Câncer infantil

share on:

16/02/2018 – FIQUE POR DENTRO

Dados da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer indicam que cerca de 215 mil casos são diagnosticados todos os anos em menores de 15 anos, além de 85 mil casos entre adolescentes de 15 a 19 anos.

A taxa média de cura do câncer pediátrico no Brasil é de cerca de 70%. No entanto, para obter esses números, é essencial que o diagnóstico seja feito precocemente, com um tratamento realizado em centros especializados.

O problema é que nem sempre a doença é descoberta no seu estágio inicial, principalmente porque alguns sintomas, como febre persistente, manchas roxas pelo corpo, gânglios e dores nos ossos ou no abdômen, podem se confundir com os de outros males muito comuns na infância.



Entrevista com o presidente da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência a Criança e ao Adolescente com Câncer, Rilder Flávio de Paiva Campos. Ele fala sobre o câncer na infância. Confira:

 


Fórum Mundial da Água aceita sugestão de moradores

O 8º Fórum Mundial da Água, que será realizado entre os dias 18 e 23 de março, em Brasília, tem como uma das prioridades a participação social na definição dos debates. Para isso, disponibiliza a plataforma online Sua Voz, em que as pessoas podem colaborar com sugestões e comentários. As duas primeiras rodadas de consultas já foram concluídas. A terceira e última está aberta até o dia 12 de março.

O fórum é o maior evento global sobre o tema água, e busca contribuir para o processo decisório a respeito do assunto em nível mundial, objetivando o uso racional e sustentável desse recurso natural. É promovido a cada 3 anos pelo Conselho Mundial da Água juntamente com o país e a cidade anfitriã.


Museu Casa de Chico Mendes

Reinaugurado em junho do ano passado, a Casa de Chico Mendes voltou a ser uma das principais atrações turísticas e locais de visitação em Xapuri, no interior do Acre. O imóvel, patrimônio histórico do Brasil, foi totalmente restaurado após ficar imerso durante uma enchente de 2015.

Localizado na Rua Batista de Moraes, número 10, no Setor 1, no Centro de Xapuri, encontra-se o museu dedicado ao seringalismo, ao movimento de resistência dos trabalhadores locais e à luta contra a devastação da Amazônia.

O museu Casa de Chico Mendes é um imóvel simplório, que obedece a um sistema construtivo tradicional da região. O local abriga diversos livros pessoais de Chico Mendes, além de artesanato local.


Caminhar Solidário

À medida em que a solidão se impõe, imponho a mim mesmo um caminhar solidário e comunitário com alguns. Digo imponho, sim, pois, não raras as vezes, o desejo é me deixar vencer pela solidão.

Alguns familiares que se aproximam na leveza do amor e se tornam amigos e juntos celebram a beleza de uma história construída ao longo dos anos.

Alguns amigos que partilham a vida sem interesses, a não ser o interesse de estar junto, ao redor da mesa, celebrando a vida, sem cobranças e imposições.

Alguns queridos que chegam, como os “trabalhadores da última hora” e se dispõem a ajudar, carregando parte dos pesos que tendem a ficar cada vez mais pesados.

Nas redes sociais aparecem os invisíveis, mas, presentes, que escrevem boas e benvindas palavras e expressam gestos virtuais de generosidade que nos fazem tão bem.

É assim que tenho caminhado, me doando aos que assim vivem e deixando me acolher por aqueles que desejam me acolher.

Sem cobranças, pois, cada um, nestes tempos trabalhosos, carregam pesos que só eles mesmos sabem.

Na jornada da vida, vamos nos encontrando ou não, mas, buscando viver estes tempos solitários de um modo solidário.

Por: Carlos Bregantim