Dia Internacional do Sol

share on:

03/05/2017 – FIQUE POR DENTRO

O Dia Internacional do Sol é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em parceria com a NASA, para homenagear e apresentar curiosidades sobre o “Astro-Rei” para as pessoas. Confira algumas curiosidades sobre o Sol:

  • A luz do Sol demora 8 minutos e 18 segundos para chegar até a Terra. Ou seja, se o Sol explodisse agora, nós só perceberíamos daqui a 8 minutos.
  • O Sol nasce sempre no leste.
  • Sua temperatura chega a 500 graus Celsius. Calcula-se que em seu centro, o Sol tenha uma temperatura de 15 milhões de graus centígrados.
  • A distância entre o Sol e a Terra é de 149,45 milhões de quilômetros. Durante o inverno, o Sol fica 4,83 milhões de quilômetros mais perto da Terra.
  • Uma viagem até o Sol com velocidade constante de 644 quilômetros por hora demoraria 20 anos para ser concluída.

 

Com o presidente do Instituto Protetores da Pele, Omar Lupi, Ele fala sobre manchas na pele. Confira:

 

Refrigerante diet pode aumentar risco de AVC e demência

Pessoas que ingerem bebidas e refrigerantes diet diariamente são as mais propensas a sofrer um acidente vascular cerebral, o AVC. Além do AVC os consumidores da bebia podem desenvolver demência, como o Alzheimer. As informações são de um estudo realizado pela Universidade de Boston, nos Estados Unidos. A ingestão de apenas uma lata da bebida adocicada artificialmente pode corresponder a um aumento de quase 3 vezes na propensão dessas doenças.

A pesquisa coletou dados de mais de 4 mil pessoas, divididas em 2 grupos, por mais de 10 anos. As informações foram obtidas por meio de questionários feitos pela própria universidade. O estudo investigou então, a quantidade de bebidas diet e normal ingerida por cada participante entre 1991 e 2001. Esses dados foram comparados com o número de pessoas que, no mesmo período, sofreu algum derrame ou apresentou demência.

Pesquisadores que participaram do estudo alerta que ainda é prematuro afirmar, que apenas com base nas pesquisas, existe uma relação de causa e efeito entre a ingestão dessas bebidas, mas de qualquer forma, eles aconselham as pessoas a serem mais cautelosas com o consumo de refrigerantes, sejam diet, light ou normal.

Os Três Poderes

O Estado é o poder que administra o país. No Brasil esse Estado é dividido em 3 poderes, sendo eles: Poder Executivo, Legislativo e Judiciário. Essa estrutura foi criada há muito tempo, no século 18 por um pensador francês chamado Montesquieu. Essa divisão passou a ser uma característica da República, que é o sistema político seguido pelo Brasil e tantos outros países, como os Estados Unidos.

O Poder Legislativo tem como função elaborar e modificar as leis, tanto as constitucionais, que valem para o país todo, como as leis menores, que são válidas apenas nos municípios. O Poder Legislativo do país é composto pelos deputados estaduais, federais e senadores.

O Poder executivo vai executar as leis feitas pelo legislativo. É o responsável por colocar as leis e políticas sociais em prática. Fazem parte do poder Executivo: os prefeitos, que administram os municípios, os governadores, que administram os estados, e o presidente da República que administra o país.

O Poder Judiciário é responsável por avaliar as leis criadas pelo Legislativo. Além dessa análise, eles avaliam se elas obedecem à Constituição Federal e também são responsáveis por julgar todos os tipos de crimes. O Judiciário é representado pelos juízes e desembargadores, e tem como instância máxima o Supremo Tribunal Federal.

Paz de Jesus

Paz, conforme entendemos comumente, é a ausência de conflitos, de fatores que nos tragam angústia e incerteza; é ter condições de sentir-se bem e sem ameaças, de estar confortável no ambiente em que vivemos, e, se paz é isto, definitivamente anda muito difícil ter paz nos dias que estamos vivendo.

Por outro lado, há uma outra forma de ter paz. Ela é definida por Jesus Cristo, segundo o registro do apóstolo João, no evangelho que leva seu nome, capítulo 14, verso 27:“Deixo-lhes a paz, a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá”.

Interessante que Jesus estabelece um novo referencial: “a minha paz” É como se não tivesse sido claro o suficiente ao dizer que sua paz é diferente do nosso conceito habitual, Ele ainda acrescenta que sua paz é distinta daquela que o mundo dá.

Estas palavras foram ditas por Jesus Cristo quando ele já se preparava para o último e dramático episódio de sua obra na terra, enfrentar a cruz. Se você quiser investir qualidade no seu tempo, leia esses capítulos e verá Jesus preparando Seus seguidores para o que viria a seguir.

Então, vamos entender: Jesus está olhando para o episódio mais terrível de sua vida, para um momento de horrível sensação de abandono e sofrimentos físicos indizíveis, e diz aos discípulos que tem para oferecer paz. Naquela situação ele ainda tinha paz para dar a alguém, seguramente  uma paz diferente daquela que comumente consideramos. Jesus fala também do envio daquele que ele chama de Consolador, o Espírito Santo de Deus, que “lhes fará lembrar de tudo que lhes disse” (João 14.26).

Se olharmos apenas para as circunstâncias deste mundo confuso, verdadeiramente não teremos paz. Nem na praia ensolarada, nem olhando a paisagem do alto de uma montanha, nem olhando o rosto de nosso filhos dormindo.

Segundo Jesus Cristo, a paz só possível quando ele e seu ensino estão arraigados em nosso coração, e não para o que o mundo pode proporcionar. Em outras palavras, quanto menos dependermos das circunstâncias imediatas e mais olharmos para ele, seu ensino e Suas promessas, mais seremos inundados por sua paz