share on:

21/11/2016

O ano de 2016 deve registrar 12,6 mil casos de câncer infantil, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer. Sem levar em conta que estes pacientes podem ser mais frágeis, o tratamento, muitas vezes, acaba sendo tão agressivo quanto o de um adulto.

Felizmente, em torno de 70% dos pacientes de câncer infantil podem ser curados se diagnosticados precocemente. Por outro lado, o número de crianças que acabam perdendo a vida precocemente por conta da doença ainda é grande.

Img_FiquePorDentro_Entrevista_680px_v1

Com o oncologista pediátrico e cofundador do Graacc, Dr. Sérgio Petrilli. Ele fala sobre o câncer infantil

 

Img_FiquePorDentro_MomentoRefflexao_680px_v2

Viver com fé e esperança

Parte da sabedoria em viver com fé e esperança é a humildade de reconhecer limites e possibilidades – o equilíbrio entre a dependência e a autonomia. Discernir o que cabe a mim, o que cabe ao outro e o que pertence só a Deus. Conhecer a Deus e saber mais sobre seu caráter, seus sonhos e planos, seu coração. Acreditar e confiar que Deus é onipresente, onipotente, onisciente. Está em todo lugar, tudo pode e sabe de todas as coisas. O plano e o sonho é dele e somos participantes de uma história que está sendo escrita.

Parte do que significa uma fé viva e responsável é entender que muitas coisas solicitam minhas escolhas, outras tantas as escolhas dos que me cercam, mas fundamentalmente crer que é em Deus que nos movemos e existimos. Nossa fé e amor estão firmados em uma pessoa, alguém confiável, fiel, leal, todo amor, diferente da minha e da sua inconstância.

Viver essa fé implica em conhecer e aprender do que ele já fez no passado, mas em ter um relacionamento com ele no dia de hoje, conhecer mais sobre seu caráter e seu coração – reconhecer sua presença e companhia viva e constante. Somos transformados nesta amizade que se cultiva diariamente, crescemos em fé, esperança e amor – frutificamos em amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio (Gálatas 5.22).

Relacionar-se à partir disto nos faz crescer e amadurecer nesta fé. Olhar para mim e para o outro através do coração e do olhar de Deus que são tão claros na pessoa de Jesus Cristo, nos ajuda a enxergar mais da nossa identidade e encontrar estes limites e possibilidades – agindo sob a orientação de Deus, nos rendendo aos seus pés, reconhecendo que dependemos dele e da sua ação e intervenção nas nossas vidas. Então cresceremos em amor a Deus e viveremos uma fé viva, responsável, regada pela Graça, leve e abrangente.

Difícil assim. Simples assim. Vamos conversar mais com Deus sobre isso.

Bom dia pra você por aí.

Por Karen Bomilcar

Img_FiquePorDentro_Saude_680px_v1

Inglaterra autoriza congelamento de jovem que morreu de câncer

A justiça britânica autorizou o congelamento do corpo de uma jovem de 14 anos que apresentou um pedido pouco antes de sua morte por câncer, com o sonho de ressuscitar graças aos avanços da ciência. A decisão legal não tem precedentes no Reino Unido.

O juiz da Alta Corte britânica decidiu a favor da jovem após uma audiência privada em outubro, cujo resultado foi divulgado nesta sexta-feira. A garota, conhecida apenas como JS, pediu que nenhum nome envolvido no processo fosse identificado.

O corpo foi levado de Londres, local em que a adolescente vivia, para os Estados Unidos. Lá existem algumas das principais companhias de criogenia do mundo, e foi congelado “perpetuamente”. O custo do procedimento foi de cerca de 154 mil reais. A garota recorreu à justiça para assegurar que sua mãe, que apoiava a ideia, tivesse a última palavra sobre o destino de seu corpo.

Img_FiquePorDentro_EntendendoPoliitica_680px_v1

Lei Rouanet

 O novo ministro da Cultura, deputado Roberto Freire, terá como uma das prioridades à frente da pasta realizar mudanças na Lei Rouanet.

A Lei Rouanet é uma lei de incentivo à cultura, em vigor desde 23 de dezembro de 1991. Ela foi criada pelo então ministro da Cultura, Sérgio Paulo Rouanet, e por isso levou seu nome.

O mecanismo de incentivos fiscais da Lei Rouanet é uma forma de estimular o apoio da iniciativa privada ao setor cultural. Ou seja, o Governo abre mão de parte dos impostos, para que esses valores sejam investidos em projetos culturais que ajudam a mudar e até transformar o cenário de uma determinada comunidade.

Em junho, a Polícia Federal afirmou que o Ministério da Cultura falhou na fiscalização da Lei Rouanet. Na ocasião, 14 pessoas foram presas na Operação Boca Livre, que acabou com um grupo que atuava no ministério, desde 1991.