Dia Internacional do Voluntário

share on:

05/12/2016

A Organizações das Nações Unidas instituiu o dia 5 de dezembro como Dia Internacional do Voluntário em 1985. A intenção da ONU era promover ações de voluntariado em todas as esferas da sociedade, ao redor do mundo. Um bom modo de promover essas ações é refletir sobre elas.

“Voluntário” vem do latim voluntarius e significa aquele que age por vontade própria, uma vez que voluntas, também em latim, quer dizer vontade. As Nações Unidas completaram essa definição ao aplicá-la a seu sentido social contemporâneo.

Segundo a definição da ONU, “o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos…”

Img_FiquePorDentro_Entrevista_680px_v1

Img_FiquePorDentro_MomentoRefflexao_680px_v2

O Poder da Conectividade

“Conectividade” se tornou uma das mais poderosas palavras da atualidade. Com a Internet, e-mails, mensagens de texto, ferramentas online como Skype, videoconferências e outros recursos tecnológicos, podemos nos conectar instantaneamente com qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. Os smartphones se tornaram cada vez mais importantes para essa revolução da conectividade, permitindo o luxo da comunicação a qualquer momento e em qualquer forma que desejarmos. Nós podemos até mesmo falar diretamente um com o outro se assim o quisermos!

Mas não importa como isso seja feito, a comunicação efetiva permanece fundamental para o processo. Especialmente diante de questões referentes a uma missão, compartilhamento de uma visão, desejo coletivo de disseminar uma mensagem urgente. Mesmo com as maravilhas da tecnologia, a importância da mensagem – o quem, que, como, quando, por que e a forma de apresentação – requer que os participantes estejam onde possam interagir face a face.

No Século XXI o mercado de trabalho é verdadeiramente global, transcendendo fronteiras culturais, linguísticas, políticas, econômicas e ideológicas. Assim, o potencial e as oportunidades para propagação da mensagem de Jesus Cristo são maiores do que nunca. Ao mesmo tempo, esta missão tem seus desafios.

Hebreus 10.23-25 nos dá uma forte motivação: “Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois Aquele que prometeu é fiel. E consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia”.

Por Robert Tamasy

Img_FiquePorDentro_Educacao_680px_v1

Olimpíada de Matemática divulga lista de vencedores

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas de 2016 divulgou na semana passada a lista dos vencedores da sua 12ª edição.

Entre os mais de 17 milhões de inscritos, foram distribuídas 501 medalhas de ouro. Também foram premiados professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacaram em virtude do desempenho dos alunos.

As provas foram aplicadas pelas próprias escolas, em horários definidos por elas, para turmas do 6º ano ao 9º ano do ensino fundamental, e do ensino médio.

A organização também dedicou mais de 42 mil menções honrosas. Para conhecer os ganhadores, acesse: www.premiacao.obmep.org.br.