Conflito na Síria

share on:

12/03/2018 – FIQUE POR DENTRO

No fim do ano passado, os sírios puderam respirar um pouco mais aliviados após o anúncio de que o Estado Islâmico havia perdido quase a totalidade de seus territórios na Síria e no Iraque. Contudo, o enfraquecimento do grupo extremista não significa que a guerra civil síria, que já dura 7 anos, está perto de acabar.

Segundo estimativas do Centro Sírio de Pesquisas Políticas,
460.000 pessoas já morreram desde o início da guerra civil síria, em 2011. Outras 5 milhões já deixaram o país, calcula o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

 

Entrevista com o professor de Relações Internacionais e mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Bruno Mendelski de Souza. Ele fala sobre o conflito na Síria. Confira:

Brasil gasta 16 bilhões de reais com reprovação de TRÊS milhões de alunos em 2016

O Brasil gastou quase 16 bilhões de reais ao reprovar em 2016 cerca de 3 milhões de alunos da educação básica, o equivalente a 10,26% dos estudantes da rede pública, de acordo com uma análise dos dados mais recentes do Censo Escolar. Dos 16 bilhões, aproximadamente 12 bilhões foram usados pelos municípios, responsáveis pelo ensino fundamental, e o restante, 4 bilhões de reais, pelos estados, que são reprovados do ensino médio.

Atingindo um percentual de alunos até 3 vezes maior do que ocorre em países desenvolvidos, o gasto total da reprovação equivale a 8% do que foi investido pelo governo federal em educação em 2016. Os números integram o levantamento feito pelo IDados, consultoria de análise especializada em educação, a pedido do portal de notícias G1.

 

Rumores de Guerra

Estamos vivendo rumores de guerra.

Cada dia que ouvimos ou lemos as notícias, sentimos que algo ruim está para acontecer. Parece que há uma guerra eminente.

A guerra é sempre ruim. Não há vencedores, todos perdem.

A guerra traz dor, separação, saudades, traumas e sofrimentos que nem o tempo pode reparar.

Jesus, no sermão do Monte, diz que são felizes os pacificadores, pois são filhos de Deus.

Ser pacificador é o que pode por fim aos rumores de guerra.

Procuremos no dia a dia, em nossos lares, trabalho, no trânsito, na escola, pacificar.

Sejamos o meio de resolver problemas.

Oremos pela paz do mundo.

“Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.” Mateus 5.9