Cafeína

share on:

24/05/2017 – FIQUE POR DENTRO

Um café com leite, um refrigerante com cafeína e um energético no intervalo de 2 horas mataram um adolescente no estado da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, e levaram autoridades a emitirem advertências sobre os riscos da sobredose de cafeína. Davis Allen, de 16 anos, morreu no final do mês passado “por um problema cardíaco vinculado à cafeína que provavelmente lhe causou arritmia”.

A Agência Federal de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos recomenda que os adultos não consumam mais de 400 miligramas de cafeína por dia, o que equivale a cerca de 4 a 5 xícaras de café. A Academia Americana de Pediatria sugere, no entanto, que as crianças e adolescentes não tomem café em absoluto.

E apesar dos energéticos serem um segmento pequeno na indústria de bebidas não alcoólicas, elas são muito populares entre jovens. Especialistas têm expressado preocupação por seu alto teor de cafeína, uma vez que a substância pode levar à arritmia e ao aumento da pressão arterial entre os jovens.

Entrevista com a nutricionista e pesquisadora, Patrícia Carvalho de Jesus. Ela fala sobre cafeína, confira:

 

Rodrigo Janot volta a pedir prisão de Aécio e Rocha Loures

Após a delação dos donos do frigorífero JBS, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu novamente na última segunda-feira, dia 22 ao Supremo Tribunal Federal, o STF a prisão do senador afastado Aécio Neves e do deputado também afastado Rodrigo Rocha Loures.

A Procuradoria Geral da República recorreu da decisão do ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato, que negou na semana passada, em decisão monocrática, a prisão preventiva dos parlamentares.

Com o recurso, o pedido deverá agora ser analisado pelo plenário do STF, formado pelos 11 ministros da Corte. Segundo os advogados de defesas, ambos aguardarão a intimação sobre o pedido da Procuradoria.

Entretanto, o órgão entende que Aécio e Loures foram pegos em “flagrante por crime inafiançável” na tentativa de obstruir as investigações da Operação Lava Jato. O julgamento em plenário ainda não tem data para ocorrer. Caberá agora ao ministro Edson Fachin pedir a presidente do STF, Cármen Lúcia, para marcar uma data de julgamento.

Diagnóstico precoce é fundamental para tratar cardiopatias congênitas

Cerca de 28 mil crianças nascem com má formação cardíaca todos os anos no Brasil. Muitas delas vão do parto direto para a UTI. O diagnóstico precoce é fundamental, como explicam especialistas. Mesmo com o avanço da tecnologia, principalmente voltado para a área da saúde, muitos casos ficam sem explicação. De acordo com o Instituto Brasileiro de Cardiologia, cerca de 80 por cento dos casos, não há explicação.

Contudo, médicos alertam que o mais cedo que os pais souberem do problema, melhor. Por isso a importância do pré-natal. Quando bem feito é possível identificar o problema e se preparar para o tratamento assim que o bebê nascer.

Algumas cardiopatias são tratadas apenas com medicação para controle dos sintomas e acompanhamento. Há também tratamentos com uso de cateter e as indicações de cirurgia. Na maioria dos casos, em algum momento o paciente precisará de cirurgia.

 

Você e os outros

Alguns relacionamentos são realmente difíceis, e talvez você esteja mesmo decepcionado com algumas pessoas da sua igreja. Mesmo que você tenha razão, considere o que a Palavra de Deus diz a respeito (Hebreus 10.24 e 25; 12.14 e 15).

Se você está neste processo, mas entende o que a obediência à Palavra de Deus exige, faça o seguinte: Saia do poço de lamentações, pare com a autocomiseração, e não fuja dos seus erros culpando os outros por tudo o que aconteceu a você. Assuma sua parcela de culpas dos problemas nos quais se envolveu.

Se houve fraude na intimidade com alguma pessoa, você precisa confessar, pedir perdão a Deus, conversar com a pessoa fraudada e de preferência com a participação de um conselheiro. Para nós cristãos, não existe intimidade sem responsabilidade.

Em seguida, ative a vida de comunhão com Deus e com os irmãos. Lembre-se: ser membro do corpo exige que se faça parte dele; o contrário é impossível. Depois, siga em paz com todos com os quais forem possíveis. Quem quer mudar precisa iniciar os acordos e acertos de paz.

E por último, procure aprender a estimular outros ao amor e à bondade. Principalmente os aborrecidos que estão de posse da razão.