Conta de luz

share on:

21/08/2018 – FIQUE POR DENTRO

A conta de luz dos brasileiros seguirá mais cara. Em agosto, vigora a bandeira tarifária vermelha nível 2, o mais alto para as cobranças adicionais. Com isso, a conta de luz continua com uma taxa extra de 5 reais a cada 100 quilowatts-hora consumidos. Segundo a Aneel, a manutenção da bandeira vermelha 2 deve-se à continuidade das “condições hidrológicas desfavoráveis e à redução no nível de armazenamento dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional”.

O sistema tarifário aumenta o custo da energia em momentos de escassez de geração, quando podem ser acionadas bandeiras amarela, vermelha 1 (rosa) ou a vermelha 2. De janeiro a abril, vigorou no país a bandeira verde, que não tem cobrança de taxa extra na conta de luz. Em maio, foi acionada a bandeira amarela, com cobrança adicional de 1 real a cada 100 quilowatts-hora. Em junho, a taxa extra subiu para 5 reais a cada 100 quilowatts-hora com o acionamento da bandeira vermelha 2, que foi mantida em julho e em agosto.

Quando há pouca chuva, o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas cai, o que diminui a produção de energia. Para compensar essa queda, o governo manda acionar usinas termelétricas, a carvão, que são mais caras. É o que acontecia no país desde 2013. Foi criado, então, o sistema de bandeiras tarifárias, uma cobrança extra na conta de luz para bancar esses custos maiores na produção de energia, que passaram a valer a partir de janeiro de 2015. A Agência Nacional de Energia Elétrica pede que os consumidores façam o uso eficiente de energia elétrica e combatam os desperdícios.

E quando o assunto é economia de energia, algumas dúvidas são bem comuns. Talvez você esteja se perguntando: mas como posso fazer isso? A reposta é simples. Quando mudamos algumas atitudes cotidianas, o consumo de energia reduz consideravelmente e além de gastar menos dinheiro, ainda ajudamos na preservação do meio ambiente, aumentando o tempo de vida dos recursos não-renováveis.

O primeiro passo começa quando você planeja a sua casa. Escolha sempre as cores claras para pintar as paredes e tetos, isso faz com que o ambiente fique naturalmente mais claro e a necessidade de acender a luz seja muito menor. Outra atitude que pode favorecer esta iluminação natural dos cômodos está na escolha das janelas e nos seus posicionamentos.

Agora falando da iluminação artificial, o indicado é sempre optar pelas lâmpadas de led ou fluorescentes. Além de uma iluminação muito mais eficaz, estes modelos geram um gasto bem menor quando comparadas às lâmpadas incandescentes. Jamais deixe as luzes acessas sem necessidade.

O primeiro passo para gastar menos energia com a geladeira está no seu controle de temperatura. Deixe-a na posição inverno e ajuste o termostato para evitar desperdício de consumo. Jamais forre as prateleiras com plásticos ou panos e nunca use a parte traseira da geladeira para secar roupas e tênis, isso faz com que haja um esforço dobrado do equipamento. Observe se as borrachas de vedação da porta estão em bom estado de conservação e, por fim, não coloque o fogão e a geladeira próximos, porque um irá interferir no funcionamento ideal do outro e aumentar o consumo de energia.

Separe um dia para lavar roupa e utilize o máximo de peças indicadas pelo fabricante de uma só vez. Outra dica é limpar o filtro da máquina e, sempre que possível, aproveitar os dias ensolarados para secar as roupas naturalmente. As secadoras aumentam muito o consumo de energia. Também separe um dia para passar roupa, porque ligar o ferro várias vezes por semana servirá para aumentar o consumo elétrico.

Deixe a televisão ligada apenas quando alguém estiver assistindo. O aparelho mais indicado é aquele que possui um timer, ou seja, você pode programar o seu desligamento. O chuveiro é o grande vilão quando o assunto é economizar energia, mas as dicas são bem simples! Tome banho rápido. Jamais ultrapasse 15 minutos por dia. Uma instalação inadequada do chuveiro pode aumentar o gasto de energia. Sempre que possível, tome banhos com o chuveiro na posição verão ou até mesmo completamente desligado. Jamais reaproveite uma resistência queimada porque, além de aumentar o consumo de energia, isso pode colocar em risco a segurança de quem usa o equipamento.

Fonte: UOL e mundodaeletrica.com.br


Entrevista com o advogado Antônio Maia. Confira:

 

Mais informações sobre conta de luz: icmsenergia.elibot.com.br


STJ inaugura julgamentos totalmente virtuais

O Superior Tribunal de Justiça estreia nesta terça-feira (21/08) um sistema completamente eletrônico para julgamentos. Batizado internamente de e-Julg, o sistema vai permitir que mesmo decisões colegiadas sejam tomadas totalmente por meio virtual.

Os ministros não precisam estar presencialmente numa sala para julgar embargos e agravos internos ou regimentais. Essa nova ferramenta já faz parte do projeto chamado Justiça 2.0. O sistema judicial está sendo reconstruído módulo a módulo, em uma arquitetura nova, para que se tenha uma modernização completa do principal software utilizado no tribunal. É o que explica o secretário de TI do STJ, Rodrigo Almeida de Carvalho.

A ferramenta é disponibilizada via web e pode ser acessada de qualquer computador, a qualquer hora. A dinâmica prevê que haverá um pedido de dia do relator para que os processos sejam colocados em pauta, obedecendo a um cronograma previamente estabelecido. Essa pauta é publicada e, em cinco dias úteis, os advogados, o Ministério Público e os defensores públicos poderão se manifestar.
Transcorrido esse prazo, os ministros terão sete dias corridos para julgar toda a pauta. Logo depois, o resultado do julgamento será tornado público. O e-Julg começa a ser usado pela Terceira Turma do STJ. Mas após os primeiros julgamentos virtuais a ferramenta estará disponível para implantação em outros órgãos julgadores, de acordo com cronograma a ser estabelecido pela presidência do Tribunal e os presidentes dos colegiados.

Fonte: UOL


Luz na Escuridão

As pessoas são como vitrines; resplandecem e brilham quando o sol reflete nelas. Quando a escuridão nelas se focaliza, sua beleza só é revelada se a luz estiver presente em seu interior.

A luz não conquista a escuridão simplesmente empurrando-a para fora do caminho. Ela traduz tão somente a presença real do Deus vivo trazendo luz e plenitude de vida.

Da mesma forma, caso você se limite à tentativa de empurrar a escuridão para fora do seu caminho, ela não irá se mover do lugar. Contudo, no momento em que passarmos a refletir a luz de Deus, a escuridão deixará de existir.

Quando lutamos contra os problemas, tudo o que conseguimos é torná-los ainda maiores. Damos a eles uma vitalidade mais poderosa. Em lugar disso, deveríamos transformar os problemas e as situações difíceis numa oportunidade para Deus agir.

Resumindo: em vez de colocar escuridão contra escuridão, busque quem pode transformar a escuridão dando-lhe plena luz.

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5.16