que possivelmente pertenceu à 8ª dinastia faraônica, em 1795 a 1650 antes de Cristo. Os vestígios da construção foram encontrados em uma escavação situada ao Sul do Cairo.

A área escavada até agora mostra uma parte do interior do mausoléu que consiste em um corredor que desce até o fundo da pirâmide. Além dessa estrutura, foi descoberta uma câmara que se comunica com uma rampa localizada na parte sul da pirâmide e com um quarto no lado oeste da estrutura.

Os arqueólogos encontraram um bloco de alabastro branco de 15 centímetros de comprimento e 17 de altura no qual estão gravadas 10 linhas verticais compostas de hieróglifos. Além disso, foram descobertos partes de janelas feitas de rocha e blocos de pedras que mostram o projeto interno da pirâmide.

 

Autodisciplina

As pessoas que alcançam as mais elevadas realizações, geralmente possuem, pelo menos, uma coisa óbvia em comum: disciplina pessoal. Pessoas de sucesso estão dispostas a fazer coisas difíceis que pessoas comuns não querem fazer. Geralmente a pessoa bem-sucedida expressa autodisciplina da seguinte maneira:

– Domina seu estado de espírito. Vive segundo seus compromissos e não conforme suas emoções. Pessoas que fazem o que é certo, mesmo quando não têm vontade de fazê-lo, realizam a maior parte do que tem sido feito no mundo! “Como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se” (Provérbios 25.28).

– Vigia suas palavras. Coloca sua mente para funcionar antes de abrir boca. “Quem guarda a sua boca guarda a sua vida” (Provérbios 13.3).

– Refreia suas reações. Quanto você pode suportar antes de perder a calma e permitir que suas emoções assumam o controle? “A sabedoria do homem lhe dá paciência; sua glória é ignorar as ofensas” (Provérbios 19.11).

– Mantém-se dentro do horário. Se você não determinar como vai gastar seu tempo, pode estar certo que outros o decidirão em seu lugar! “Vivam com o devido senso de responsabilidade… fazendo o melhor uso do seu tempo” (Efésios 6.15 e 16).

– Administra bem seu dinheiro. Aprendeu a viver com menos do que ganha e investe a diferença. O valor de um orçamento consiste em você dizer ao seu dinheiro onde você quer que ele vá, ao invés de ficar imaginando onde é que ele foi parar! “O homem prudente poupa para o futuro, mas o tolo gasta tudo quanto ganha” (Provérbios 21.20).

Em que área de sua vida você precisa desenvolver mais autocontrole?

A disciplina que você estabelecer hoje determinará o grau do seu sucesso amanhã. É preciso mais do que força de vontade para que o autocontrole seja duradouro. É preciso um poder superior a você mesmo. Boas intenções por si só não são suficientes.

Considere esta promessa da Bíblia: “Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação” (2Tm 1.7). Ele pode nos dar força e decisão necessárias para fazer aquilo que não podemos por nós mesmos.

Créditos: Rick Warren (adaptado)