Chocolate

share on:

19/05/2017 – FIQUE POR DENTRO

É difícil encontrar alguém que não goste de chocolate. Sempre tem uma versão que vai agradar o paladar! Seja o mais puro, o amargo ou meio amargo, o mais docinho ou o misturado com outros alimentos. Confira algumas curiosidades sobre ele:

  • O cacau se originou no México e nas Américas Central e Sul. Acredita-se que o cultivo dos grãos começou por volta de 250 antes de Cristo.

 

  • Os astecas amavam e valorizavam a semente do cacau de tal modo que eles a usavam como moeda durante o auge de sua civilização.

 

  • Depois do cacau e do chocolate serem introduzidos na Europa, os frades espanhóis que viajavam os levou para vários mosteiros, espalhando-o com em torno do continente.

 

  • O chocolate ao leite foi criado em 1875, depois de 8 anos de tentativas. O leite condensado acabou sendo o ingrediente chave.

 

  • São necessários mais de 400 grãos de cacau para fazer apenas 500 gramas de chocolate. Além disso, a demanda por chocolate vem crescendo muito nos últimos anos e estima-se que, no futuro, as plantações de cacau não serão suficientes para tanto chocolate.

 

  • A Nutella foi criada devido a escassez de chocolate após a 2ª Guerra Mundial. O confeiteiro italiano Pietro Ferrero, precisava de uma boa ideia para lidar com a falta de cacau. Foi assim que surgiu a ideia de misturar avelãs ao seu creme de chocolate.

 

Entrevista com o secretário executivo da Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau, Walter Tegani. Ele fala sobre o cacau, confira:

 

Raro fóssil de réptil marinho é encontrado na França

O fóssil de um grande réptil marinho, encontrado em uma caverna no centro da França, foi apresentado como uma “rara descoberta” no dia 4 desse mês, no Museu de Ciências Naturais de Angers.

Os ossos fossilizados desse predador pertencem à família dos plesiossauros, grandes répteis que viveram na época dos dinossauros nos mares e oceanos, e foram descobertos em 2013. Os fósseis foram extraídos e levados para o museu em fevereiro, e serão submetidos a um estudo paleontológico aprofundado antes de serem expostos ao público.

Foi encontrado um fêmur de 51 centímetros de extensão, uma série de ‘pequenos ossos da mão’, e uma mandíbula completa de 1 metro de comprimento. A descoberta desse exemplar, que provavelmente media de 5 a 6 metros de comprimento, representa algo excepcional, segundo afirmam especialistas.

Castelo Rá-Tim-Bum é reconstruído no Memorial da América Latina

O Castelo Rá-Tim-Bum abre suas portas para os fãs matarem a saudades e redescobrirem cada pedacinho desse lugar que conquistou o coração de muitos brasileiros de todas as idades. Em parceria com a TV Cultura, a edificação real encontra-se no Memorial da América Latina, em São Paulo no bairro da Barra Funda.

A proposta da exposição, que deve durar 3meses, com chances de ser prorrogada é que o visitante se encante com cada detalhe e viva uma experiência única. A programação cultural promete ser intensa, com espetáculos, show e participação dos personagens mais queridos do programa de TV.

O Castelo, que tem 15 metros de altura numa área de 700 metros quadrados, está aberto desde o dia 31 de março, e pode ser visitado das NOVE horas da manhã até às 8 horas da noite, de terça a sexta, e das 9 horas da manhã até às 10 horas da noite, aos sábados, domingos e feriados.

Os ingressos custam 20 reais a inteira e 10 reais a meia, podem ser adquiridos na bilheteria do local ou pelo site www.ratimbumocastelo.com.br.

A exposição está localizada na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, número 664. Para mais informações: (11) 38-23-47-99.

 

Sadia Discordância

Não permita que seus desentendimentos com outras pessoas transformem-se em desculpa para o ódio e o desrespeito.Não existe ninguém que analise e interprete este mundo exatamente como você. A explicação é você ser singular em sua perspectiva como qualquer outra pessoa. Quando se recusa a ouvir uma opinião diferente da sua, esse ato se transforma num claro sinal de fraqueza e insegurança.

Por outro lado, quando respeita a opinião de outros, irá fortalecer a segurança e sua opinião pessoal em relação a qualquer matéria. Quão estagnante e monótona seria a vida se todos fôssemos iguais!Algumas das nossas maiores riquezas vêm da riqueza de diversidades de nossas opiniões e perspectivas, pois Deus nos fez assim.

Todos nós vivemos melhor quando vivemos juntos, concordando ou discordando, mas sempre procurando entender e cooperar.

É sempre bom recordar o que o Apóstolo Paulo escreveu aos Romanos: “Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar- se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos. Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos. Façam todo o possível para viver em paz com todos.” Romanos 12:16-18.